M2M: saiba como funciona essa comunicação máquina a máquina!

m2m

Os dispositivos estão cada vez mais inteligentes: muitos objetos que, inclusive, até pouco tempo atrás não tinham conexão à rede, hoje podem ser integrados a dispositivos e trocar informações em tempo real. E um dos conceitos que permite isso é o M2M.

Com ele, é possível facilitar o processo de trocas informacionais e trazer insights importantes que ajudarão em diferentes áreas, proporcionar avanços em negócios, e muito mais benefícios.

Por isso, vem com a gente e descubra tudo sobre o que é M2M e como funciona esse modelo de comunicação entre máquinas!

O que é M2M

M2M é a sigla para Machine to Machine (em português, “máquina para máquina”) e é um paradigma de comunicação feito entre duas máquinas, por meio de sensores instalados nos dispositivos.

machine
M2M (Machine-to-Machine) é uma tecnologia que permite a comunicação direta entre dispositivos sem intervenção humana. Fonte: Shutterstock.

Ele é considerado, inclusive, uma espécie de evolução da telemetria, que também é uma forma de comunicação entre dois dispositivos.

Componentes do M2M

O M2M é um sistema relativamente simples, que não utiliza muitos componentes para seu sucesso. São os principais utilizados:

  • Uso de sensores sem fio implantados nos dispositivos que deverão trocar informações entre eles. O envio das informações pode ser feito por meio do modelo RFID-Wireless;
  • Uso de modelos de comunicação (como Wi-Fi, WLAN, entre outros).

Vantagens do M2M

A adoção do M2M está alinhada com uma perspectiva de atualização de diversos setores, transformando as rotinas de indústrias e empresas ainda mais inteligentes. Por isso, ele proporciona diversos benefícios, entre eles:

  • Aumento de produtividade;
  • Possibilidade de automação de processos;
  • Identificação de necessidade de manutenção corretiva;
  • Redução de custos com processos de manutenção;
  • Melhorar a qualidade da produção.
cidade
As vantagens do M2M incluem automação, eficiência e monitoramento remoto. Fonte: Shutterstock.

Aplicação do M2M

Uma das principais aplicações do M2M é na indústria, na qual o acompanhamento dos dados de forma inteligente é cada vez mais necessária para otimizar a produção no dia a dia. Por exemplo, o sensor de um dispositivo pode indicar o nível de produtividade e enviar a um equipamento conectado à rede.

Por exemplo, um sistema M2M pode enviar dados de número de cortes/minuto de uma máquina, permitindo monitorar o funcionamento do maquinário. Nesse modelo, ele não faz em si inferências sobre se há redução de produtividade ou não, há apenas o envio da comunicação de ponta a ponta.

Algumas das principais áreas que adotam a M2M no seu dia a dia são:

  • Indústria automobilística;
  • Agronegócio;
  • Controle de tráfego em cidades;
  • Implementação das Smart Cities;
  • Setor logístico, etc.

Diferenças do M2M para a Internet das Coisas

Se você conhece um pouco sobre Internet das Coisas, pode, talvez, nesse momento, se perguntar: “ok, mas os dois conceitos não são a mesma coisa?”. Na verdade, não!

No caso do M2M, toda a comunicação é feita de ponto a ponto, ou seja, não passa por um intermediário. Já na Internet das Coisas, muitas vezes, um aplicativo ou uma solução específica faz essa intermediação e que realiza a análise dos dados.

Ou seja, em outras palavras, a Internet das Coisas é um conceito muito mais amplo e que abrange, também, o M2M, mas incorpora outras questões em seu guarda-chuva.

Desafios e tendências do M2M para o futuro

Como você viu, o M2M está muito presente na indústria e em outros setores e a tendência é que continue se expandindo, principalmente, com a chegada da internet 5G. Com ela, é possível ter uma conexão de qualidade, ágil e que atenda melhor as demandas de comunicação entre máquinas.

Por exemplo, o envio de dados de um semáforo será muito mais ágil e preciso, permitindo expandir as possibilidades de uso do M2M. Podemos esperar avanços dessa união.

E, claro, será preciso ter profissionais que saibam criar soluções voltadas ao M2M e operar com o gerenciamento dessas comunicações. Por isso, para quem está de olho em uma mudança de carreira, essa pode ser uma ótima oportunidade!

Sobre os desafios, temos o cuidado com a segurança doa dados que trafegam entre esses dispositivos, visando minimizar ataques cibernéticos e vazamentos de dados. Ou seja, os cuidados com Cibersegurança ficam redobrados aqui.

E, claro, a união do M2M com a Inteligência Artificial também proporciona uma nova fase na automação de processos e uso com maior eficiência dessa ferramenta de comunicação entre dispositivos.

tech
Os desafios e tendências do M2M no futuro incluem segurança e expansão da Internet das Coisas (IoT). Fonte: Shutterstock.

Aprenda tudo sobre o mundo tech com os cursos da Anhanguera

Podemos esperar novas tendências, desafios e muito mais para o futuro da tecnologia. Com a Anhanguera, você mergulha nessa área primeiro e já sai preparado para adotar todas essas novidades e atender demandas do mercado!

Nossos cursos são pensados para trazer o que há de mais inovador e moderno na área de tecnologia, além de proporcionar o melhor ensino, com os profissionais mais experientes do mercado, que passaram, até mesmo, pelas Big Techs atuais.Não fique de fora desse cenário! Comece já uma carreira de sucesso e faça sua inscrição em um de nossos cursos tech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima