Conheça 6 exemplos do uso de inteligência artificial na indústria!

ia capa

Além de estar presente em contextos mais casuais, a Inteligência Artificial também está presente em vários segmentos da indústria. A inserção dela só aumentou com o passar do tempo e hoje é bem difícil imaginar esse segmento da sociedade sem a ajuda dela. 

Mas você sabe onde a Inteligência Artificial se insere na indústria? Neste texto, você vai conhecer 6 exemplos de usos dessa tecnologia. Siga a leitura! 

1. Análise de dados

A nível de indústria, há um volume de dados que pode parecer inconcebível por um momento. Soluções que envolvem Inteligência Artificial e Machine Learning são hoje requeridas para diversas áreas na indústria e, para falar a verdade, se tornaram essenciais. 

Isso porque os sistemas construídos com essas tecnologias conseguem manipular um alto volume de dados e facilitar o acesso à informação que eles trazem. Ou seja, para empresas de grande porte, como Amazon, Apple e Netflix, é crucial que existam sistemas inteligentes o suficiente para ajudar a vislumbrar o melhor caminho a seguir. 

2. Automação de processos

Você já deve ter visto alguma vez como um carro é montado. Humanos se revezam com robôs enormes e em um tempo hábil realizam o trabalho. Apesar de que algumas pessoas acreditem que num futuro próximo as máquinas vão substituir os humanos, isso não é tão verdadeiro assim

ia
A inteligência artificial impulsiona a automação de processos na indústria automotiva. Fonte: Shutterstock.

É verdade que sistemas que contam com Inteligência Artificial são muito mais eficientes quando se trata de raciocínio lógico e trabalho repetitivo. Em muitas indústrias, é uma economia de tempo ter processos automatizados, devido a eficiência. Entretanto, a presença humana existirá desde a parte de programação dos sistemas até a parte de manutenção e auxílio no decorrer do trabalho. 

3. Cibersegurança

Imagine duas empresas. Uma possui apenas 1 departamento, com 5 colaboradores e a outra possui 50 departamentos, com uma média de 15 colaboradores em cada um. Qual é a empresa que tem mais riscos de sobre um ataque e ter mais danos por causa disso? 

Você deve ter respondido a segunda alternativa. Hoje, por entender que quanto mais se cresce, mais problemas podem aparecer, as empresas estão cada vez mais empenhadas em adquirir soluções que as protejam de ataques cibernéticos

Com a ajuda da Inteligência Artificial, é possível tornar o funcionamento interno dos departamentos mais seguros e inclusive criar predições baseadas em experiências anteriores, a fim de evitar que algum ataque possa oferecer perigo real. 

4. Carros inteligentes

Por mais que isso não seja ainda tão comum nas nossas vidas, algumas empresas já investem nos carros inteligentes, veículos que dirigem sem um condutor, recebendo apenas instruções de rota.

carro ia
A inteligência artificial impulsiona a era dos carros inteligentes na indústria automobilística. Fonte: Shutterstock.

Em termos simples, estes carros são monitorados por sistemas, que usam Inteligência Artificial. De fato, há muito o que evoluir no assunto, porque ainda não se avançou o suficiente para ter certeza de que ainda neste ano os carros inteligentes vão começar a ser vistos com mais frequência nas ruas. 

Porém, num futuro bem próximo, nada impede que você saia de casa e o seu carro leve você até o lugar desejado, tudo isso sendo feito com alguns toques no celular no banco de trás do veículo.

5. Chatbots

Com a chegada do ChatGPT, o nível dos chatbots automaticamente começa a subir. Mas antes dele, estes assistentes inteligentes já contavam com Inteligência Artificial para atender os clientes e agilizar o processo para as empresas

Apesar de algumas opiniões defenderem que a interação humano-humano é muito melhor do que humano-máquina, muitas vezes não há pessoal suficiente para atender a demanda dos clientes de uma empresa. Por essa razão, desenvolver chatbots é uma saída viável, que gera eficiência e economia na indústria.

6. Manutenção preditiva

Quando você leu sobre cibersegurança nesse texto, se deparou com o termo predição. Isso quer dizer que, com um conjunto de dados, os sistemas possuem a capacidade de avaliar o que pode acontecer no futuro, com uma taxa considerável de precisão. 

grafico ia
A inteligência artificial revoluciona a manutenção preditiva na indústria. Fonte: Shutterstock.

Este tipo de conhecimento é utilizado para periodicamente existir manutenções, que contam com a ajuda da Inteligência Artificial para funcionar. Então, pense em um armazém, com máquinas trabalhando muitas horas por dia. De repente, uma delas falha e isso atrapalha a meta do dia. 

A manutenção preditiva teria o papel, neste caso, de evitar que essa falha ocorresse, identificando previamente os possíveis problemas, dando assim a chance de corrigir o problema antes de ocorrer. 

Agora é a sua vez!

Neste texto, você viu 6 exemplos de como a Inteligência Artificial pode ser usada na indústria. Entretanto, há muitos outros usos que não couberam neste texto. 

Por isso, sinta-se convidado a expandir seus conhecimentos visitando o hub de tecnologia Academia Tech, da Faculdade Anhanguera. Este é um lugar pensado para pessoas que respiram tecnologia e querem se aprofundar cada dia mais sobre assuntos como os que você acabou de ler. Confira!

Já pensou em uma formação tech? Te convidamos a conhecer os cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Machine Learning e Inteligência Artificial são a mesma coisa?

Machine Learning e Inteligência Artificial não são a mesma coisa. A Inteligência Artificial é, como o nome sugere, a capacidade de imitar o que o cérebro humano faz. Ela é uma área dentro da computação, que abrange outras áreas, como o Machine Learning. 

Por sua vez, o Machine Learning é um programa que possui a habilidade de aprender por conta própria, tendo como base a Inteligência Artificial para ajudar nesse processo.

Quantos ataques cibernéticos acontecem no Brasil?

De acordo com um relatório de 2022 da Fortinet, empresa especializada em cibersegurança, o Brasil sofreu pouco mais de 100 bilhões de tentativas de ataques neste ano, sendo superado apenas pelo México, que quase atingiu as 200 bilhões de tentativas. 

Por causa disso, várias empresas se preocupam a cada dia com soluções poderosas que possam combater qualquer dano ao seu funcionamento. 

Quais linguagens de programação utilizar na indústria?

Não existe uma resposta correta, porque tudo vai depender do objetivo em específico. Se sabe que do ponto de vista dos dados, Python é sem dúvida a linguagem de programação que mais cresce neste segmento. Quando se trata de sistemas, C++ é uma opção.

Porém, há linguagens como Javascript e Java que não ficam para trás e são requeridas na indústria, para serem implementadas em alguma parte dos seus sistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima