Análise e Desenvolvimento de Sistemas Bacharelado ou Tecnólogo? Entenda a formação ideal para você!

sistemas

Além das dúvidas que podem aparecer quando você está escolhendo um curso específico na área de tecnologia, como o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, outra questão também pode aparecer: qual a modalidade de formação é a ideal para seus objetivos profissionais? Bacharelado ou Tecnólogo?

Esse pode ser um grande desafio, afinal, apesar de ambos oferecerem um diploma de ensino superior, a escolha pode impactar diretamente sua trajetória profissional. E queremos que você esteja bem seguro para tomar essa decisão.

Vem com a gente e saiba mais sobre como escolher a formação ideal para sua trajetória profissional.

O que é a Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O campo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um campo no qual os profissionais são habilitados para desenvolver soluções tecnológicas que sejam capazes de resolver questões, gargalos, problemas ou potencializar eficiência em uma empresa, órgão governamental, ente de pesquisa, entre outras opções.

Como você pode imaginar, com a transformação digital, esse é um profissional que está cada vez mais sendo solicitado tanto para os negócios da área de tecnologia quanto, também, alocado dentro das empresas.

Por exemplo, um analista e desenvolvedor de sistemas pode ser contratado por uma indústria para desenvolver soluções de automação que ajudem a reduzir prejuízos e desperdícios na produção. Essa é uma das muitas possibilidades de atuação desses profissionais.

programadora
Analista e desenvolvedora de sistemas. Fonte: Shutterstock.

As diferenças entre Análise e Desenvolvimento de Sistemas Bacharelado ou Tecnológico

Ao pesquisar sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você encontrará a possibilidade de formação como bacharelado ou tecnólogo. Mas afinal, por que há essas diferenças? E qual é a melhor formação para sua carreira? A seguir, apresentaremos os principais pontos que você deverá ficar atento sobre essas divergências e ajudarão nessa escolha.

Duração do curso

Um dos principais pontos de diferença que chamam atenção é o tempo de duração entre os dois cursos:

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: é um curso de curta duração, com duração de 4 semestres (2 anos). Vale lembrar que, mesmo com duração menor, ele confere o diploma de ensino superior, tal como o bacharelado.

Bacharelado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: é um curso de graduação de duração tradicional, com 8 semestres (4 anos).

Aprofundamento do curso

Uma segunda diferença é o nível de aprofundamento do curso:

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: por ser um curso com menor duração, ele vai direto ao ponto. Ele concentra os esforços, principalmente, nas habilidades técnicas que o profissional deverá desenvolver para exercer suas atividades. Mesmo que seja mais prático, ele não deixa a desejar em nada no que diz respeito às questões que farão parte do dia a dia do profissional.

Bacharelado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: com maior tempo de duração, o curso vai além das questões técnicas e oferece uma visão mais ampla da área de TI. Permite que os futuros profissionais compreendam a área de forma mais abrangente, como suas atividades estão interligadas com outras áreas, além de proporcionar, também, conhecimentos interdisciplinares (como gerenciamento de projetos). Com isso, os estudantes conseguem ter uma visão mais aprofundada da área como um todo.

desenvolvimento-de-sistemas
Analise e desenvolvimento de Sistemas. Fonte: Shutterstock.

Foco no mercado de trabalho

Outro ponto que também é diferente e pode fazer a diferença na sua escolha é o direcionamento que o curso proporciona para o mercado de trabalho. Confira a seguir:

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: prepara o estudante para assumir cargos mais técnicos e práticos, ou seja, aqueles que vão colocar a mão na massa efetivamente no dia a dia e se especializarão nisso ao longo da carreira. Atuam, principalmente, como desenvolvedores de software.

Bacharelado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: prepara o estudante não só para os cargos técnicos e práticos, mas, também, fornece conhecimento interdisciplinar para funções analíticas e de gestão.

mercado-trabalho
Mercado de trabalho. Fonte: Shutterstock.

Grade curricular

Também há diferenças no que diz respeito à grade curricular. Confira a seguir.

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: é direto ao ponto. Com poucas disciplinas teóricas, conta mais com matérias teóricas da área de tecnologia em conjunto com aquelas que capacitarão o estudante para o mercado de trabalho. Conta com disciplinas como programação, desenvolvimento de software, banco de dados, entre outras.

Bacharelado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: permite que o estudante passe de forma mais tranquila pelas matérias introdutórias ao campo da tecnologia e, também, possui matérias mais abrangentes, como matemática, cálculo, estatística, gerenciamento de projetos, entre outras.

Qual a melhor opção: bacharelado ou tecnólogo?

A resposta é: ambos são igualmente bons para sua trajetória profissional. Seja com o tecnólogo ou bacharelado, você sairá

Perfil de estudante para o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

É uma ótima opção para quem quer entrar rapidamente no mercado de trabalho ou está fazendo transição de carreira e pretende agilizar esse processo. Com o curso mais curto, você já sai totalmente preparado para começar a atuar com desenvolvimento de software e programação.

É uma boa opção, também, para quem gosta de programar e desenhar soluções para problemas e adora a parte prática do desenvolvimento.

Perfil de estudante para o bacharelado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

É uma opção para quem ainda não sabe quais funções deseja exercer na área ou quer ter um leque maior de possibilidades profissionais após a formação. Também é uma opção para quem adora mergulhar de cabeça em um campo de conhecimento, podendo aprofundar nas áreas correlatas à Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Ela é voltada para quem quer, também, atuar nos campos mais voltados para gestão, análise e liderança. Ou seja, muitas vezes, ele conduzirá os times, mas não colocará a mão na massa.

Seja com o Bacharelado ou Tecnólogo, a Anhanguera é sua parceira nessa jornada

E então, Análise e Desenvolvimento de Sistemas Bacharelado ou Tecnólogo? Você encontra ambas na Anhanguera, a melhor instituição para sua formação profissional!

Conte com professores super experientes na área, didáticos e que darão todo o suporte para sua carreira. Aprofunde seus conhecimentos com a trilha de aprendizado e tenha um nome forte em seu currículo!

Faça sua inscrição no tecnólogo ou bacharelado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima