Saiba tudo sobre o Curso de Ciências da Computação!

aula-computacao

Você sabia que, até 2025, o mercado precisará de, pelo menos, 500 mil profissionais especializados em Tecnologia? E olha que estamos falando da estimativa mais otimista. Alguns estimam, até mesmo, 800 mil vagas nos próximos anos.

Mas como entrar nessa área? Há diversas possibilidades de capacitação que poderão ajudar a prepará-lo para uma dessas vagas. E um dos mais completos e escolhidos pelos futuros profissionais é o curso de Ciências da Computação.

Está considerando fazer esse curso? Saiba tudo sobre ele a seguir e veja se essa é a melhor opção para entrar nesse mercado que está super aquecido! Aproveite, tire suas dúvidas e não perca esse timing, hein?

O que é a área de Ciência da Computação

A Ciência da Computação é a área destinada às pesquisas, desenvolvimento de ações, criação de ferramentas, métricas, metas, técnicas e tecnologias na área de computação. Ele pode passar tanto por questões relacionadas com hardware quanto software.

Alguns conhecimentos que estão relacionadas com essa área e que você aprenderá e poderá dominar ao cursar uma faculdade de Ciências da Computação:

  • conhecimento sobre lógica de programação;
  • aprendizagem e possibilidade de criação de linguagens de programação
  • técnicas de modelagem;
  • protocolos de comunicação entre máquinas;
  • desenvolvimento de redes;
  • desenvolvimento de algoritmos;
  • desenvolvimento de soluções;
  • criação, manutenção e implementação de hardware;
  • conhecimento sobre e criação de metodologias de trabalho;
  • uso ético da tecnologia, entre outros.
aula-computador-
A área de Ciência da Computação envolve o estudo teórico e prático da computação e dos sistemas computacionais. Fonte: Shutterstock.

Como ciência, você aprenderá não só sobre como aplicar muitas questões de forma prática, mas também a desenvolver pesquisas que poderão auxiliar na criação de conhecimentos. Imagine, por exemplo, ser responsável por avançar em alguma técnica importante para o avanço da tecnologia nos próximos anos? Seria bem interessante!

Tanto a aplicação prática quanto o desenvolvimento de pesquisas podem ser realizados de forma interdisciplinar, ou seja, poderem ser aplicados em outras áreas do conhecimento. Um dos grandes avanços atualmente é, por exemplo, a interseção entre computação e medicina, auxiliando, por exemplo, no uso de Inteligência Artificial para diagnósticos mais precisos.

Duração do curso

O bacharelado em Ciências da Computação possui, em média, duração de oito semestres, ou seja, quatro anos de duração.

Grade curricular

O curso de Ciências da Computação possui uma grade extensa e bem completa para você que ainda não sabe muito bem qual é a área na qual deseja atuar, mas sabe que tem interesse em Tecnologia e Computação. E, também, equilibra bem os conhecimentos tanto teóricos quanto práticos.

O curso é dividido, normalmente, em três fases: ciclo básico, ciclo específico e fase final, que inclui o estágio obrigatório e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Vamos conhecer um pouco mais sobre essas três a seguir.

Ciclo básico

A área de Ciências da Computação trabalha com pensamento lógico matemático e com bastante cálculo. Além disso, para construção e manutenção de hardware, é preciso, também, ter uma boa concepção sobre questões de eletrônica.

Por isso, o ciclo básico do curso de Ciências da Computação visa ajudá-lo a desenvolver as competências que serão importantes no futuro para que você compreenda e consiga avançar nas questões que são específicas da área.

Por exemplo, para que um algoritmo possa ser desenvolvido, é preciso ter uma noção de lógica matemática. Como estamos falando de uma espécie de “passo a passo” que será seguida, essa competência permite que o estudante e futuro desenvolvedor possa criar um algoritmo que alcance o resultado esperado.

Além disso, o ciclo básico é composto de disciplinas que ajudam, também, na formação humana, ética e profissional do aluno (por exemplo, gestão de carreira). Essa etapa do curso dura, em média, de 6 meses a 2 anos.

Algumas das principais que você encontra em todos os cursos de Ciências da Computação são:

  • Métodos Matemáticos;
  • Lógica e Matemática Computacional;
  • Física Geral;
  • Projeto de Vida;
  • Empregabilidade;
  • Cultura Digital;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania.

Conhecimentos específicos

Agora que você já tem as bases para poder começar a desenvolver o pensamento lógico voltado para computação, bem como também já domina questões que serão importantes para criação, implementação, instalação e manutenção de hardware, é hora de, realmente, mergulhar nesse grande universo da computação.

Você aprenderá sobre todas as áreas que envolvem esse grande campo do conhecimento: hardware, software, metodologias de desenvolvimento de projetos, elaboração de testes, robótica, entre outros.

Cabe lembrar, também, que muitos locais oferecem disciplinas eletivas, que ajudarão você a se especializar ainda mais em um campo no qual tenha mais afinidade. Por exemplo, se você gostou mais de cibersegurança, poderá fazer as matérias extras que dialogam com esse campo.

A fase de conhecimentos específicos do curso pode durar em média, entre 1 ano e meio a 2 anos, podendo ter algumas disciplinas concomitantes com o ciclo básico. Algumas das principais que você encontra nesse momento são:

Estágio e TCC

Já está fera nos conhecimentos? Então é hora de ter a oportunidade de colocar em prática. O estágio é o momento no qual você vai para o mercado e sente na pele o que é atuar na área de Ciências da Computação, com a supervisão de quem já é experiente na área.

Além de contar como uma experiência profissional, esse momento permite que você possa, também, começar um networking. Dependendo do seu resultado e abertura da empresa, pode até mesmo já terminar o curso com um contrato profissional firmado!

Já o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o trabalho final, obrigatório para que você possa ter o seu diploma. Normalmente, é exigido que você faça um trabalho no qual demonstre ter o conhecimento sobre o curso, desenvolvendo um debate sobre uma área que tenha mais afinidade.

Atuação profissional

O curso de Ciências da Computação, pela sua versatilidade, permite que os alunos formados possam atuar em diferentes áreas, tanto no que diz respeito à infraestrutura e cuidados com hardware, quanto também com software (por exemplo, desenvolvimento de jogos e app mobile).

Algumas das possibilidades de atuação para o estudante que conclui o curso de Ciências da Computação são:

  • manutenção de dispositivos;
  • criação de infraestruturas de redes;
  • ciência e arquitetura de dados;
  • desenvolvimento de softwares e aplicação;
  • desenvolvimento de app mobile;
  • desenvolvimento de jogos;
  • design gráfico;
  • cibersegurança;
  • consultoria;
  • desenvolvimento web;
  • desenvolvimento front-end;
  • desenvolvimento back-end;
  • gestor de times de TI;
  • tech lead;
  • DevOps;
  • analista de sistemas;
  • pesquisador.
mulher-arquitetura-de-computadores-
A atuação profissional em ciência da computação é essencial para impulsionar a inovação tecnológica e transformar o mundo. Fonte: Shutterstock.

Salário médio do profissional de Ciências da Computação

O salário médio poderá variar consideravelmente de acordo com a sua área de escolha e a demanda por este tipo de profissional no mercado. Por exemplo, os profissionais que querem atuar como cientista de dados ou especialista em cibersegurança recebem um salário médio bastante atrativo.

homem-computador
O salário médio do profissional de Ciências da Computação é geralmente alto. Fonte: Shutterstock.

Mas, via de regra, para as diferentes possibilidades de atuação profissional na área, esses são profissionais que são muito bem remunerados. Por exemplo, segundo o site Salário, que reúne dados de remunerações em todo o país, a faixa salarial de um pesquisador em Ciências da Computação é de R$ 7.408,35.

E citando os dois cargos que falamos acima, um cientista de dados recebe, segundo o site Glassdoor, um salário médio de R$ 8.500 no Brasil.

Escolhendo um curso de Ciências da Computação

Agora que você já sabe os principais pontos sobre o curso de Ciências da Computação, é hora de escolher o melhor curso para a sua formação. Sabemos que essa pode não ser uma escolha fácil, não é mesmo?

Além disso, é de grande responsabilidade escolher um bom curso. Afinal, esse é o começo da sua trajetória de qualificação e quanto melhor ele for, maiores as chances de conseguir uma boa oportunidade no futuro.

Mas o que deve ser considerado nessa escolha? Alguns pontos que você deve observar na instituição escolhida são:

  • grade curricular atualizada: essa é uma área que evolui muito rapidamente, seja no que diz respeito a novas tecnologias, seja na necessidade de incluir novas disciplinas. Por isso, ter uma grade curricular atualizada é fundamental neste contexto, para evitar que seu conhecimento sobre a área seja defasado;
  • profissionais experientes no mercado de Ciências da Computação: outro ponto importante a ser considerado é se o corpo docente é feito com profissionais experientes do mercado de Ciências da Computação. Hoje um bom curso tem professores que passaram pelas principais empresas do mercado, inclusive, por big techs importantes atuais;
  • trilhas de aprendizado: é importante ir além dos conteúdos das disciplinas e, também, ter a oportunidade de avançar em áreas nas quais você queira se especializar. As trilhas de aprendizado podem ser muito interessantes nisso e ter esse conteúdo extra poderá ser muito importante para sua formação;
  • tradição no mercado: busque instituições que já tenham uma ampla experiência na formação de profissionais e que tenham confiança do mercado. Isso ajudará a fortalecer ainda mais o seu currículo e conquistar boas oportunidades no futuro.

Alternativas ao curso de Ciências da Computação

Para os profissionais que desejam uma formação completa, abrangente e que possa abrir diversos campos de atuação, o curso de Ciências da Computação pode ser uma ótima opção. Isso vale, principalmente, para quem quer trabalhar com tecnologia, mas ainda não sabe muito bem em qual lugar quer se encaixar.

Como você viu quando falamos sobre grade curricular, o curso abrange todos os pontos ligados com computação: do hardware ao software, da lógica de programação aos testes, da área prática a questões de gestão e gerenciamento de projetos, do básico até a possibilidade de iniciar projetos focados em desenvolvimento de Inteligência Artificial.

Por isso, ele precisa ser um curso de maior duração e que, ainda, poderá ser complementado com cursos de extensão, certificações e pós-graduação na área. Com isso, você se torna um profissional ainda mais completo.

Contudo, para aqueles que já têm muito bem definido o que querem e precisam (ou desejam) entrar mais rapidamente no mercado, há ainda a opção dos tecnólogos. Eles são focados para áreas mais específicas (por exemplo, desenvolvimento mobile) e possuem uma duração menor.

Enquanto o curso de Ciências da Computação dura 8 semestres, um tecnólogo dura, em média, entre 4 a 5 semestres (ou seja, entre 2 anos a 2 anos e meio). E você já sai preparado para poder resolver diversas demandas do mercado.

Mas lembre-se que esses são cursos mais bem-direcionados e você não terá uma visão ampla da área. Então, qual das opções é melhor: Ciências da Computação ou cursos específicos?

A resposta é: depende da sua necessidade e estratégia para entrar no mercado de trabalho. Se você quer algo mais abrangente, completo, que apresente toda a área e você possa decidir depois, aposte em Ciências da Computação.

Se quer algo mais ágil e direcionado, o tecnólogo pode ser uma ótima opção. Em todos os casos, escolhendo os melhores cursos, você sairá preparado para o mercado de trabalho.

Comece sua história com a tecnologia com a Academia Tech

Agora que você está por dentro de tudo sobre Ciências da Computação e, até mesmo, já conhece as alternativas para poder entrar mais rápido nesse mercado, é hora de dar um salto e investir na sua qualificação.

E quem melhor para estar do seu lado do que a Academia Tech, a hub de tecnologia da Anhanguera, não é mesmo? Por aqui você encontra tudo que precisa para mergulhar nessa área e, também, encontra as indicações para os melhores cursos de formação profissional.

Gostou do curso de Ciências da Computação? Então não deixe seu futuro esperando! Inscreva-se no vestibular online Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Como é a carreira em Ciências da Computação?

O profissional que forma em Ciências da Computação encontra uma ampla possibilidade de atuação no mercado, podendo atuar tanto dentro de empresas, como contratado, quanto também podendo ter o seu próprio negócio, empreendendo ou atuando como autônomo.

Além disso, o profissional formado em Ciências da Computação também pode atuar com pesquisa, seja para a iniciativa privada, seja fazendo parte de grupos de pesquisa em instituições públicas.

Quais as carreiras mais promissoras em Ciências da Computação?

Algumas carreiras que se destacam na área de Ciências da Computação são: desenvolvimento de software, desenvolvimento de app mobile, segurança da informação, cloud computing, inteligência artificial, internet das coisas, desenvolvimento de jogos, tester, entre outras.
Mas, de modo geral, todas as áreas relacionadas com Ciências da Computação possuem uma alta demanda no mercado atual e vale a pena investir em uma formação para atuar nessa área.

Por que cursar Ciências da Computação?

Em primeiro lugar, essa é uma área que ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade, orientada para inovação e pode ser bem interessante para desenvolver habilidades importantes. Segundo, há uma forte tendência de crescimento do mercado, que aponta para ótimas oportunidades nos próximos anos. Além disso, você poderá fazer parte das mudanças que estão revolucionando a área de tecnologia da informação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top