O que faz um Desenvolvedor Front End? Conheça 7 funções desse especialista!

mulher programando

Qualquer site ou aplicativo carrega explicitamente o trabalho de um Desenvolvedor Front-End. Onde? Em toda a parte visual, em tudo que se pode interagir ou mesmo clicar.

Porém, para chegar a resultados de qualidade, o Desenvolvedor Front-End cumpre uma série de práticas importantes para sua rotina. Neste texto, separamos 7 funções deste profissional para você conhecer mais de perto. Siga a leitura! 

1. Conhecer bem HTML, CSS e JavaScript

Todo Desenvolvedor Front-End precisa conhecer bem HTML, CSS e JavaScript. O motivo é muito simples: eles dão vida a qualquer site ou aplicativo. A boa combinação entre os 3 torna a experiência do usuário poderosa e garante que ele sempre queira voltar a estar no site.

O HTML serve para estruturar onde cada elemento do site vai ficar. O CSS serve para estilizar estes elementos. Em termos práticos, é como se uma palavra fosse escrita em um editor de texto, e logo depois, ela ficasse em negrito, como você acabou de ler. 

O JavaScript serve para dar mais dinamicidade ao que foi feito com HTML e CSS. Ou seja, um usuário pode clicar naquela palavra em negrito e arrastar para qualquer lugar da tela, pode clicar nela e fazer com que ela desapareça, mude de cor, envie uma mensagem etc. 

2. Dar atenção à Responsividade

Com mais aparelhos móveis no mundo e mais gente consumindo informações na internet, foi preciso replicar o layout do desktop para celulares e tablets. Isso fez surgir um novo modo de pensar orientações de páginas e formatações.

Isso é o que se chama de responsividade. Na prática, o que um Desenvolvedor Front-End faz é estudar as maneiras mais efetivas de pegar uma mesma interface e traduzi-la para oferecer uma experiência bacana para o usuário, em diferentes formatos. 

Um bom teste é, por exemplo, pegar sites de empresas famosas, como a Apple, e acessá-lo ao mesmo tempo tanto pelo desktop quanto pelo celular. Você vai perceber que há uma série de configurações que se ajustam e ficam harmonizadas.

3. Preocupar-se com UX/UI

UI, do inglês User Interface (interface do usuário) tem relação com, pelo que o nome já diz, tudo que diz respeito ao que o usuário vai interagir em um site ou aplicação. Já UX, do inglês User Experience (experiência do usuário) tem relação com a experiência do usuário com certo site ou aplicação.

homem computador ux ui
O desenvolvedor front-end deve ser preocupar com a interface e experiência do usuário. Fonte: Shutterstock.

Um Desenvolvedor Front-End precisa entender um pouco dos 2 conceitos, porque, de certo modo, eles conduzem o raciocínio e as escolhas a serem feitas por ele, para fazer com que um usuário goste de estar em contato com o site ou aplicação, seja por facilidade, beleza ou outro fator positivo. 

Felizmente, há instituições, como o Norman Nielsen Group, que além de serem renomadas no campo, oferecem conteúdo e treinamento para qualquer pessoa que deseja se aprofundar no assunto.

4. Saber reutilizar código  

Como parte do trabalho de todo desenvolvedor, o código tem um papel fundamental para que as soluções ganhem vida. Mas não somente isso. 

Muitas vezes, várias partes de código podem ser reutilizadas, fazendo com que um imenso trabalho seja economizado. Além disso, o tempo que se ganha aplicando tal estratégia não está escrito nos livros. 

mundo notebook
Um bom Desenvolvedor sabe reutilizar os códigos e economizar tempo. Fonte: Shutterstock.

Um bom Desenvolvedor Front-End compreende que ele precisa estar atento a cada pedaço de linha escrita, para tornar seu trabalho mais efetivo. Com o tempo, ele cria um sistema em que se sabe com muita precisão quais partes estão mais propensas a se repetir e quais não.

5. Lidar com Frameworks  

Um framework é um tipo de estrutura em que se pode desenvolver algum tipo de programa, sem precisar sair do completo zero. Uma das principais funções deles é economizar tempo e trabalho.

Para um Desenvolvedor Front-End, há vários frameworks, com objetivos distintos, mas que facilitam demais a vida do profissional. Alguns conhecidos, usados por Google, Instagram, LinkedIn, Adobe, Gmail e muitos sites são:

  • React;
  • Angular;
  • Vue.js;
  • Svelte;
  • Foundation. 

A melhor parte dessa história é saber que todos estes frameworks possuem, além da documentação, comunidades engajadas que facilitam em 100% a tarefa de entender conceitos básicos e ajudam você a se desenvolver mais rápido em qualquer um.

6. Melhorar a velocidade das páginas

Na internet, vários fatores contribuem para que sites sejam vistos como melhores que outros. Isso tanto do ponto de vista dos usuários como do próprio navegador. 

Um desses fatores é o tempo de carregamento das páginas. Se você clica em um link e ele demora demais para mostrar o que tem nele, pode ser um pouco chato. Às vezes, pode ser uma questão de conexão. 

Mas se não for, uma das funções de um Desenvolvedor Front-End é saber quais as melhores maneiras de tornar o site ou aplicação mais veloz. Algumas soluções práticas são:

  • Ter um software que gerencie as páginas;
  • Tornar as imagens mais leves;
  • Deixar o cache ativado; 
  • Buscar refatorar sempre o HTML, CSS e JavaScript.
velocidade pagina
O Desenvolvedor Front-End também tem a função de melhorar a velocidade das páginas. Fonte: Shutterstock.

7. Desenvolver-se sempre

Não se engane. O trabalho de um Desenvolvedor Front-End, curiosamente, passa pela tarefa de desenvolver-se todos os dias. Isso porque todos os dias surgem funcionalidades novas, que podem agregar ao próprio trabalho. 

Há muitas maneiras de conseguir aprimorar as habilidades. Na internet, há vários cursos, palestras, livros, resumos, que podem ser obtidos gratuitamente ou não

O ponto é não deixar a peteca do conhecimento constante cair e sempre se desafiar a conhecer novos horizontes e procurar entender as melhores formas de transformar o próprio serviço em algo útil para quem vai recebê-lo.

Agora é com você!

Neste texto, você teve contato com 7 funções que todo Desenvolvedor Front-End precisa colocar em prática todos os dias. Entretanto, há muitas outras que você pode descobrir. 

E não é nada complicado. Com um clique, você pode ter acesso ao Academia Tech, o hub de tecnologia que a Faculdade Anhanguera preparou para pessoas apaixonadas por tecnologia, como você. 

Inicie hoje mesmo sua carreira como Desenvolvedor! Inscreva-se no vestibular online da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Quais usos práticos do HTML?

Em qualquer página web, o HTML está presente nos parágrafos, nos títulos, nos negritos, itálicos, sublinhados, tachados, nas imagens, nos formulários etc. 

Além disso, ele também está presente no modo como várias partes do conteúdo se estruturam, como imagens posicionadas ao lado de texto ou de outras imagens, formulários juntos a tabelas alinhados à direita.

Qual é o framework Front-End mais utilizado no mundo?

A tendência para 2023 é de que frameworks já conhecidos, como React, Vue.js e Angular se mantenham no topo. 

Além deles, outros que ainda seguem firmes também competem pela popularidade, como JQuery. Ember.js e Backbone.js são fortes candidatos. O ponto forte é que, quem deseja aprimorar-se nessa linguagem, conseguirá bem mais rápido.

O que é refatorar um código?

Em termos simples, buscar melhorar códigos fazendo ajustes que favoreçam seu desempenho, estrutura e manutenção. É como escrever um texto e, depois de concluir, revisar quais são as palavras que tem que ficar e quais tem que sair.

A refatoração é uma prática difundida entre todos os desenvolvedores, Front-End ou não, e já é tida como uma regra para qualquer profissional ficar atento na sua rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima