Alguns cursos da área de tecnologia podem parecer bastante semelhantes e deixar muitos estudantes em dúvida sobre qual é a melhor opção. Dois deles são Engenharia de Software e Ciências da Computação.
Ainda que tenham algumas similaridades, conhecer o perfil de cada um deles ajuda a fazer a melhor escolha para sua formação e arrasar no mercado de trabalho!
Afinal, qual deles será o primeiro passo em sua jornada rumo ao sucesso: Engenharia de Software ou Ciências da Computação? Vem com a gente e conheça mais sobre as diferenças entre cada um deles.
Como é o curso de Engenharia de Software?
O curso de Engenharia de Software é uma formação na área de computação e tecnologia, que prepara o futuro profissional para atuar com o planejamento técnico, criação e estruturação de sistemas e soluções.
Como é o curso de Ciências da Computação?
O curso de Ciências da Computação é uma formação também na área de computação e tecnologia. Ele prepara o aluno para conhecer todos os principais os fundamentos da área de computação, tanto no que diz respeito a software quanto hardware.
Diferenças entre os cursos de Engenharia de Software e Ciências da Computação
Apesar das semelhanças, os dois cursos possuem abordagens e direcionamentos que podem ser bem diferentes um do outro. Para isso, separamos as principais diferenças entre eles a seguir.
Tempo de duração
Os dois cursos são considerados bacharelados tradicionais. Porém, possuem tempos de duração diferentes:
- Engenharia de Software: possui duração de 10 semestres (5 anos);
- Ciências da Computação: possui duração de 8 semestres (4 anos).
Direcionamento do curso
Também podemos falar sobre as diferenças relacionadas ao direcionamento do curso, principalmente, sobre quais são mais abrangentes ou mais restritos no que diz respeito à computação como um todo.
Nesse ponto, as diferenças são:
- Engenharia de Software: o estudante terá conhecimento sim sobre questões relacionadas a hardware, mas o foco principal será na área de software, em busca de eficiência operacional.
- Ciências da Computação: em comparação com o anterior, o curso de Ciências da Computação mergulha mais, também, nas questões relacionadas com hardware. Assim, possibilita que, futuramente, você possa trabalhar nas áreas que envolvem essas questões, como a robótica, por exemplo.
Abordagem sobre software
As abordagens dos cursos no que diz respeito especificamente a área de software também possuem algumas diferenças. E isso pode influenciar também na hora de tomar a sua decisão. São elas:
- Engenharia de Software: está mais intimamente ligada aos processos de desenvolvimento do que a codificação em si. O aluno aprenderá a como obter maior eficiência nos processos de desenvolvimento, como o uso de metodologias ágeis, gerenciamento de times, ciclo de vida, monitoramento e mais;
- Ciências da Computação: foca mais na ação de codar e desenvolver softwares, na prática, passando pelo conhecimento de linguagens de programação, sistemas operacionais, compiladores, testes, entre outros.
Grade curricular
A estrutura do curso também possui diferenças. Confira a seguir:
- Engenharia de Software: por ser uma engenharia, é formada por um ciclo básico, no qual o aluno aprenderá, nos seus dois primeiros anos, as disciplinas compõem, tradicionalmente, os cursos de engenharia (cálculo, álgebra, física, entre outros). Elas serão fundamentais para apresentar o conhecimento que dará base para o que será aprendido no ciclo específico, aí sim focado para Engenharia de Software;
- Ciências da Computação: a grade curricular do curso é mais direcionada, desde o começo, para área de computação e tecnologia. Nela, o aluno será preparado para dominar conceitos básicos (algoritmos, lógica de programação, sistemas operacionais, entre outros). Com o avanço no curso, ele aprenderá mais sobre hardware, desenvolvimento de soluções, inteligência artificial e mais.
Perfil para cada curso
Com esses pontos, já é possível ter um norte se esse é o curso que está mais alinhado com suas expectativas para a carreira. Mas se ainda tem alguma dúvida, conhecer o perfil mais alinhado com cada curso ajudará ainda mais a tomar essa decisão com maior segurança.
Então vem com a gente acompanhar mais essa informação imperdível sobre as diferenças entre os cursos de Engenharia de Software e Ciências da Computação.
Perfil do estudante de Engenharia de Software
O estudante que entra no curso de Engenharia de Software é alguém motivado por processos, ou seja, quais são as etapas que acontecem para que uma solução seja desenvolvida, desde sua concepção até a entrega para o cliente ou que ele seja disponibilizado para o público.
Mas, além disso, são pessoas interessadas em gerenciamento e eficácia. Isso porque uma das principais atividades de quem trabalha na área de Engenharia de Software é, justamente, conseguir encontrar processos de produção que sejam mais ágeis, eficientes e com menos gargalos.
Também deve ser uma pessoa de perfil analítico e meticuloso, já que também está envolvido com conduzir revisões, realizar testes de segurança e projetar a avaliação de qualidade das operações realizadas.
Perfil do estudante de Ciências da Computação
O perfil do estudante de Ciências da Computação é voltado para profissionais criativos, que gostam de processos de inovação e querem atuar com produção de soluções para diferentes contextos e sistemas operacionais, bem como também atuar com desenvolvimento de hardware, em conjunto com outros profissionais da área.
Também é um perfil de quem gosta de ter um campo aberto de possibilidades de atuação, já que tende a ser um curso mais generalista. E, também, para quem
Conte com a melhor formação para começar sua carreira com sucesso!
Seja com a Engenharia de Software ou Ciências da Computação, ambas as formações poderão preparar você para as tendências do futuro. E, para isso, é importante ter uma formação que torne você o melhor profissional, independentemente da sua escolha.
Com a Anhanguera, você conta com professores altamente qualificados e experientes em ambas as áreas. Além disso, terá um currículo atualizado com os principais temas e tendências do mercado atual.
Faça sua inscrição em um de nossos cursos e domine o mercado – seja com a formação de Engenharia de Software ou Ciências da Computação!
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.