Como funciona o 5G? Entenda em 5 minutos como essa tecnologia vai revolucionar a comunicação!

5g

A 5G é uma conexão nova e que está se expandindo por todo o Brasil. Todas as capitais já estão habilitadas para essa nova tecnologia e ela já está ganhando espaço nas regiões metropolitanas. E muitas mudanças virão, principalmente, para a área de tecnologia, como a chegada das cidades inteligentes.

Por isso, se você é um apaixonado pela área tech, é muito interessante conhecer mais sobre como funciona a 5G e as revoluções que ela vai proporcionar tanto para sua vida pessoal quanto para abrir oportunidades incríveis para sua futura carreira. Saiba mais a seguir.

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G é a quinta geração de conexões móveis (ou seja, que podem ser acessadas por dispositivos móveis). Com o leilão realizado em 2021, vemos a chegada dessa conexão já em todas as capitais do Brasil já no final de 2022 e em 2023, está avançando para regiões metropolitanas.

De acordo com o plano nacional, a 5G deverá ser adotada em todas as cidades com até 30 mil habitantes até 2028. Mas aumentando as necessidades de conexões mais ágeis, as operadoras poderão fazer as mudanças antes desse prazo.

5g-poste
A tecnologia 5G é a próxima geração de rede móvel sem fio, que promete oferecer velocidades mais rápidas, menor latência e maior capacidade de conexão do que a tecnologia 4G. Fonte: Shutterstock.

Como o 5G funciona?

O 5G tem um funcionamento diferente das conexões anteriores, ainda que também opere por meio das ondas de radiofrequência. Ele utiliza um maior número de antenas (devido o alcance das ondas ser mais curto), e, com isso, a conexão abrange mais áreas.

Outro ponto de diferença é que ele usa faixas mais altas, e é esse o seu grande diferencial, sabia? Isso permite que as transmissões de dados sejam ainda mais ágeis, melhorando ainda mais a conectividade.

Por exemplo, uma rede 5G pode alcançar hoje o ápice de 10 Gbps, o que representa um grande avanço em comparação à 4G: ela possui uma velocidade média entre 100 Mbps.

Como o 5G vai revolucionar a comunicação?

Você talvez não tenha tido dimensão, mas sabia que cada geração das conexões móveis transformou a nossa realidade? Se você tem menos de 30 anos, talvez não tenha muita lembrança dos impactos de cada uma delas. Vamos relembrar isso e, depois, abordaremos o que podemos esperar da 5G.

A 1G foi a primeira a existir no Brasil, quando as conexões ainda eram feitas de modo analógico. Foi o que permitiu o uso da telefonia celular e foi lançado em 1991.

Ainda no mesmo ano, em 1991, há mais de 30 anos, já tivemos o primeiro salto: a 2G chegou ao mercado, já no formato digital e permitiu, por exemplo, a transmissão de mensagens escritas entre dispositivos.

Ou seja, foi a chegada do SMS e do MMS (que, neste caso, permitia o envio de mensagens multimídia entre aparelhos). Ele trouxe a tecnologia GSM, GRPS e EDGE.

O século XXI chega com uma das grandes revoluções das conexões móveis: a chegada da 3G, lançada em 2001. Ela trouxe o padrão UMTS/HSPA e permitia a transmissão de dados com aproximadamente 2 Mbits/s.

Com a 3G, passamos a poder fazer chamadas de vídeo entre dispositivos, acompanhar TV pelo celular, ter acesso a internet e, com isso, abriu portas para o desenvolvimento de uma das grandes revoluções tecnológicas: o desenvolvimento dos smartphones e tablets.

Os dispositivos móveis demandaram, também, o desenvolvimento de uma nova geração de conexões móveis: a 4G, que é vigente ainda majoritariamente em território nacional. Esse padrão foi lançado em 2010 e foi o que popularizou os apps mobile, que fazem parte das nossas rotinas cotidianas.

Em 2020 é lançada a 5G, a quinta geração de conexões móveis. E o que se espera de mudanças que ela possa trazer? 

Como você viu, essa é uma rede muito ágil, estável e estará presente em breve não só nos nossos dispositivos móveis e vestíveis, mas também em pontos que, até então, não eram considerados conectáveis.

Por exemplo, carros, eletrodomésticos, semáforos nas ruas, máquinas industriais, entre outros, passarão a ter conexão direta com a rede por meio da Internet das Coisas. Mas não é só isso.

Algumas das principais mudanças esperadas são:

  • possibilidade de veículos autônomos;
  • aumento no volume de dados em nuvem;
  • aumento nas possibilidades colaborativas nas atividades de trabalho e desenvolvimento de soluções;
  • aumento no volume de dispositivos que estarão conectados em tempo real. Por exemplo, salas de aula EaD terão maior capacidade para comportar um maior volume de alunos, sem problemas com delay, lentidão ou queda da sala;
  • transformações no audiovisual, já que será possível ter transmissões mais ágeis de conteúdo multimídia e permitirá aumentar resoluções para além das já vigentes no momento;
  • conexões mais estáveis, com mínimas zonas sem conexões móveis;
  • maior inclusão digital, até mesmo, de comunidades que estejam mais distanciadas de grandes centros urbanos, como comunidades tradicionais e regiões rurais.
videochamada
O 5G vai revolucionar a comunicação com a chamada de vídeo mais rápida, estável e de alta qualidade, permitindo uma experiência mais imersiva e próxima entre as pessoas, mesmo a longas distâncias. Fonte: Shutterstock.

Como o 5G vai abrir portas na área de tecnologia?

Agora que você já entendeu como funciona o 5G e os impactos revolucionários que ele pode proporcionar para a rotina de todo mundo, é o momento de entender como isso, também, pode abrir portas incríveis para quem está em busca de áreas de sucesso.

Diante de tantas mudanças, fato é que a área de tecnologia da informação se tornará ainda mais central em nossas rotinas. Por exemplo, teremos demandas de desenvolvimento de tecnologias para:

  • permitir automações para cidades inteligentes;
  • criação de soluções para casas inteligentes;
  • desenvolvimento de tecnologias que demandam conexões móveis mais ágeis e estáveis, o que será possível com a 5G;
  • unir esses pontos anteriores com outros desenvolvimentos que estão em alta, como as soluções de Inteligência Artificial Generativa.

Por isso, se antes da popularização da 5G já temos um déficit de profissionais na área de TI (expectativa de mais de 500 mil vagas que serão demandadas até 2025 e não há profissionais qualificados para atender a todas), quando ela chegar e novas áreas se desenvolverem, teremos uma maior potencialização dessas oportunidades.

5-g-cidade-inteligente
O 5G vai revolucionar a tecnologia, permitindo a conectividade ultrarrápida e impulsionando o desenvolvimento de novas aplicações e dispositivos inteligentes. Fonte: Shutterstock.

Isso começará desde a necessidade de profissionais qualificados para atender demandas técnicas dentro das operadoras a, até mesmo, desenvolvimento de projetos focados para esse novo cenário. Então a melhor hora de preparar sua formação e entrada na área é agora!

Mergulhe na área de tecnologia com a Academia Tech

Saber como funciona a 5G ajuda você a entender mais sobre uma das grandes mudanças que estão vindo para a área de tecnologia e abrindo portas para diversas profissões. E a Academia Tech ajuda neste momento.

Quer dar o primeiro passo para dar uma guinada para a área do futuro? Ajudamos você a encontrar os melhores cursos, conhecer mais sobre os principais conceitos e tomar as melhores decisões para sua carreira.

Conheça a relação de cursos de tecnologia que a Faculdade Anhanguera oferece!

Perguntas Frequentes

O que é preciso para usar a rede 5G?

Para poder contar com a conexão 5G, é preciso dois pontos principais: o primeiro é estar em uma região que já esteja habilitada para este padrão. Caso contrário, você continuará recebendo as gerações anteriores.

O segundo ponto é ter um dispositivo habilitado que já consiga receber este tipo de conexão. Aparelhos mais antigos ainda não vão conseguir aproveitar este tipo de conexão e, por isso, pode ser importante começar o processo de adaptação.

O que vai acontecer com os dispositivos que não são habilitados para 5G?

Pessoas que não tenham dispositivos habilitados para 5G continuarão tendo disponível ao seu alcance as conexões de outras gerações (como a 4G). As operadoras não poderão deixar de fornecer às gerações anteriores, até mesmo para dar tempo para adaptação dos consumidores.

Mas se você quer aproveitar o que há de melhor para o futuro, pode começar a fazer as adaptações, de forma gradual, optando por aparelhos compatíveis com as conexões 5G.

O que muda nas transmissões de audiovisual com a chegada da 5G?

Com conexões mais ágeis e estáveis, pessoas que estejam com seus dispositivos móveis poderão contar com essa possibilidade de conexão sem gargalos, travamentos e podendo aproveitar vídeos com maior resolução.
Além disso, delays na transmissão, o que prejudica completamente sua experiência, ficarão no passado! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima