Inteligência artificial no RH: Veja como a IA está mudando a gestão de pessoas!

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A Inteligência Artificial não é mais algo para o futuro: ele é o presente. Hoje as empresas já adotam muitas soluções para diferentes áreas, e que estão mudando as formas de trabalho. E uma das primeiras que passaram por profundas transformações foi a de Recursos Humanos (RH).

Afinal, essa área é estratégica: se os colaboradores estiverem insatisfeitos e desmotivados, o negócio como um todo desanda. E falhas no RH não podem acontecer. A IA tem sido uma grande aliada para proporcionar uma maior eficiência nesta atividade.

A seguir, veja como a Inteligência Artificial no RH está mudando a gestão de pessoas e veja como pode ser vantajoso pensar em criar soluções para essa área.

Seleção de currículos

Um primeiro ponto que a Inteligência Artificial no RH está mudando a gestão de pessoas começa justamente pelo recrutamento e seleção. Afinal, quem se encaixa, de fato, no fit cultural da empresa?

Uma análise manual pode ter falhas e, com isso, deixar bons nomes de fora do processo seletivo ou aprovar pessoas que não estejam alinhadas com o negócio. Mas não é só isso.

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A Inteligência Artificial no RH está otimizando a seleção de currículos. Fonte: Shutterstock.

Afinal, muitos processos seletivos podem ter, até mesmo, centenas de candidatos e a análise manual estende demais o processo, atrasando a contratação. A IA na gestão de pessoas ajuda, justamente, nessa questão.

O sistema consegue “ler” os pontos existentes no currículo e analisar quais deles estão mais alinhados com o perfil necessário para vaga e selecionar apenas aqueles que atendem às demandas. E, com isso, o processo fica mais ágil e eficiente.

Análise de clima organizacional

Outra forma de realizar uma boa gestão de pessoas com o auxílio da IA é realizar uma análise de clima organizacional por meio de algoritmos de Machine Learning.

A partir de um conjunto completo de dados (como pesquisas, formulários, produtividade de funcionários individuais e times, índices de satisfação, entre outros), a solução consegue fazer um cálculo que evidencie qual é o clima organizacional atual.

Com isso, o profissional de RH consegue ter o acompanhamento constante e realizar avaliações e mudanças quando há algum ambiente de crise. Por exemplo, é possível perceber quando um conflito imediato impacta severamente o clima organizacional e realizar ações imediatas para resolver a situação antes que o quadro piore.

Análise de aprendizagem em treinamentos

Outra função do RH é realizar treinamentos periódicos para proporcionar maior alinhamento aos princípios e modos de fazer da empresa. Por exemplo, pode ser que um profissional entre em uma empresa sem conhecimento sobre uma solução utilizada pela empresa.

O treinamento ajuda para que o profissional saiba como lidar com ele e garantir maior produtividade no dia a dia e reduzir falhas. E quem é responsável por gerenciar isso é o profissional de RH!

Outras formas de treinamento dizem respeito, por exemplo, sobre questões relacionadas com os princípios, valores e dinâmicas da empresa. Um curso de combate a assédio moral e comunicação não-violenta, por exemplo, entra nesse rol.

Ao final do treinamento, é preciso identificar se o colaborador realmente aprendeu o que foi ensinado. As soluções de IA permitem criar testes mais eficientes e que possam ser melhor direcionados sobre essas questões.

Ao final, com o resultado, a própria solução pode indicar quais são os pontos necessários a serem revistos no treinamento e otimizar o resultado para o colaborador.

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A Inteligência Artificial no RH está aprimorando a análise de aprendizagem em treinamentos. Fonte: Shutterstock.

Atendimento ao colaborador

O gestor de RH tem diversas demandas no dia a dia, que podem sobrecarregá-lo de questões importantes, como o atendimento ao colaborador em caso de problemas. Por exemplo, ele pode querer saber como enviar uma documentação de atestado médico para justificar uma falta.

Antes da adesão da IA, os profissionais poderiam ficar sufocados entre diferentes atividades e não conseguir dar atenção o suficiente. Com soluções baseadas em chatbot (que contam com ferramentas de Inteligência Artificial), é possível resolver isso.

O especialista em IA pode treinar a solução para proporcionar autoatendimento para os colaboradores e eles conseguirem tirar suas dúvidas sem a necessidade de ter o contato direto com o profissional de RH.

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A Inteligência Artificial no RH está melhorando o atendimento aos colaboradores. Fonte: Shutterstock.

Neste caso, ele pode ter respostas já pré-programadas na solução e, assim, até mesmo fora do horário comercial, conseguir solucionar dúvidas e questões. E caso não seja possível solucionar a dúvida da pessoa, o próprio sistema já encaminha o contato para o profissional de RH responsável.

Automação de processos

Diversos processos no setor de Recursos Humanos são repetitivos e podem demandar um tempo considerável para sua realização. Ao mesmo tempo, caso o profissional de RH falhe, prejuízos graves podem acontecer.

Quer ver um exemplo de algo que faz parte da rotina da área e que pode ser automatizado por meio de soluções de Inteligência Artificial? O lançamento de folha de pagamento, calculando horas extras e retirando valores de faltas não-justificadas fazem parte disso.

Na data estipulada, o sistema pode realizar o lançamento das informações automaticamente, podendo ser apenas validado ao final por ação humana ou, ainda, ser totalmente automatizado. Com isso, os profissionais podem se dedicar a outras questões importantes para a gestão de pessoas.

Há diversas outras funções que as soluções de IA desenvolvidas para o setor de RH podem contribuir. São elas:

  • envio de comunicados e informações para colaboradores;
  • agendamento de treinamentos;
  • acompanhamento do processo de onboarding na empresa;
  • análise de perfil comportamental, entre outros.

Por isso, profissionais especializados em IA podem alavancar sua carreira criando uma solução que poderá ser utilizada para automação de processos. Por exemplo, há a possibilidade de criar uma startup que ofereça um SaaS para o setor de RH.

Veja também: E aí? Gostou do post sobre a IA na gestão de pessoas? Então assista também ao vídeo que preparamos sobre o curso de Gestão de RH da Anhanguera!

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Não só no RH, mas para diversas outras áreas, a Inteligência Artificial está sendo cada vez mais utilizada nos negócios. Por isso, profissionais especialistas terão ótimas oportunidades para conseguir maior sucesso e conquistar uma vaga rapidamente – e com ótima remuneração.

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Perguntas Frequentes

Por que usar Inteligência Artificial na área de Recursos Humanos?

A área de Recursos Humanos é estratégica para a gestão de pessoas nas empresas. Alguns dos benefícios do uso da Inteligência Artificial nessa área são:

1. agilizar processos;

2. ter dimensão da situação atual na área de Recursos Humanos;

3. poder contornar cenários de crise;

4. agilizar processos burocráticos (como questões ligadas com a folha de pagamento).

Como empreender na área de Recursos Humanos utilizando IA?

Um profissional de Tecnologia da Informação pode criar uma empresa que forneça soluções de Softwares as a Service (SaaS) para o setor de RH, trazendo diferenciais importantes que ainda não são contemplados no mercado.

Para isso, é importante conhecer noções importantes de Tecnologia da Informação, conhecer a realidade do setor e, assim, saber identificar dores e questões importantes para seus futuros clientes.

Como a tecnologia ajuda no RH?

A tecnologia hoje já está bastante presente na área de RH e ajuda em diversos processos internos, permitindo ajudar as rotinas dos gestores. Os softwares permitem, portanto, ter um monitoramento mais ativo das atividades de RH e proporcionar maior precisão nas atividades e evitar falhas.
Além disso, é possível automatizar processos importantes e garantir que os profissionais possam atuar em questões mais analíticas, deixando as questões técnicas para as soluções.

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