SXSW 2024: Amy Webb e o super ciclo tecnológico

Foto hiper-realista de Amy Webb na SXSW 2024, representando energia e inovação.

Durante nove intensos dias, o SXSW 2024, South by Southwest, que terminou neste sábado (16) em Austin, no Texas, Estados Unidos, desdobrou-se em três mil palestras, refletindo o colossal panorama de inovações emergentes globalmente, assim como o volume de diálogos estimulados por esses avanços. Empreendedores e líderes do setor de diversas partes do mundo marcaram presença para explorar e debater as perspectivas futuras no âmbito da tecnologia e da economia criativa. Notavelmente, a presença brasileira foi significativa, com muitos profissionais e marcas do Brasil participando ativamente das discussões.

Amy Webb, futurista renomada, apresentou suas perspectivas sobre o super ciclo tecnológico no SXSW 2024, ressaltando seu potencial para remodelar a economia e a sociedade. Diferente dos ciclos anteriores, o atual super ciclo é impulsionado por três forças tecnológicas: Inteligência Artificial, Ecossistemas Conectados das Coisas e Biotecnologia.

Essas inovações estão no centro de uma transformação sem precedentes, comparável apenas a momentos cruciais da história, como a revolução industrial e a criação da internet. Webb sugere que estamos à beira de uma era de mudanças radicais, que remodelarão a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos.

Durante sua palestra, Webb destacou quatro pontos principais:

A importância da Inteligência Artificial: Webb discutiu o papel fundamental da IA no super ciclo tecnológico, traçando sua evolução desde o seu início até os dias atuais, onde modelos de IA generativos estão influenciando decisões e criando conteúdo em diversos setores. Ela também explorou as implicações da IA na criatividade, trabalho e normas sociais, bem como os desafios e o potencial de uso indevido dessa tecnologia.

Desafios e oportunidades na era digital: a palestrante abordou os desafios significativos que as organizações enfrentam ao se adaptar à transformação digital trazida pelo super ciclo tecnológico. Ela discutiu as preocupações dos líderes e empresas, como os atrasos na transformação digital, as ameaças existenciais e a importância de uma abordagem estratégica para aproveitar as oportunidades oferecidas pelos avanços tecnológicos.

Inovação e responsabilidade na era da IA: grande parte da palestra foi dedicada às considerações éticas e à responsabilidade no desenvolvimento e implementação da IA. Webb criticou a falta de responsabilidade das empresas de tecnologia e ressaltou a importância de considerações éticas nesse processo. Ela propôs cenários futuros e enfatizou a necessidade de estabelecer normas que garantam o desenvolvimento e uso responsável da IA.

Preparação para um futuro transformador: nas suas considerações finais, Webb enfatizou a importância de adotar uma visão estratégica, inovação ética e colaboração entre os setores para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do super ciclo tecnológico. Ela reconheceu o potencial da tecnologia para melhorar a vida humana e ressaltou a importância de enfrentar de frente as implicações éticas e sociais dessa transformação.

Por fim, Webb classificou a geração atual como uma ‘geração de transição’ (GEN T) e destacou que a sociedade será profundamente impactada ao completar esse ciclo.

Fonte: Exame | Foto: Shutterstock

💻Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima