Conheça 5 exemplos de Inteligência Artificial e suas aplicações práticas!

cabeca ia

Você conhece os principais exemplos de Inteligência Artificial? E como eles já estão presentes na sua vida no atual momento? Isso pode indicar caminhos muito interessantes de atuação profissional no futuro.

Inteligência Artificial é um termo guarda-chuva para uma série de ferramentas e tecnologias que pretendem analisar informações e automatizar processos de forma semelhante a como a inteligência humana opera.

Conheça 5 exemplos de Inteligência Artificial a seguir e tire suas dúvidas!

1. Cirurgias robóticas

Um exemplo de Inteligência Artificial que vai revolucionar nosso futuro é a possibilidade de uso dela para a medicina. E as cirurgias robóticas já estão se tornando realidade.

Os robôs são supervisionados por humanos em caso de algum tipo de correção, mas o grau de precisão é alto. Além disso, é possível utilizar esse processo, até mesmo, para realização de telecirurgias e ter o suporte de cirurgiões especialistas em alguns casos, mas que não podem estar presentes no local.

cirurgia-robotica
A inteligência artificial está revolucionando a medicina. Um exemplo disso é a cirurgia robótica. Fonte: Shutterstock.

Em breve poderemos ter cirurgias sem intervenção humana, com alto grau de precisão e sem falhas. Para isso, vemos uma demanda de profissionais que ajudem no desenvolvimento de soluções de IA voltadas para medicina.

Mas não são apenas as cirurgias robóticas que utilizam a IA na área de medicina, sabia? Alguns exemplos de adoção dela na área de saúde são:

  • uso de sensores para identificação de parâmetros importantes para diagnósticos: por exemplo, o uso de aparelhos vestíveis para coletar informações e ajudar a identificar se um paciente possui problemas como hipertensão e arritmia;
  • uso de aparelhos vestíveis para monitoramento de saúde e acionar serviços de emergência: talvez você já tenha lido matérias falando sobre como o uso de smartwatch permitiu identificar problemas como quedas de idosos e infartos e possibilitou socorro precoce para pessoas que precisavam de ajuda em casos de saúde;
  • suporte ao diagnóstico: por meio de coletas de informações e avaliações delas, feitas por um algoritmo preparado para este fim, é possível encontrar padrões e ter um diagnóstico preciso e eficiente;
  • interpretação de imagens: alguns dispositivos hoje já conseguem reconhecer com maior precisão indícios de problemas de saúde em exames de imagem e oferecer laudos mais precisos. Por exemplo, um algoritmo consegue analisar imagens de radiografias para identificar casos de lesões osteoarticulares e promover um diagnóstico mais preciso.

2. Recomendações serviços de streaming

Sabe quando você abre o seu serviço de streaming e aparece sugestões de filmes e séries ou, naqueles de música, aquela playlist que é a sua cara? Isso é feito por meio de algoritmos preditivos que identificam quais são suas tendências e gostos.

Por exemplo, se você assiste muitos filmes de terror, provavelmente ele vai indicar outras produções do gênero que tenham características parecidas com os seus preferidos. E provavelmente você já notou que há um nível de acerto bem grande neste tipo de indicação, não é mesmo?

Quanto mais você utiliza o serviço, mais as ferramentas de IA conseguem utilizar os dados de acesso para aperfeiçoar as indicações. Isso ajuda você a conseguir escolher aquele conteúdo incrível para uma sessão cinema ou a playlist para o momento perfeito.

3. Soluções financeiras

Tanto para as instituições bancárias quanto para o usuário final, vemos o uso da Inteligência Artificial para aplicações financeiras funcionando de forma bem eficiente. Para os bancos, por exemplo, eles ajudam a calcular análises de crédito e risco dos clientes.

Com isso, a solução indica quais as chances de um cliente cumprir com o pagamento de empréstimos, créditos e financiamentos e já apontam se é possível, por exemplo, aumentar o limite do cartão de crédito ou conceder um empréstimo com juros menores. Isso oferece melhores condições para o cliente e resguarda a instituição.

Para o cliente, há soluções que apontam hoje, por exemplo, quais são as melhores possibilidades de investimento no dia, dando maior autonomia para pessoas que não tenham conhecimento alto de mercado financeiro. Com isso, ela consegue aplicar seu dinheiro da melhor forma, com segurança e vê-lo render.

4. Aplicativos de rotas

O uso de aplicativos que ajudam você a se orientar no dia a dia em relação às rotas também são exemplos de Inteligência Artificial que já fazem parte da sua rotina. Eles utilizam as informações coletadas por outros usuários que utilizam a mesma aplicação para identificar pontos de gargalos e indicar as melhores rotas.

gps
O cálculo da rota feito pelo GPS é um exemplo bastante prático de inteligência artificial no nosso dia a dia. Fonte: Shutterstock.

Com isso, você consegue ver se há presença de pontos com congestionamento e o próprio aplicativo sinaliza se há acidentes na via e qual o caminho com menor tempo para realizar o trajeto. Além disso, caso você erre uma saída, ele automaticamente recalcula a rota e mostra uma nova possibilidade de caminho.

Isso tudo é feito pelo uso de ferramentas de Inteligência Artificial alinhadas com dados de outros usuários e informações oferecidas por GPS.

5. Casas inteligentes

Uma dos exemplos de inteligência artificial que talvez você já utilize no seu dia a dia são as casas inteligentes. Aqui a Inteligência Artificial está alinhada com a Internet das Coisas e tende a ter um maior desenvolvimento nos próximos anos.

Por exemplo, sabe quando você chega em casa e pede seu assistente de voz para acender as luzes? Isso já é um exemplo de adoção da inteligência artificial. O assistente reconhece o comando por meio de tecnologias de IA e realiza o acionamento automatizado da iluminação da sua casa.

casa-automatizada
A inteligência artificial aliada à Internet das Coisas consegue automatizar diversos comandos dentro de uma casa. Fonte: Shutterstock.

Outras possibilidades de uso da Inteligência Artificial para casas inteligentes são:

  • sensores de movimento para iluminação;
  • sensores de movimento para portões, ajudando a alertar as autoridades em caso de invasão;
  • acionar eletrodomésticos por voz (por meio de assistente de voz);
  • reposição automatizada de itens na geladeira (geladeiras inteligentes que agendam compras de reposição, entre outras.

Aprenda sobre Inteligência Artificial com a ajuda da Academia Tech

A Inteligência Artificial é uma das áreas com maior crescimento em TI atualmente e será uma das mais importantes no futuro. Por isso, você precisa se profissionalizar o quanto antes se quiser entrar nesse mercado.

Conte, para isso, com o melhor hub de cursos de tecnologia, a Academia Tech. Aqui você encontra todas as informações necessárias para começar sua trajetória na área de tecnologia. Conheça o Academia Tech da Anhanguera e comece sua carreira em tecnologia!

Perguntas Frequentes

Como surgiu a Inteligência Artificial?

O surgimento da Inteligência Artificial data da década de 1950, quando o primeiro laboratório de inteligência artificial foi criado, na Universidade de Carnegie Mellon.

O termo em si surgiu na conferência de Dartmouth, com a ideia de poder desenvolver máquinas que fossem inteligentes tal como os humanos.

Quais são os pilares da Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial tem como pilares a integridade(necessidade de que não ocorram alterações nos inputs) e explicabilidade (transparência no uso da tecnologia e dos processos de tomada de decisões).

Também são pilares os conceitos de equidade (sistemas precisam agir de forma ética) e resiliência (ter uma boa robustez técnica).

Quais são os pontos positivos no uso da Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial ajuda no aumento dos processos de automação, redução de custos, promove resolução mais ágil de problemas, ajuda a potencializar estratégias e reduz erros humanos.

A Inteligência Artificial traz muitos benefícios para o cotidiano, para o uso organizacional e para os profissionais de TI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima