Conheça as 7 funções principais de um Analista de BI!

analista de bi

O Analista de BI é um dos cargos mais procurados do momento. Ele é um dos responsáveis pela introdução, execução e manutenção de estratégias de Business Intelligence nos negócios.

Afinal, como os dados podem ser utilizados para tomar decisões mais precisas e mais bem embasadas, é preciso ter um especialista focado neste tipo de análise. É aí que entra o papel deste profissional.

Suas funções são estratégicas e essenciais em um cenário no qual os dados representam um grande poder econômico e decisório. Se você quer conhecer mais sobre essa área, confira as 7 principais funções de um Analista de BI e tire suas dúvidas a seguir.

1.   Estruturação dos bancos de dados

O insumo principal do Analista de BI são, justamente, os dados. E, por isso, é preciso que eles estejam devidamente armazenados, organizados e estruturados.

A exatidão e qualidade dos insights depende diretamente disso. Por isso, essa é uma função crucial deste profissional. E, para isso, ele pode atuar em conjunto com outros profissionais para identificar quais são os dados que realmente são importantes.

notebook grafico
Um Analista de BI é responsável por estruturar e organizar bancos de dados para otimizar a coleta e análise de informações. Fonte: Shutterstock.

Além disso, ele fará a limpeza dos dados e deixá-los preparados para a análise, por meio da implementação de processos de ETL (Extração, Transformação e Carregamento de dados). E, com isso, é possível realizar as análises necessárias.

2.   Segurança dos bancos de dados

Para além da coleta, tratamento e limpeza, separamos uma função essencial do Analista de BI: adotar protocolos de segurança para proteger as informações presentes nos bancos de dados. Afinal, esse é um ponto bastante visado pelos cibercriminosos para obtenção de informações estratégicas e sigilosas.

Ele atua em conjunto com os especialistas em cibersegurança para identificar eventuais pontos de vulnerabilidade e impedir que ações como tentativa de intrusão, phishing, ransomware, entre outros ataques cibernéticos, aconteçam e possam comprometer a segurança das informações.

3.   Análise e validação dos dados

Esse é core das atividades de um Analista de BI. Todas as funções anteriores são para dar base para essa atividade. Hoje temos plataformas que realizam esse processo de forma automatizada (ou seja, a parte bruta da análise), mas o profissional precisa estar atento para dar o start na função e enviar os inputs necessários para o começo da tarefa.

analista bi
Um Analista de BI é responsável por analisar e validar dados para garantir a precisão e confiabilidade das informações utilizadas em relatórios e análises. Fonte: Shutterstock.

O Analista de BI também realiza todos os processos para garantir uma análise o mais precisa possível, passando por:

  • Escolher fontes de dados confiáveis;
  • Identificar fontes de dados que sejam mais precisas;
  • Realizar testes de análise e validação de dados para identificar se são precisos e confiáveis.

Ele também será responsável por escolher as técnicas de análise mais indicadas caso a caso (por exemplo, o que é melhor para aquele momento, mineração de dados, modelagem estatística ou outra técnica?). Por isso, é um profissional que precisa ter uma habilidade estrategista e analítica bem desenvolvida.

4.   Desenvolvimento de políticas para processos de coleta e análise de dados

Um Analista de BI não costuma trabalhar sozinho. E, por isso, é importante definir parâmetros e padronizações para tarefas importantes. Uma delas é o desenvolvimento de processos de coleta e análise de dados.

Com isso, caso, por algum motivo ele não esteja presente, os demais profissionais conseguem realizar os processos de coleta e análise de dados dentro dos padrões estabelecidos. Essas diretrizes auxiliam, também, a manter-se dentro das práticas de compliance e de acordo com as legislações vigentes, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

5. Monitoramento de métricas e resultados

Esse é um ponto importante das funções de um Analista de BI. Ele é responsável, principalmente, pelo monitoramento de métricas a partir da análise de dados e que estarão presentes nas plataformas de BI.

Os dados são analisados em tempo real nas plataformas específicas para este fim. Contudo, sem a atenção por parte do analista, oportunidades e pontos críticos podem passar despercebidos.

 homens analista bi
O papel do Analista de BI envolve monitorar métricas e resultados de negócios para identificar insights e oportunidades de melhoria. Fonte: Shutterstock.

Além disso, ele é responsável por identificar quais são as métricas importantes de acompanhamento e, assim, gerar insights realmente direcionados para as demandas, de fato, da contratante.

6.   Elaboração de relatórios

Outra função importante do Analista de BI é reunir as análises realizadas a partir dos dados coletados anteriormente, de acordo com as métricas escolhidas e produzir insights importantes para o negócio.

E essa apresentação precisa vir em formato de relatório, que será apresentado para as lideranças responsáveis. Por exemplo, se o Analista de BI está observando informações que estão alinhadas com o setor de vendas, ele deve apresentar as informações para o gestor de vendas, que utilizará este conteúdo para otimizar estratégias internas.

Os relatórios precisam estar alinhados com as questões que aqueles dados visam resolver. E, também, precisam ser elaborados para tornar a informação mais fácil para que o profissional entenda. Não adianta, por exemplo, entregar um relatório para uma liderança de vendas com dados técnicos de TI: ele não conseguirá compreender o que está sendo apresentado.

7.   Elaboração de gráficos com insights

Para além do relatório, o Analista de BI pode, também, realizar a apresentação dos resultados por meio da elaboração de gráficos. Com isso, haverá uma outra forma de compreensão das informações e poderá oferecer uma dimensão diferenciada da situação.

Por exemplo, se estamos falando de variações de tendência ao longo de um determinado tempo, um gráfico pode auxiliar a tornar essa questão mais visível. Com isso, a liderança conseguirá dimensionar a questão e utilizar os dados a seu favor.

Torne-se o melhor Analista de BI com a Academia Tech!

O Analista de BI tem diversas funções essenciais para o mercado atual e, por isso, é um profissional que está cada vez mais ganhando uma grande importância. E se você quer começar sua jornada rumo a conquistar uma boa vaga nessa área, vem com a gente, que é sucesso!

A Academia Tech é a hub de tecnologia da Anhanguera. Aqui você encontra tudo que precisa saber sobre esse universo: informações, notícias, atualizações, tendências, dados importantes sobre as principais profissões dessa área, entre diversas outras questões essenciais para seu sucesso profissional.

E, claro, encontra também os melhores cursos com a qualidade que só uma instituição com grande experiência nessa área pode proporcionar.

Não deixe sua carreira na área de BI para depois! Inscreva-se hoje mesmo no vestibular online Anhanguera!

Perguntas Frequentes

O que o mercado espera de um Analista de BI?

O mercado espera que um Analista de BI seja uma pessoa capaz de proporcionar insights importantes para os negócios a partir de análises de dados. E que isso seja proposto de forma didática, eficiente e que profissionais de outros setores consigam visualizar os insights de forma eficiente.

Esperam, também, que ele seja proativo em identificar eventuais cenários de crise e oportunidade e comuniquem a alta liderança o quanto antes. Com isso, a empresa consegue manter-se mais estratégica.

Quais são os requisitos para ser um Analista de BI?

Um analista de BI precisa ter domínio das linguagens de programação que são utilizadas para análise de dados (por exemplo, Python é uma das preferidas destes profissionais). Mas não só isso. Ele também deve conhecer profundamente sobre banco de dados.

Além disso, deve conseguir apresentar, de forma didática, as informações identificadas por meio dos softwares de BI. Deve, também, ter uma boa comunicação e saber tirar dúvidas para as lideranças sobre os insights encontrados.

Quais são as hard skills e soft skills necessárias para ser um Analista de BI?

Entre as hard skills (habilidades técnicas) para ser um bom Analista de BI, você deve ter: conhecimentos em bancos de dados, em linguagens de programação utilizadas para análise de dados e lógica de programação.

Já entre as soft skills (habilidades comportamentais), ele deve ter uma boa comunicação, ser proativo, ter uma boa capacidade analítica, ser organizado , ser resiliente e ser uma pessoa paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima