2,9 bilhões de pessoas parece um número pequeno para você? Pois é. Este é o número de usuários que o Facebook tem ao redor do mundo. E para lidar com esta quantidade de gente, há muita tecnologia envolvida.
Uma delas define o que você vê: o famoso algoritmo. Neste texto, você vai aprender como ele funciona. Siga a leitura!
Antes de tudo, o que é um algoritmo?
Uma lista de instruções. Basicamente, é isso que um algoritmo é. Por exemplo, se você quiser sair da sua sala e ir até o banheiro, vai seguir um algoritmo assim: dê alguns passos, vire na direção X, siga reto com mais alguns passos e, chegando na porta do banheiro, pare, abra a porta e entre.
O algoritmo do Facebook segue a mesma lógica. Ele tem uma série de instruções que servem para um único objetivo: fazer algo aparecer no feed do usuário cada vez que ele loga na plataforma.
Você já deve ter consciência de que isso não é nada aleatório e contém muita inteligência artificial e dados trabalhando nos bastidores. O que você pode não saber é como o algoritmo trabalha. Nas próximas linhas, você descobrirá.
Como o algoritmo do Facebook funciona?
Você já quis saber o porquê de um conteúdo X aparecer no seu feed? Você força um pouco a massa cinzenta e descobre que na última vez que logou, viu coisas relacionadas a este conteúdo.
Se tem uma coisa que o algoritmo do Facebook não tem é ingenuidade. Na verdade, ele sabe muito bem quais são seus gostos e preferências e faz de tudo para fazer você feliz com o que consome.
Ele consegue fazer este tipo de ação por meio de 4 etapas: Inventário, Sinais, Previsões e Pontuação. A engenharia por trás disso, como você vai ver, é bem-sucedida e uma verdadeira aula para as pessoas que querem aprender mais sobre Inteligência Artificial.
Etapa 1: Inventário
Tudo o que você vê dos seus amigos ou de outras pessoas é entendido pelo algoritmo do Facebook como Inventário. Está no Feed? Inventário. Watch? A mesma coisa.
É como se ele estivesse preparando uma base para começar a entender um padrão de comportamento seu. Afinal, se você vê frequentemente conteúdo sobre cachorros, significa que pelo menos você deve gostar muito desse tipo de animal.
Etapa 2: Sinais
Aqui o algoritmo começa a tentar entender você pelo que ele chama de sinais. Alguns deles são a fonte da publicação, as horas que a publicação saiu, o tipo de conteúdo, como foi a sua interação com o conteúdo etc.
Lembra que acabamos de dizer que o algoritmo tenta entender como você usa a rede social? A ideia aqui é simplesmente coletar todos os sinais que esses conteúdos dão. Assim, o algoritmo começa a “ter em mãos” informações para prender sua atenção por mais tempo na plataforma.
Você pode fazer uma experiência simples, se quiser. Experimente usar os Reels e veja o que você gosta e passe para o lado o que não gosta. Com o tempo, você vai ver que só o que você gosta de ver vai aparecer mais frequentemente.
Etapa 3: Previsões
Como foi dito um pouco lá atrás neste texto, para quem gosta de Inteligência Artificial, estudar este algoritmo e percebê-lo em atuação em um prato cheio. Nesta etapa, a concentração maior é em tentar entender se você vai dar relevância ou não para o que está vendo. Os sinais indicados na etapa anterior são condensados e analisados.
Lembra do exemplo dado a pouco? O que faz com que somente coisas que você goste apareçam é justamente esta etapa. O algoritmo leva em conta se você assiste, no caso do Reels, o conteúdo até o fim, se você comenta em alguma publicação do Feed, se o conteúdo tem algo informativo etc.
Em síntese, tudo o que faz você passar mais tempo na plataforma é visto como incrível pelo algoritmo do Facebook, porque ele entende que você gosta do que está consumindo.
Etapa 4: Pontuação
Aqui é a etapa do palpite. A ideia é bem simples, de certa forma. Após você ver um conteúdo, interagir com ele, vem outro, que pode ter uma temática totalmente diferente ou não. Você vai poder ou não fazer as mesmas coisas (curtir, comentar, compartilhar etc).
Se você faz ou não, o algoritmo do Facebook computa estes dados e vai criando as bases para ele entender o seu comportamento, como você viu nas etapas anteriores. Quando esta base é criada, o Facebook literalmente define o que você vai ver. Como assim?
Vamos dizer que todo conteúdo de tema X aparece e você interage. O algoritmo entende que há algo importante e começa a palpitar quais as chances de você curtir ou comentar a próxima publicação com o tema X. Quanto mais você curte ou comenta, mais essa pontuação aumenta. É por causa disso que você recebe, muitas vezes, vários conteúdos de um tema que você gosta muito.
Como utilizar o algoritmo do Facebook a seu favor?
Há muitas estratégias e conselhos que podem ser úteis, caso você queira compartilhar seu conteúdo no Facebook. O algoritmo vai trabalhar ao seu favor, caso o que você tenha a oferecer seja bom e o modo como você faz isso também seja.
Aqui vão algumas dicas:
- Entender o que as pessoas gostam de ver;
- Ser você mesmo no que compartilha;
- Buscar meios de engajar a audiência;
- Ser consistente;
- Ter em mente quais os melhores formatos para a audiência.
Agora é a sua vez!
Neste texto, você aprendeu como o algoritmo do Facebook funciona e ainda teve um gostinho de como pode testá-lo compartilhando algo com outras pessoas.
Mas você pode ir muito mais além do que está nestas linhas. A Faculdade Anhanguera criou o hub de tecnologia Academia Tech, um espaço com conteúdos para pessoas que respiram inovação e gostam de manter a mente sempre alerta para o que o mundo traz de melhor.
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Perguntas Frequentes
Se você estuda alguma dessas linguagens, pode se beneficiar de, talvez, conseguir uma chance numa das companhias mais valiosas do mundo. Você pode inclusive observar em que partes do Facebook cada uma das linguagens é usada.
O Facebook, atualmente, conta com as seguintes linguagens de programação: Java, Hack, C++, Erlang, Python, PHP, Haskell e Dlang.
Parecido com o que há no Instagram (e até mesmo no Facebook), os conteúdos em vídeo são, de longe, os que o algoritmo entende como melhor para gerar engajamento e manter mais tempo a atenção do público.
Além disso, os conteúdos em vídeos promovem mais interações e fazem com que mais pessoas compartilhem a mensagem e criem uma rede de contatos.
Quase 20 horas por mês é o número que em média os usuários passam no Facebook. Ainda assim, ela não é a rede social que puxa mais atenção do público. Na sua frente, vem o TikTok com quase 23 horas por mês.
A rede social que está à frente das duas anteriores é o YouTube, que faz com que as pessoas gastem quase 24 horas do mês dentro dela.
Graduado em Letras – Português / Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Atuou por 3 anos como bolsista-pesquisador em um projeto interdisciplinar entre as áreas de Linguística e Ciências da Computação. É copywriter e redator desde 2021. Ama de paixão tudo relacionado a escrita, tecnologia, cachorros, histórias e xadrez.