Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas para Internet? Descubra a formação ideal para você!

computador

Está passando pelo momento de tomar uma decisão importante sobre seu futuro na área de tecnologia? Saiba que é muito comum ter dúvidas entre cursos semelhantes. Por exemplo, você pode ter dúvidas sobre Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas para Internet.

Está com essa questão na cabeça? Então vem com a gente desvendar as principais diferenças entre esses dois cursos e veja qual é o melhor para sua jornada rumo ao sucesso profissional.

Conheça mais sobre Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas mergulha na criação de soluções tecnológicas para solucionar problemas que apareçam em diferentes contextos, sejam eles grandes ou pequenos, simples ou complexos.

São profissionais treinados para identificar rapidamente questões e pensar em ideias criativas e eficientes para resolver os desafios apresentados.

pessoas computador
São profissionais treinados para identificar rapidamente questões e pensar em ideias criativas e eficientes para resolver os desafios apresentados. Fonte: Shutterstock.

Conheça mais sobre Sistemas para Internet

Já o curso de Sistemas para Internet é voltado para criação de soluções e sites voltados para web. Os profissionais aprendem durante a sua formação a criar, administrar e manter soluções para esse espaço que, também, podem ser voltados para resolução de problemas.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas para Internet: descubra as diferenças

Ok, agora é o momento de dar um novo passo: vamos conhecer as principais diferenças entre os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Internet. Com essas informações, você estará mais preparado para tomar uma melhor decisão sobre qual curso é o melhor para sua formação.

Tempo de formação

Em primeiro lugar, vamos entender as diferenças no tempo de conclusão de curso entre as duas opções.

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: é um curso mais curto, na modalidade tecnólogo. Ou seja, você entra já focado na prática, para aprender tudo para ser um ótimo profissional, indo direto ao ponto. Ele possui duração de 4 semestres (2 anos).
  • Sistemas para Internet: ele também é um curso de tecnólogo, no qual você sairá preparado para colocar a mão na massa. Porém, ele tem duração de um semestre a mais, para contemplar todas as possibilidades que o ambiente da Internet pode proporcionar. Por isso, ele tem duração de 5 semestres (2 anos e meio).

Foco do curso

O foco dos cursos também tem algumas diferenças. Vamos conhecer mais sobre elas a seguir.

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: o foco aqui está em pensar em soluções tanto para o ambiente online quanto offline. Por isso, você pode aprender, por exemplo, a criar soluções on premise (que são instaladas nas máquinas) e podem ser utilizadas totalmente offline, desde que resolva o problema inicial previsto.
  • Sistemas para Internet: o foco é pensar em sistemas voltados exclusivamente para o ambiente online e, portanto, a formação direciona mais para criação de sites, aplicativos, plataformas e interfaces online.

Abordagem

Os dois cursos possuem semelhanças na abordagem. Porém, há algumas diferenças sutis. Veja a seguir.

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: abordagem prática e direta, voltada para aplicação no dia a dia dos conhecimentos. Porém, aborda tanto o ambiente online quanto o offline.
  • Sistemas para Internet: também possui uma abordagem bem direta, prática e direcionada para a aplicação no dia a dia. Porém, as disciplinas são mais direcionadas para o ambiente online.

Grade curricular e estrutura do curso

Outra diferença importante que você deve conhecer para tomar sua decisão é conhecer a grade curricular e a estrutura do curso. Ambas possuem uma estrutura semelhante, mas há diferenças nas disciplinas. Veja a seguir.

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: você terá as disciplinas práticas voltadas para programação, tais como engenharia de software, computação em nuvem, modelagem de dados, sistemas operacionais, programação e desenvolvimento de bancos de dados, entre outros.
  • Sistemas para Internet: as disciplinas desse curso também são mais práticas e direcionadas para o ambiente online. Estão entre elas: desenvolvimento mobile, lógica computacional, programação web, programação web para backend, direito cibernético, desenvolvimento em Javascript.

Perfil do profissional

E outro ponto que pode ajudar na sua decisão é conhecer as diferenças entre os perfis profissionais das duas carreiras. E, claro, separamos as principais informações entre elas para tirar suas dúvidas. Vem com a gente!

Profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Para ser um bom analista e desenvolvedor de sistemas, você deve ser uma pessoa antenada em resolução de problemas. Isso envolve tanto um perfil resolutivo quanto analítico e, claro, bastante criatividade para pensar em soluções fora do comum para problemas que ainda não tiveram a melhor forma de serem resolvidos.

pessoa
Para ser um bom analista e desenvolvedor de sistemas, você deve ser uma pessoa antenada em resolução de problemas. Fonte: Shutterstock.

Também devem ser colaborativos, pois trabalharão bastante em equipe. E, claro, ter uma boa capacidade de comunicação.

Profissional de Sistemas para Internet

Os profissionais de Sistemas para Internet também possuem um perfil parecido. Também precisam pensar em soluções para questões e desafios que apareçam e, portanto, também devem ser resolutivos, analíticos e inventivos. Mas não só isso.

O mundo da internet muda constantemente e novas tecnologias, soluções e tendências aparecem constantemente. Por exemplo, vivemos no momento o boom da Inteligência Artificial Generativa (como o ChatGPT) e esses profissionais precisam estar ligados, pois muitos dos sistemas que vão produzir deverão incorporar essas ferramentas em seus espaços.

O profissional de Sistemas para Internet resolutivos, analíticos e inventivos. Fonte: Shutterstock.

Por isso, precisa ser um especialista antenado para as grandes novidades e estar em contato com especialistas de diferentes áreas ligadas diretamente ou indiretamente com a Internet.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas para Internet: conte com a Anhanguera para sua formação!

Seja com Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas para Internet, a transformação digital possibilitará que você encontre ótimas oportunidades para sua carreira, independentemente do curso que escolher.

Então, é fundamental estar atento para uma questão que será primordial: fazer seu curso em uma instituição de ponta. E a Anhanguera está aqui para ajudá-lo nisso!

Sua formação em nossa instituição será acompanhada por professores feras no mercado de tecnologia. Conte com um currículo atualizado e infraestrutura de ponta. Temos tudo que você precisa para sair um profissional expert em sua atuação.

Faça sua inscrição no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas para Internet na Anhanguera e comece já sua trajetória profissional de sucesso com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima