Você sabe o que é ransomware? Esse tipo de ameaça tem estado muito em alta no mercado e tem atraído atenção tanto de grandes gestores quanto, até mesmo, dos governos. Entre as vítimas de ransomware você pode encontrar a Renner, JBS, Ministério da Saúde, Tesouro Nacional, entre outros.
Por isso, é muito importante que você, ao entrar na área de tecnologia, conheça essa e outras ameaças. Com isso, é possível tornar-se um profissional especializado para atender essa demanda de pessoas com capacitação para prevenir este tipo de problema.
Continue acompanhando as principais informações sobre o assunto a seguir e tire suas dúvidas!
O que é ransomware?
O ransomware é um tipo de malware (ou seja, um software malicioso) que opera como se sequestrasse os dados presentes em um servidor ou HD. Mas como isso funciona?
Por meio da criptografia, o hacker impede que você consiga ter acesso às informações, já que só ele tem a chave de acesso. Ou seja, você fica impossibilitado de utilizar os arquivos.
Após passar por todo o processo de criptografia (que é silencioso), o criminoso solicita o pagamento de um valor para liberar o acesso novamente. Normalmente ele é pago em criptomoeda, para que seja irrastreável e, muitas vezes, mesmo com o pagamento, ele não libera a informação.
Por que ele é tão perigoso?
Agora que você sabe o que é o ransomware, consegue entender um pouco melhor sobre porque ele é tão perigoso. Hoje as empresas estão cada vez mais orientadas para o uso de dados e é justamente nisso que o criminoso mira.
Muitos dados, quando criptografados, inviabilizam que determinados serviços operem. Por exemplo, se os dados de um site não puderem ser acessados, ele ficará indisponível, fazendo com que a empresa perca dinheiro.
Além disso, se o hacker teve acesso para criptografar os arquivos, ele tem acesso ao conteúdo deles, colocando a empresa em risco. Por isso os gestores estão em busca de profissionais especializados para prevenção do ransomware.
Como evitar ataques ransomware?
Algumas medidas de proteção podem ajudar a minimizar os riscos de um ataque ransomware. São eles:
- ter soluções e protocolos especializados para ataques ransomware;
- os profissionais da empresa devem ser treinados pelo especialista para evitarem condutas de risco;
- alertar para abertura de anexos de e-mails com conteúdos não-confiáveis;
- ter uma ferramenta de monitoramento para impedir o ataque de ser concretizado;
- ter mais de um backup para recuperar os dados, se necessário.
Para isso, é fundamental uma boa formação profissional, que ajude, além de saber o que é o ransomware, sobre como identificá-lo e preveni-lo.
Aprenda o que é ransomware e como proteger empresas desse malware com os melhores
Sabendo o que é ransomware, é o momento de investir em uma boa formação, principalmente, para que você se torne um profissional especializado com altas chances de ser requisitado, justamente, para trazer medidas de proteção para o ambiente das empresas.
A Academia Tech da Anhanguera é um hub de tecnologia, feito para você encontrar todos os cursos para se preparar para entrar no mercado de TI. Você vai encontrar tudo que precisa para sair um profissional completo e preparado para as melhores oportunidades do mercado.
Você encontrará trilhas de aprendizado, cursos complementares de formação em relação à graduação, terá o aprendizado com profissionais que estiveram presentes nas grandes players do mercado (Meta, LinkedIn, entre outros).Comece já a sua carreira em tecnologia!
Inscreva-se em um de nossos cursos de tecnologia da Anhanguera!
Perguntas Frequentes
Hoje temos, principalmente, dois tipos de ransomware: o ransomware Locker e o ransomware Crypto. Conhecer sobre eles ajuda a tomar as principais medidas na hora de proteger os sistemas.
O ransomware Locker trava o equipamento, de forma que você não consegue acessá-lo. Já o ransomware Crypto é aquele que criptografa os arquivos e impede o acesso aos arquivos.
Um dos ataques ransomware mais graves é o WannaCry, que foi lançado em 2017. Ele causou muitos danos ao se espalhar na Europa em maio daquele ano.
O WannaCry afetou mais de 200 mil dispositivos em 150 países em um espaço de 4 dias. Isso mostra como este é um ataque violento e ágil.
O ransomware é um malware que se espalha de forma muito semelhante a outros tipos de infecções desta natureza. Ou seja, ele sempre vai explorar brechas de vulnerabilidade, inclusive, falhas humanas, para isso.
As principais formas de ação são por tentativas de phishing, anexos infectados e uso de vulnerabilidades em SO não corrigidas.
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.