A pergunta de milhões que muitas pessoas fazem é: como funciona o algoritmo do Instagram? Afinal, para ter maior sucesso, seja no perfil pessoal, seja atuando como especialista em marketing, é preciso conhecer o funcionamento dele para usá-lo a seu favor.
Ainda que não possamos saber todos os detalhes sobre ele (afinal, é um segredo de negócios da Meta), há diversas características conhecidas e que pode ser explorado para ajudar em melhores resultados para o perfil.
Tire suas dúvidas a seguir sobre o tema e explore essas estratégias para maior sucesso das publicações!
Engajamento é rei
Uma das formas como o algoritmo do Instagram funciona é com base no conceito de popularidade e autoridade. Ou seja, quanto mais o seu post gera engajamento, mais ele é visto e transmitido de forma orgânica para outros usuários.
E o tipo de interação com o seu conteúdo faz diferença! Por exemplo, o valor de simplesmente “curtir” é menor para a formação da avaliação de engajamento do seu post em relação ao comentário e compartilhamento com outros usuários.
Por isso, nas estratégias para obter melhores resultados, sempre pense em como motivar seu público a engajar. Os famosos “call to action” (chamado para a ação) são úteis nesse momento. Por exemplo, termine uma legenda com uma pergunta relevante para seu público, que fará ele se sentir motivado a respondê-la.
O formato correto faz diferença
De tempos em tempos o Instagram realiza mudanças de layout para sua rede. E uma das falhas que pode estar comprometendo melhores resultados pelo algoritmo é o uso de formatos errados de publicação.
O algoritmo valoriza as fotos e vídeos que priorizam o formato nativo da plataforma no momento. Por isso, é importante ter noção de quais são as dimensões adequadas para cada tipo de conteúdo:
- imagens quadradas: 1080 x 1080 pixels;
- imagens horizontais: proporção 1,91:1, a melhor resolução será de 1080 x 566 pixels;
- imagens verticais: proporção 4:5, a melhor resolução será de 1080 x 1350 pixels;
- stories: 1080 x 1920 pixels.
Construção de relacionamentos
Redes sociais são sobre relacionamentos. E o algoritmo do Instagram sabe reconhecer isso. Por isso, ele tende a mostrar seus posts para quem demonstra que gosta do que você faz. Isso é mensurado por meio das interações que a pessoa faz com a página com um todo, e não só com um post específico.
Ou seja, se além de curtir, comentar, compartilhar, ela visitar seu perfil, ativar notificações, trocar mensagens, participar de interações nos stories (como as famosas caixinhas de perguntas), o algoritmo entende que você gera valor para a pessoa.
Com isso, seuperfil sempre vai figurar entre as primeiras publicações que vão aparecer para a pessoa. Isso poderá fazer uma grande diferença, para que o seu post não fique perdido no meio de tantas outras publicações no Feed de Notícias. Afinal, as primeiras publicações que aparecem tendem a chamar mais atenção dela.
Horário de postagem
Por muito tempo se pensou que tinha um horário nobre de publicações no Instagram. De fato, isso perdurou por muito tempo. A questão é que isso já não faz mais tanto sentido.
O horário nobre do Instagram hoje é aquele no qual o seu público está presente na página. Mas afinal, por que essa mudança aconteceu?
A Meta passou a perceber que diferentes usuários possuem comportamentos diferentes e consequentemente, isso afeta cada nicho de uma forma. Por exemplo, pessoas em busca de um restaurante para jantar buscaram publicações sobre o assunto no horário da noite já aquelas que são apaixonadas por um cafezinho, terão um perfil de busca mas vespertino.
Mas como saber então quais são os horários no qual nos quais a audiência é maior? Fácil! Para os perfis profissionais, o Instagram oferece a ferramenta Insights, na qual consta os principais horários em que a sua audiência interage com seu perfil. Então, capriche nas publicações no horário em que a sua audiência está online.
Tipo de conteúdo
O que importa mais hoje: publicar fotos ou vídeos? Texto na legenda ou no post? Bom, essas questões variam bastante de acordo com as estratégias da Meta, então sempre é importante consultar o que o algoritmo está priorizando naquele momento.
Por exemplo, até pouco tempo, os conteúdos em vídeo curtos (Reels) eram aqueles que impulsionavam as páginas. Contudo, em comunicado recente, a Meta, por meio do CEO do Instagram (Adam Mosseri) avisou que o Instagram voltará a focar em imagens.
Ou seja, ele voltará às raízes do que era inicialmente: um app para compartilhamento de fotos naquele momento.
Sim, se você estava pensando em estratégias de vídeo, pode ser necessário rever no momento. Não significa abolir os vídeos, pois eles podem cumprir um outro papel para além de ajudar no algoritmo. Por exemplo, um conteúdo viral será baixado e poderá trazer engajamento para sua página de pessoas que ainda não seguiam o seu perfil.
Gere valor
Fato é que não importa publicar no melhor horário, utilizar os formatos adequados, priorizar imagens se o seu conteúdo não for atrativo para o usuário. Ele precisa gerar valor. A partir do momento em que isso acontece, o engajamento aumenta, o conteúdo viraliza, ele é compartilhado com outras pessoas e isso favorece a otimização do seu conteúdo.
Saia da caixinha. Conheça o que seu público gosta, as dores, o que você pode ajudar a resolver. Tudo isso ajudará, organicamente, que seu conteúdo se destaque e o algoritmo do Instagram favoreça. Claro, em conjunto com as demais estratégias, aumenta as chances de sucesso.
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O mundo é digital e o marketing também. Conhecer detalhes, como esse que acabamos de apresentar sobre como funciona o algoritmo do Instagram, ajuda você a ter uma trajetória de sucesso trabalhando nessa área.
Mas também é fundamental, também, ter uma boa formação em marketing digital. Aqui na Academia Tech, a hub de tecnologia da Anhanguera, você encontra todas as informações sobre cursos para sua formação na área e que permitirá ganhar um ótimo espaço no mercado de trabalho, que está em forte crescimento.
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Perguntas Frequentes
Posts com formatos inadequados para Instagram, publicações que ferem as diretrizes da comunidade definidas pela Meta, receber dislikes de usuários após uma publicação, usar muitas hashtags genéricas e não manter consistência no volume de publicações pode fazer com que o resultado das suas publicações seja prejudicado.
O shadowban é quando o algoritmo detecta algum tipo de prática que, apesar de não ser explicitamente proibida, ela é nociva para a comunidade como um todo. Por exemplo, o uso de hashtags que foram banidas podem fazer com que seu conteúdo perca visibilidade.
Por isso, é sempre importante conferir quais são as contraindicações da rede e evite este tipo de conteúdo em suas publicações. O shadowban não é comunicado, então você só perceberá quando notar a queda no alcance orgânico.
A resposta é: não. O Instagram pune as contas que utilizam algum tipo de automação fora do que é autorizado pela plataforma. Por exemplo, se você deseja agendar publicações, opte sempre pela ferramenta nativa que a Meta disponibiliza.
Há o risco, inclusive, de que a sua conta possa ser banida, pois isso fere diretamente as diretrizes definidas pelo Instagram.
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.