O que é Perícia Forense Digital? Entenda essa área em constante crescimento!

digital

Você já deve ter visto por aí diversos casos em episódios de podcasts de true crime no qual um crime foi resolvido, justamente, com a intervenção de um Perito Forense Digital. Não é para menos, afinal, é esse profissional que está ligado com a resolução de casos complexos mesmo.

E, justamente, pelo aumento no uso de dispositivos digitais, os profissionais capazes de atuar com a identificação de vestígios e provas nesses espaços tem encontrado um espaço cada vez maior de atuação. Isso tudo em conjunto com o déficit de peritos concursados, gera uma ótima oportunidade de investir na formação nessa área para ter uma carreira de sucesso.

Saiba mais a seguir sobre o que é a Perícia Forense Digital e conheça mais da área.

O que é Perícia Forense Digital

A Perícia Forense Digital é a área da criminalística focada por identificar e coletar evidências de crimes ou atos ilícitos que tenham sido feitos em meio digital ou por meio de dispositivos que utilizem a tecnologia digital para este fim.

pericia
A Perícia Forense Digital é a investigação de evidências digitais para resolver crimes e disputas legais. Fonte: Shutterstock.

Por meio da sua atividade, é possível identificar as circunstâncias de um ato ilegal, motivações e sequências de eventos, bem como também encontrar evidências que podem estar relacionados com crimes realizados em ambientes offline.

A importância da Perícia Forense Digital

Por muito tempo, circulou-se uma frase muito comum sobre o ambiente digital: “internet é terra sem lei”. E isso não é verdade.

Justamente pelo fato de nossos dispositivos serem tão presentes em nossa rotina, eles ajudam a solucionar e identificar a autoria de um crime virtual. Pode, também, ajudar a confirmar a participação de um indivíduo em uma ação ou, então, elucidar a cadeia de acontecimentos e pessoas envolvidas.

celular
A Perícia Forense Digital é crucial para desvendar crimes e proteger informações em um mundo cada vez mais digitalizado. Fonte: Shutterstock.

Um exemplo deixa isso muito claro: o caso do Henry Borel, o menino que faleceu após sinais de agressão no corpo. O uso de softwares para a área de perícia digital permitiu recuperar mensagens e outras informações do dia do falecimento do menino, o que foi central para apontar a participação do padrasto no crime.

Funções da Perícia Forense Digital

A Perícia Forense Digital possui algumas funções bem características que fazem parte da sua rotina. Estão entre eles:

  • Fazer a análise de todo o ambiente digita;
  • Buscar pontos de vulnerabilidades que podem ser utilizados para tentativas de fraude e golpes;
  • Detectar tentativas de fraudes e eventuais invasões;
  • Identificar como uma tentativa de fraude começou e refazer toda a cadeia de ação para diagnosticar onde ocorreu o problema;
  • Coletar evidências de crimes ocorridos no local;
  • Em caso de identificar a presença de um crime, encaminhar as evidências para as autoridades.
eletronico
A Perícia Forense Digital desempenha um papel fundamental na coleta, análise e apresentação de evidências digitais em investigações criminais e processos legais. Fonte: Shutterstock.

Exemplos de crimes solucionados por Peritos Forenses Digitais

Vamos trazer agora alguns casos interessantes que foram solucionados, justamente, por especialistas em Perícia Forense Digital. É uma curiosidade, mas, ao mesmo tempo, aponta o quanto essa área tem um papel fundamental no cenário tecnológico atual.

Nathaniel Solon

No começo da popularização da internet, um programa de compartilhamento de arquivos P2P fez muito sucesso: o Naspter. Por meio dele, muitas pessoas baixavam músicas, jogos, vídeos, entre outros, de forma gratuita e compartilhar com quem quisesse.

Nathaniel Solon utilizava o Napster para fins ilegais: baixar pornografia infantil. Por meio das investigações, o perito responsável pelo caso conseguiu descobrir que a situação era ainda mais grave: ele compartilhava com outros usuários da rede.

Ataque em Suzano

No ano de 2019, um atentado marcou tristemente a cidade de Suzano, em São Paulo.  No dia, um homem e um adolescente invadiram uma escola da cidade e vitimaram dez pessoas.

No processo de investigação, foi possível identificar que os envolvidos (que também faleceram, pois o adolescente atirou no adulto e, posteriormente, tirou a própria vida) entravam em fóruns em sites não indexados e trocavam mensagens planejando o ataque.

Crescimento da área de Perícia Forense Digital

Com o aumento dos crimes, a demanda por peritos especialistas na área digital estão crescendo consideravelmente. Em primeiro lugar, temos um aumento no número de vagas nas polícias científicas, justamente, para ter profissionais treinados e especializados para este tipo de investigação.

Mas não é apenas desta forma que a Perícia Forense Digital tem crescido. Isso porque é possível ter profissionais que atuam de forma particular. Por exemplo, um especialista que faça uma avaliação e elabore um laudo para um processo pode ganhar, em um único caso, mais de R$ 20.000.

Aprenda tudo sobre computação forense e perícia digital com a Anhanguera

O que achou dessa possibilidade? A área de Perícia Forense Digital vem com tudo, principalmente, com o aumento dos casos de golpes e cibercrimes e, além disso, o registro de muitas ações ilegais em conversas, fotos e vídeos também estão presentes nos dispositivos e impulsionam a demanda por profissionais que saibam trabalhar com a área.

Com a Anhanguera, você domina todos os aspectos técnicos necessários para ser um perito de sucesso e conseguir resolver, até mesmo, casos complexos e desafiadores. Aprenda tudo que precisa para se destacar e conseguir seus primeiros clientes.Não deixe de fazer a sua inscrição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima