O que é c# e para que serve? Entenda de maneira rápida com exemplos!

c#

Se você já ouviu falar de linguagens de programação como C ou C++, não terá muitas dificuldades para entender que C# (em inglês, C-sharp) possui uma relação um tanto estreita com elas. 

Mas você saberia dizer como usar essa linguagem de programação na vida real? Neste texto, você vai entender o que é o C#, para que serve e ainda terá alguns exemplos para aproximar você mais dessa linguagem de programação. Aproveite a leitura! 

O que é C#?

C# é uma linguagem de programação criada pela Microsoft em 2000. O nome da linguagem não tem mais de uma explicação. Alguns dizem que segue a lógica de C++, que tinha a orientação a objetos e se tornava um pouco mais avançada que a linguagem C. 

Outros dizem que o nome vem da nota musical, dó sustenido, já que ela está presente na música “Moonlight Sonata”, de Beethoven, a qual Bill Gates e Anders Hejlsberg, o fundador da linguagem, gostavam muito. 

homem notebook
C# é uma linguagem de programação versátil e poderosa. Fonte: Shutterstock.

Da mesma forma que C++, C# também é uma linguagem de programação orientada a objetos e serve para construir aplicações robustas que rodam em .NET. Mas para que serve C#?

Para que serve C#?

De modo bem simples, é possível fazer muita coisa com essa linguagem. É provável, inclusive, que você esteja agora mesmo utilizando um sistema que utiliza C#, caso esteja lendo este texto por um computador com Windows instalado. Quer dizer então que todo o sistema Windows é escrito em C#? Não. Há várias partes que são escritas em C e C++ também. 

Se você é uma pessoa que gosta de games, então pode ter certeza de que C# está muito presente por trás dos códigos-fontes. Além disso, se você se interessa por desenvolvimento de jogos e já ouviu falar da Unity, a linguagem de programação que você terá que aprender para programar seus jogos é C#. 

programacao
C# é usado principalmente para o desenvolvimento de aplicativos e software em diversos domínios, como desktop, web e mobile.

É possível ver C# em aplicações web? Com toda certeza que sim. Nas próximas linhas, você verá mais exemplos de como C# pode ser usado na vida real. 

O que se pode fazer com C#? 

1. Aplicações Windows

Talvez o caminho mais lógico seja criar um programa para Windows desenvolvido na linguagem de programação criada pela corporação. Vale dizer que os programas criados para Windows não levam obrigatoriamente 100% de código escrito em C#

Entretanto, há partes importantes, que visam a melhoria de performance, por exemplo, escritas em C#. Alguns exemplos de programas que usam C# são: 

  • Microsoft Visual Studio – uma IDE feita para desenvolver e debugar aplicações em C#;
  • Unity – o motor de desenvolvimento de jogos mais popular e que usa C#;
  • GIMP – um editor de imagens parecido com Photoshop;
  • SQL Server Management Studio – uma interface gráfica para o SQL server;
  • Paint3D – o famoso editor de imagens, presente no Windows 10.

2. Aplicações Mobile

Devido ao poder que essa linguagem tem e uma comunidade reconhecer que a curva de aprendizado não é tão acentuada, C# entrou para o time de linguagens de programação utilizada em várias aplicações mobile. 

Veja a lista com alguns exemplos de aplicações que utilizam C# em alguma parte dos seus códigos:

  • Microsoft Teams – uma plataforma de colaboração e reunião;
  • Uber – o aplicativo de corridas mais famoso do mundo;
  • Dropbox – um dos armazenadores e gerenciadores de arquivo mais usados do mundo;
  • Trello – uma das ferramentas para gerenciar projetos mais conhecidas hoje em dia;
  • Shazam – um identificador de músicas poderoso.

3. Desenvolvimento de Jogos

Como já foi dito, para quem deseja desenvolver jogos e quer fazer isso usando a Unity, é certo que terá contato com C#. Além dela, os motores de criação de jogos, como MonoGame e Godot também, também suportam este tipo de linguagem de programação. 

Vale dizer que, apesar de estes motores suportarem C#, é possível fazer uso de outras linguagens de programação para desenvolver os jogos. No caso da Godot, por exemplo, a linguagem de base do motor é GDScript, que tem uma boa base inspirada em Python.   

4. Programas com Machine Learning e Inteligência Artificial

Aqui há uma série de programas que utilizam C# e que geralmente estão direcionados para .NET. Ou seja, são programas que vão rodar facilmente em qualquer computador que tenha Windows. Alguns exemplos desses programas são: 

  • ML.NET; 
  • Numl;
  • TensorFlow.NET;
  • CNTK;
  • MLSharp.
programadora
C# é uma linguagem adequada para criar programas com Machine Learning e Inteligência Artificial devido às suas bibliotecas e recursos avançados. Fonte: Shutterstock.

Agora é a sua vez!

Você acabou de entender um pouco do que é C# e o que você pode fazer com essa linguagem de programação. Se você se interessou pelo assunto e quer se aprofundar, há uma ótima oportunidade esperando por você.

Conheça a gama completa de cursos de tecnologia que a Faculdade Anhanguera oferece!

Perguntas Frequentes

Em quanto tempo se pode aprender C#?

Considerando que você já tenha uma prática com linguagens de programação, ou seja, conceitos básicos, o tempo para ser um iniciante em C# dura mais ou menos 3 meses, com prática constante e direcionada sobre os tópicos. 

Agora se você quer aprender C# para trabalhar com Machine Learning ou Desenvolvimento de Jogos, então é preciso gastar entre alguns meses ou anos para ter uma boa bagagem. 

Qual a diferença entre C# e C++?

Há várias. As mais imediatas são que C# é uma linguagem de alto nível enquanto C++ é de baixo nível. Ambas são poderosas e possuem objetivos diferentes.

Por exemplo, C++ se direciona mais para assuntos que têm relação com memória, drivers de dispositivo, sistemas operacionais etc. C# tem relação com melhorias de produtividade tanto na para o desenvolvimento quanto para o funcionamento.

Só é possível programar em C# se tiver Windows instalado?

De forma alguma. Apesar de o Microsoft Visual Studio ser a ferramenta feita para programar em C#, é possível buscar outras maneiras de utilizar essa linguagem de programação. 

O Visual Studio é um delas, já que se você tem Linux ou Mac pode utilizar a ferramenta para desenvolver seus códigos em C#. Outra alternativa é o .NET Core, que segue a mesma lógica do Visual Studio e pode ser usada tanto em Mac como em Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top