Saiba o que é Engenharia de Requisitos e como atuar nessa área!

notebook

Já ouviu falar sobre a Engenharia de Requisitos de Software? Essa é uma área vital para os processos de desenvolvimento de soluções na área de TI e tem sido um profissional bastante requisitado na atual conjuntura.

Sua atividade é cercada de responsabilidades e pode ser uma ótima oportunidade de trabalho para aqueles que estão em busca de uma vaga na área de tecnologia e é uma pessoa com perfil meticuloso e detalhista.

Confira a seguir tudo que precisa saber sobre Engenharia de Requisitos e veja se essa é uma possibilidade interessante para você.

O que é Engenharia de Requisitos?

A Engenharia de Requisitos é uma área responsável por realizar o levantamento, definição, documentação e manutenção dos requisitos necessários para que um software ou aplicação possa rodar sem maiores problemas, dentro de um projeto de Engenharia de Software.

mulher
Engenharia de Requisitos é o processo de identificar, documentar e gerenciar as necessidades e especificações de um projeto de desenvolvimento de software. Fonte: Shutterestock.

Ok, mas o que são “requisitos”? Normalmente uma primeira definição fala sobre uma característica que pode ser apresentada em um sistema ou, então, a descrição de uma funcionalidade ou restrições presentes em um sistema.

Também pode ser definida como a condição ou capacidade que precisa ser atingida para que um sistema atinja as especificações definidas no contrato com o cliente.

Quais as funções de um Engenheiro de Requisitos?

A Engenharia de Requisitos possui funções essenciais para o funcionamento de um projeto na área de Engenharia de Software. Vamos conhecer algumas das principais a seguir.

Compreensão das necessidades do usuário

Uma das principais funções do Engenheiro de Requisitos é compreender o que o cliente necessita, quais são suas demandas e dores e o que é necessário para solucioná-la, dentro do que está sendo proposto.

pessoas
O Engenheiro de Requisitos desempenha um papel crucial ao compreender as necessidades do cliente. Fonte: Shutterstock.

Muitas vezes, alguns projetos pensam naquele famoso ditado “dar um tiro de canhão para matar uma formiguinha”. O Engenheiro de Requisitos identificará essa supervalorização da demanda e poderá indicar, em sua avaliação, uma simplificação para conseguir direcionar melhor os esforços para atender, de fato, a demanda do cliente.

Validação das especificações

Quando o Engenheiro de Software define as especificações de uma solução, é papel do Engenheiro de Requisitos analisar se, de fato, elas estão corretas para o tipo de solução a ser desenhada, tornando-se uma espécie de verificador, para identificar se não há qualquer tipo de falha no levantamento.

Além disso, ele valida se todas as especificações determinadas no projeto inicial foram aplicadas no que foi desenvolvido, realizando uma gerência completa e abrangente deles em todas as etapas do fluxo de trabalho.

Avaliação de viabilidade

Outra função importante do profissional que atua como Engenheiro de Requisitos é identificar a viabilidade de um projeto. Isso porque, muitas vezes, da forma como ele foi proposto, não é possível realizar, de fato.

Neste caso, o Engenheiro de Requisitos pode selecionar quais são as alterações necessárias ou, então, indicar que, realmente, dentro do proposto, é impossível a execução, por impossibilidade técnica. Com isso, economiza-se tempo e recursos para iniciar o desenvolvimento de algo não viável.

Documentação de requisitos

Se você não é da área de tecnologia, mas pretende fazer parte dela, ainda vai ouvir falar bastante sobre o termo “documentação”. Ele diz respeito aos registros realizados nas atividades, para que demais membros das equipes estejam cientes de cada fase e possam realizar suas atividades com maior segurança.

No que diz respeito aos requisitos para desenvolvimento, esse profissional deverá fazer a documentação completa da questão e, com isso, deixar esses pontos claros para os profissionais envolvidos.

Como atuar na área de Engenharia de Requisitos?

Achou interessante a possibilidade de atuação na Engenharia de Requisitos? Para quem está em busca de uma vaga na área de tecnologia, essa pode ser uma ótima opção de carreira. Mas o que é preciso para entrar nessa área?

Em primeiro lugar, é preciso encontrar uma formação alinhada com os pressupostos da Engenharia, que ajudará a dar uma perspectiva alinhada com planejamento e elaboração de projetos. E o curso mais próximo a essa atividade dentro das formações voltadas para tecnologia é a Engenharia de Software e a Engenharia da Computação em sequência.

documentos
Adquirir conhecimentos em análise de sistemas e habilidades de comunicação são essenciais para atuar na Engenharia de Requisitos. Fonte: Shutterstock.

Em uma segunda etapa, dedique-se para os cursos de especialização. Eles serão fundamentais para ajudá-lo a entender melhor sobre a área de requisitos e atender as demandas dessa área.

Lembre-se que, em TI, o aprendizado é contínuo, então saiba que os cursos de especialização sempre farão parte das suas rotinas nessa área, ok?

Entre na área de Engenharia de Requisitos com a Anhanguera!

Para quem está em busca de uma posição na área de tecnologia, conhecer mais sobre o que é a Engenharia de Requisitos pode ser uma ótima oportunidade para começar uma jornada na área tech. E, para isso, conte com a melhor formação do mercado junto com a Anhanguera.

Conte com um curso com currículo atualizado, um corpo docente experiente na área e com o Canal Conecta, que o ajudará a encontrar as primeiras oportunidades de estágio e emprego na área.

Faça já sua inscrição em Engenharia de Software ou em um de nossos cursos voltados para tecnologia e mude já o rumo da sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima