O que faz um Desenvolvedor Mobile? Veja suas atribuições

pessoas-olhando-celular-

O Desenvolvedor Mobile faz diversas funções importantes que ajudam no nosso dia a dia. Por exemplo, pegue seu smartphone ou tablet agora. Veja quantos aplicativos estão lá. Cada um deles foi desenvolvido por um time composto por esses profissionais.

Abra a loja de aplicativos do aparelho e veja quantos foram lançados recentemente. Isso mostra a força desse mercado atualmente. E, também, de como temos uma demanda crescente por especialistas que criem esses apps. Você pode ser um deles, sabia?

Se você pensa em entrar nessa área, é importante conhecer mais sobre as rotinas da profissão. E um dos pontos que você deve conhecer é quais são as atribuições do Desenvolvedor Mobile. Saiba mais a seguir.

Conheça as atribuições dos Desenvolvedores Mobile

Saber as funções de uma profissão que você deseja começar é fundamental para saber se essa é, de fato, a sua praia. Está curioso para saber mais sobre o assunto? Conheça as principais funções de um Desenvolvedor Mobile a seguir.

Traça os objetivos da aplicação

O Desenvolvedor Mobile compõe, junto com outros profissionais, o time que planeja os primeiros passos da aplicação. E uma etapa fundamental, na qual ele está envolvido, é traçar os objetivos que a solução deve atender.

Por exemplo, pense no Tinder, o aplicativo de paquera mais utilizado no Brasil e no mundo. O objetivo dele, quando foi concebido, era facilitar os processos de encontrar pessoas que tivessem interesse umas nas outras e que estivessem próximas uma das outras.

Isso ajudou a definir, por exemplo, o uso da geolocalização para facilitar este tipo de encontro. Assim, a pessoa consegue encontrar seus matches pertinho. E essa possibilidade passou a existir quando o objetivo foi definido previamente.

Levanta o perfil do público-alvo

Ainda que essa não seja uma etapa ligada diretamente com as atividades de desenvolvimento, esse profissional também faz levantamento dos principais dados sobre o público-alvo, pois isso também pode ajudar a refinar os objetivos traçados previamente.

Isso pode ajudar, também, a definir diferenciais do aplicativo mobile em relação a outros apps do mesmo tipo no mercado. Por exemplo, voltemos ao exemplo dos aplicativos de paquera. Um dos concorrentes do Tinder percebeu uma brecha de oportunidade ao identificar questões importantes relacionadas a uma das partes do público-alvo: as mulheres.

Muitas delas reclamavam do tipo de abordagem que recebiam. Pensando nisso, as criadoras do Bumble pensaram em uma nova estratégia. Nele, as mulheres precisam dar o primeiro passo, ou seja, elas ditam o tipo de interação que deverá ser feita logo de cara, como uma forma de minimizar desconfortos.

E isso foi possível, justamente, por conhecer – e conversar – bem com o público-alvo. Então, esse é um dos papéis do Desenvolvedor Mobile: interagir com quem vai realmente utilizar a solução para criar uma solução totalmente voltada para ele.

Esse tipo de interação é importante, principalmente, porque, muitas vezes, podemos ter uma visão equivocada do que poderia atender às demandas deles. Essas trocas permitem que os times possam saber, realmente, o que consegue superar as expectativas deles.

Faz o planejamento do aplicativo

O planejamento do app mobile é outra função da qual o desenvolvedor mobile faz parte. Você pode se perguntar: mas isso já não foi feito na definição do objetivo? Na verdade, não. Parte dela, mas não fica por aí.

Alguns pontos que fazem parte do planejamento são:

  • definição do orçamento: qual o budget disponível para o desenvolvimento? Esse é um ponto importante e que deve ser pensado logo de partida. Não adianta, por exemplo, considerar diversas funcionalidades, mas não ter orçamento para implementá-los;
  • lista de requisitos: defina tudo que precisa estar no aplicativo, ou seja, quais são as funções mínimas que precisam estar presentes na solução. Isso ajudará a orientar quais são as prioridades da solução;
  • o que o cliente espera da solução: mesmo que você esteja pensando no usuário final, é fundamental pensar, também, se ele cumpre as determinações que o solicitador do serviço quer. Afinal, se ele ficar satisfeito, poderá contratar seus serviços para mais projetos;
  • identifique os times necessários para conseguir fazer o app: fato é que uma pessoa sozinha não consegue criar um aplicativo mobile todo sozinho. No planejamento, a partir do dimensionamento do tamanho do app, é possível pensar em quantas pessoas precisam compor o squad para conseguir entregar a melhor solução para o cliente.
pessoa-design-celular-
O Desenvolvedor Mobile deve fazer o planejamento do que o aplicativo precisa, o que o cliente espera da solução e o que é necessário para fazer esse trabalho. Fonte: Shutterstock.

Levanta os requisitos necessários para que a aplicação seja desenvolvida

Agora estamos entrando nas questões mais técnicas que um Desenvolvedor Mobile faz. A partir da definição das funcionalidades, arquitetura e design da solução, o profissional deverá identificar quais são os requisitos necessários tanto para o desenvolvimento quanto, posteriormente, para que a solução rode quando estiver pronta.

Isso permite identificar, por exemplo, se ele poderá rodar nos principais dispositivos (e, portanto, se alcança, de fato, o público-alvo) ou se será uma solução mais pesada e que, portanto, dependerá de aparelhos com maior capacidade de recursos para que ele possa abrir.

Por exemplo, é muito comum que alguns jogos não rodem em todos os dispositivos. Isso porque a capacidade gráfica para que eles rodem adequadamente pode ser muito alta e os aparelhos de entrada não conseguem atender a alta necessidade de processamento.

Pensa em formatos para diferentes sistemas operacionais

Outra função que faz parte das rotinas dos Desenvolvedores Mobile é saber identificar quais são as adaptações necessárias para que as soluções possam rodar em diferentes sistemas operacionais. Hoje, por exemplo, temos três principais: Android, iOS e Windows Phone.

Cada um deles possui especificidades de linguagem que demandam atenção na hora de adaptar uma solução para outra. E em alguns casos, isso inclui, até mesmo, adaptar determinadas funcionalidades que não são possíveis em outros sistemas operacionais.

design-celular
O Desenvolvedor Mobile deve pensar e garantir que as soluções rodem em diferentes sistemas operacionais. Fonte: Shutterstock.

Por isso, o Desenvolvedor Mobile pode até mesmo se especializar em um Sistema Operacional específico (por exemplo, ser um Desenvolvedor Mobile Android), mas é importante ter um conhecimento, mesmo que básico, nos outros modelos. Isso será importante para orientar melhor o seu trabalho.

Desenvolvimento dos aplicativos

Sim, sabemos que é óbvio, mas não podemos deixar de citar a principal função desse profissional: criar aplicativos mobile. Ou seja, eles estão diretamente ligados com tornar o projeto realidade, fazendo todo o processo de codificação, evolução e acompanhar as equipes de teste.

Ele precisa estar atento, também, em relação às metodologias utilizadas para o desenvolvimento naquele time. Por exemplo, se o desenvolvimento do app é feito por meio do Scrum, ele passará por rodadas nas quais deverá ser apresentado o produto, até o momento, para o cliente.

A partir das reuniões, apontamentos, testes, sugestões de modificações, acréscimo e retirada de itens, o profissional orientará o seu trabalho de acordo com a metodologia escolhida para os times.

Realização de testes

Os testes são uma etapa fundamental na elaboração de qualquer app mobile e são fundamentais para a eficiência da solução. Eles podem ter tanto um papel operacional (ou seja, identificar problemas que podem ser corrigidos antes de ir para o público) quanto, também, para avaliar a aceitação do público.

O primeiro visa entender se as funcionalidades estão sendo bem realizadas e, caso contrário, identificar pontos de bugs, falhas e questões que podem influenciar, até mesmo, na segurança das informações. É por isso que, até mesmo, testes de intrusão são realizados.

Sabia disso? Pois é, esse é o Pentest. Ele é feito, justamente, para simular a ação de um cibercriminoso, fazendo todo o caminho que um hacker faria para ter acesso a dados sigilosos e vantagens no app mobile.

A partir disso, é possível identificar brechas que podem ser exploradas e pensar em estratégias para fortalecer a solução e evitar problemas em seu uso. E, também, evita problemas com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Já no segundo ponto, é feito o teste com usuários beta, que analisam o uso do aplicativo e identificam se realmente ele atende às necessidades, se tem falhas ou pontos que incomodam os usuários. A partir do feedback, pode-se pensar em implementar ou modificar funcionalidades, adequar design, entre outros pontos.

Realiza correções de vulnerabilidades e falhas

Pois é, além de criador, outro papel fundamental do Desenvolvedor Mobile é, também, resolver problemas – até mesmo aqueles que não foi ele mesmo quem criou, sabia disso?

Um profissional de Desenvolvimento Mobile pode ser contratado, justamente, para resolução de bugs, falhas e vulnerabilidades que foram encontrados, por exemplo, na fase de testes nos momentos anteriores. A partir disso, ele deverá atuar para corrigir o que foi identificado.

Esse é um papel muito importante e cada vez mais solicitado por empresas, principalmente aquelas que usam soluções mobile como seu core business. Ter um profissional de fora, ou seja, que não estava na etapa de criação inicial, poderá dar uma outra perspectiva para a questão.

Por isso, se você quiser, poderá se especializar, justamente, em ser um profissional focado para “solucionar pepinos” quando eles aparecerem, sendo uma espécie de consultor externo para esse tipo de situação. O que acha?

Cuida de questões de segurança

Um Desenvolvedor Mobile pode atuar, também, de forma a cuidar das questões de segurança de um aplicativo, estando dedicado continuamente a monitorar métricas, realizar testes de cibersegurança e identificar quais são as novas medidas que devem ser adotadas.

Afinal, novos protocolos e medidas são criados constantemente e o Desenvolvedor Mobile especializado em segurança poderá ser o responsável pela implementação deles em soluções já existentes.

Perfil do profissional de Desenvolvimento Mobile

Agora que você está ambientado sobre o que faz um Desenvolvedor Mobile, é hora de conhecer, também, qual o perfil que o profissional da área deve ter para poder desenvolver essas funções da melhor forma possível. Preparado para saber mais?

Perfil criativo

Um primeiro ponto importante é que um Desenvolvedor Mobile precisa ser um profissional criativo no dia a dia para poder gerar soluções novas e com um forte diferencial no mercado. Como você viu ao longo dos exemplos, boa parte das soluções que despontaram no mercado trouxeram, justamente, uma solução inovadora para um problema do público-alvo.

A criatividade é uma habilidade possível de ser trabalhada. Por isso, busque cursos que ajudem a pensar em soluções “fora da caixinha” para prepará-lo para essa questão.

Capacidade analítica

A criatividade precisa também estar alinhada com uma boa capacidade analítica, para identificar como adotar os recursos necessários para criar uma solução capaz de atender as demandas dos usuários. Ou, caso contrário, a ideia criativa pode não ter espaço para ser solucionada.

Essa também é outra habilidade que pode ser desenvolvida na capacitação e, também, treinando a habilidade de propor respostas para problemas clássicos.

menino-computador-
O Desenvolvedor Mobile deve ter uma boa capacidade analítica para atender as demandas dos usuários. Fonte: Shutterstock.

Organização

Desenvolvedores Mobile que não sejam organizados podem perder grande espaço no mercado. Principalmente por trabalharem em equipe e, normalmente, com metodologias ágeis, se uma das pessoas falhar na organização no dia a dia, poderá comprometer o resultado como um todo.

Por isso, conte com ferramentas que ajudem a organizar o seu dia a dia. Por exemplo, organizadores baseados em Kanban (como o Trello) permitem um melhor gerenciamento das tarefas do dia a dia e evitar atrasos nas suas funções.

Autonomia

Os Desenvolvedores Mobile são profissionais que, muitas vezes, se autogerenciam no dia a dia, sem precisarem ser acionados diretamente pelas lideranças. Por isso, precisam ser pessoas com boa capacidade de autonomia no dia a dia para realizar suas atividades sem precisar ser comandado.

Encontre o melhor curso de Desenvolvedor Mobile com a Academia Tech

Saber o que um Desenvolvedor Mobile faz e conhecer, também, o perfil destes profissionais, ajuda você a pensar se realmente essa é uma profissão que gostaria de exercer. Se você considera que sim, mas ainda tem dúvidas, a Academia Tech ajuda você!

Somos uma hub de tecnologia focada a auxiliar a encontrar os melhores cursos na área de tecnologia, além de trazer um teste vocacional que ajudará a identificar quais são as áreas que estão mais alinhadas com o seu perfil.

Nossa missão é capacitar e formar profissionais altamente competentes para atuar nesse mercado, que conta com um déficit de quase 500 mil especialistas. Então é a melhor hora para poder investir nessa área é agora!

Inicie hoje mesmo sua trajetória como desenvolvedor mobile! Inscreva-se nos cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

O que é preciso para ser um desenvolvedor mobile?

Para atuar como desenvolvedor mobile é preciso ter o conhecimento técnico para conseguir planejar, organizar e codificar os aplicativos de acordo com o briefing prévio para poder gerar a solução que vai proporcionar, de fato, a satisfação do usuário em seu uso e garantir uma melhor experiência para ele.

Quanto tempo dura o curso de desenvolvedor mobile?

O tecnólogo de desenvolvimento mobile é uma das possibilidades de cursos para atuar como desenvolvedor mobile. Ele pode ser realizado, em média, entre 4 a 5 semestres, o que representaria um período entre 2 anos a 2 anos e meio.

Com o curso, você poderá se especializar em um sistema operacional específico e poder ter suas primeiras oportunidades no mercado.

Onde um desenvolvedor mobile pode trabalhar?

O desenvolvedor mobile pode atuar em empresas focadas para desenvolvimento de soluções para o mercado corporativo (como criação de apps para uso interno de empresas). Pode, também, compor times de startups para criação de uma solução disruptiva para o mercado.

Ele ainda pode trabalhar em empresas de desenvolvimento de jogos mobile ou alocado internamente em empresas para fazer o gerenciamento e manutenção dos apps já criados para o negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima