Uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) envolvendo 350 executivos de tecnologia em cinco países, incluindo os Estados Unidos e o Brasil, revelou que a Inteligência Artificial (IA) será a área de maior destaque na tecnologia em 2024.
A pesquisa teve como objetivo analisar as tendências tecnológicas previstas para 2024. Os resultados indicaram que 65% dos entrevistados, incluindo 350 CTOs (Chief Technology Officer), CIOs (Chief Information Officer) e diretores de Tecnologia da Informação nos Estados Unidos, Reino Unido, China, Índia e Brasil, acreditam que a Inteligência Artificial generativa continuará a dominar o cenário tecnológico no próximo ano.
De acordo com os entrevistados, as telecomunicações serão o setor mais impactado pelas inovações. Além disso, 44% dos entrevistados preveem que o 6G se tornará um padrão nos próximos 3 a 5 anos. A computação quântica também receberá maior atenção em 2024 devido ao seu significativo poder de processamento, estimado em um trilhão de vezes superior ao dos supercomputadores mais avançados de hoje, e suas aplicações em criptografia e segurança pós-quântica.
Perspectivas para o próximo ano
Quando se trata das principais aplicações previstas para a Inteligência Artificial, os entrevistados destacaram uma variedade de áreas de impacto. Entre elas, 54% mencionaram a identificação e prevenção de vulnerabilidades de cibersegurança como um foco significativo. Além disso, 42% apontaram para o aumento da eficiência na cadeia de suprimentos e a automação de armazéns como áreas-chave de aplicação da IA. Outros 38% indicaram o auxílio e a aceleração do desenvolvimento de software, bem como a automação do atendimento ao cliente, como aspectos cruciais.
Além dessas áreas, houve menções adicionais, incluindo a automatização do atendimento ao cliente, a agilização do processo de seleção de candidatos, a aceleração do mapeamento de doenças e a automação das fontes de energia em serviços públicos.
Além das aplicações, 41% dos entrevistados acreditam que a IA terá um impacto positivo no mercado de trabalho, prevendo um aumento na porcentagem de empregos na faixa de 26% a 50% até 2024.
Com informações do Olhar Digital | Créditos da Imagem: Freepik
💻Leia também:
- Humane lança AI Pin, aparelho com inteligência artificial que promete reduzir interação com as telas
- Busca do Google inicia testes com respostas geradas por Inteligência Artificial (IA)
- Conheça 6 exemplos do uso de inteligência artificial na indústria!
Jornalista e UX Writer com 9 anos de carreira, apaixonada por tecnologia e Inteligência Artificial. Escreve sobre inovação para tornar conceitos complexos acessíveis e interessantes para todos e ainda, informar as últimas inovações da área de forma prática e fácil. /Acompanhe mais no LinkedIn.