Faculdade de Marketing Digital vale a pena? Saiba como está o mercado e o perfil desse profissional!

Você provavelmente conhece alguém que atua com Marketing Digital, não é mesmo? Dificilmente alguém não tem um amigo ou familiar que atua na área. E a razão é: essa é uma área com muito destaque no mercado atualmente.

Ao decidir por uma carreira, essa pode ser uma área que chame sua atenção, principalmente por conhecer tantas pessoas que estão imersas nesse mercado. Se você não sabe se a Faculdade de Marketing Digital vale a pena, vem com a gente!

Vamos apresentar a seguir mais sobre o perfil profissional de quem atua com Marketing Digital, o mercado e todas as informações necessárias para decidir sobre o assunto. Boa leitura!

A Faculdade de Marketing Digital vale a pena?

Sim! O Marketing Digital atualmente ocupa um papel vital em qualquer negócio, ajudando a proporcionar não só uma presença digital de qualidade, mas, também, potencializar os resultados da empesa. E, por isso, especialistas estão cada vez mais sendo requisitados.

Sim, se você busca dominar estratégias digitais para impulsionar negócios online, a Faculdade de Marketing Digital pode ser uma excelente escolha. Fonte: Shutterstock.

Se você deseja fazer a diferença na forma como as empresas se conectam com o público no universo online e adora um ambiente desafiador e de constante inovação, essa qualificação fará toda a diferença em sua jornada.

Perfil profissional do especialista em Marketing Digital

O Marketing Digital é uma área versátil, com um rol enorme de possibilidades de atuação. Para cada uma das possibilidades, você pode encontrar um perfil profissional mais alinhado com ela. Isso garante que tenha espaço para todo mundo nesse mercado.

Mas há algumas habilidades que costumam aparecer mais nas diferentes atuações nesse campo. Conheça as principais a seguir.

  • Paixão por tecnologia e inovação: para pensar nas melhores campanhas e estratégias para o ambiente digital, o profissional deve conhecer as potencialidades de cada meio ou novo canal. Isso permitirá antecipar tendências e sair a frente de concorrentes no mercado.
  • Criatividade: nesse ambiente, conseguir sair do básico e surpreender seu público é uma questão de sobrevivência. Aqueles que conseguem pensar em estratégias inovadoras conseguem se sobressair e ter novas oportunidades no mercado.
  • Boa capacidade de comunicação: além de saber se comunicar bem com o público, é preciso ter consciência das linguagens utilizadas em cada canal e para cada público-alvo. E vale, também, para as interações com lideranças, clientes e outros agentes envolvidos nas campanhas.
  • Boa capacidade de escuta: uma boa campanha online só pode ter sucesso se o profissional de marketing digital for capaz de ouvir o que a audiência tem a dizer. Isso vale, principalmente, para gerenciamento de crise (por exemplo, ao monitorar reclamações sobre um produto ou serviço).
  • Ser analítico: as estratégias de marketing digital funcionam porque esse ambiente permite um acompanhamento mais eficaz das métricas. Por isso, esse profissional deve ser capaz de fazer o monitoramento constante e saber indicar o que as informações estão apresentando, utilizando-as de forma estratégica.
  • Empatia e conexão com o consumidor: um bom especialista em Marketing Digital só pode atuar de forma eficiente caso ele consiga se colocar no lugar do público, entendendo suas dores e demandas. Isso vale tanto na criação de peças, estratégias e ações quanto, também, na solução de problemas.
Estrategista digital: o especialista em Marketing Digital é ágil, analítico e inovador, dominando plataformas online para impulsionar marcas e negócios. Fonte: Shutterstock.

Lembre-se que todas essas habilidades podem ser desenvolvidas ao longo da sua formação, ajudando para que você chegue preparado para o mercado de trabalho. Então, não se assuste se não é forte em algumas dessas habilidades: isso pode ser adaptado ao longo da jornada.

Atuação no mercado de trabalho

A Faculdade de Marketing Digital poderá abrir muitas portas para diferentes possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Isso porque essa é uma área que contempla muitas funções diferentes.

Estão entre as principais delas:

  • Gestor de Marketing Digital: a liderança responsável por gerenciar os diferentes times na área, supervisionando campanhas e garantindo maior sinergia entre as diferentes frentes trabalhadas (redes sociais, inbound, tráfego pago, marketing de influência, SEO, entre outras).
  • Social Media: atua criando e gerenciando a presença da marca nas redes sociais. Verifica quais delas fazem sentido para a empresa trabalhar e define todas as estratégias necessárias para alcançar os objetivos propostos.
  • Analista de Dados de Marketing Digital: é o responsável por acompanhar, analisar e apresentar os resultados de desempenho das campanhas online.
  • Especialista em SEO: atua otimizando sites para melhorarem seu posicionamento nos mecanismos de busca de forma orgânica e facilitar para serem encontrados pelos potenciais clientes.
  • Gestor de conteúdo: define estratégias e gerencia os responsáveis pela criação e publicação de conteúdo digital relevante, em diferentes formatos (blog, vídeos no YouTube, redes sociais, entre outros).
  • Gestor de marketing de influência: atualmente os influenciadores digitais estão muito presentes nas rotinas de muitas pessoas e podem impactar as tomadas de decisões delas. O gestor de marketing de influência atua identificando como trabalhar isso de forma estratégica e positiva para a empresa.
  • Gestor de tráfego pago: responsável pela criação e gerenciamento de ações de anúncios em diferentes plataformas e sites (Google Ads, Social Ads, entre outros), para que o site possa ser visualizado por quem esteja interessado em determinados temas.

Mercado de trabalho atual e tendências futuras

Sabe o porquê você conhece tantas pessoas que atuam no Marketing Digital? Porque essa é uma área que está tendo investimentos crescentes nos últimos anos. Para ter dimensão, 94% das empresas brasileiras escolhem essas ações como estratégia de crescimento.

O mercado de trabalho está cada vez mais digitalizado, com demanda crescente por habilidades em tecnologia, análise de dados e inovação. Fonte: Shutterstock.

Hoje dificilmente um negócio consegue sobreviver sem uma forte presença digital. É papel do especialista em marketing digital gerenciar essa questão e garantir que elas não serão esquecidas pelo público.

E, claro, o salário também é um ponto atrativo. Segundo o Glassdoor, um especialista em marketing digital pode ganhar entre R$ 11.281 a R$ 24.874 (os valores podem variar ao longo do tempo).

Mergulhe no mundo do Marketing Digital com a Anhanguera

A Faculdade de Marketing Digital vale a pena, pois poderá prepará-lo para um constante aumento na demanda de profissionais capazes de estarem conectados com as principais tendências do momento.

A Anhanguera está aqui para apoiar sua jornada educacional e prepará-lo para o mercado de trabalho, que está em constante transformação. Seja no Marketing Digital ou outras áreas de tecnologia, estaremos ao seu lado em toda sua formação.

Faça sua inscrição na Faculdade de Marketing Digital e conquiste uma carreira de sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima