O que é ECMAScript? Entenda esse tipo de linguagem!

programacao

Quer trabalhar com Tecnologia da Informação e, principalmente, com Desenvolvimento? Então precisa ser fera nas principais linguagens de programação adotadas no mercado atualmente. E uma das principais é o ECMAScript.

Ele tem ganhado muito espaço atualmente, principalmente, por todas as vantagens em seu uso. Então, se você quer ser um expert nessa área, não pode deixar de saber o que é o ECMAScript e dominar tudo sobre o tema.

Vem com a gente que vamos ajudá-lo nisso!

O que é ECMAScript?

O ECMAScript é uma padronização do JavaScript, uma linguagem de programação já muito conhecida tanto por quem já está nessa área há anos quanto, também, para quem está começando a saber sobre o tema agora.

Mas por que essa padronização é importante? Ela proporciona as regras e nivelamento dessa linguagem a nível global, ou seja, torna-se uma espécie de “versão oficial” do já conhecido JS.

homem tela
ECMAScript é uma linguagem de programação para a web. Fonte: Shutterstock.

Essa padronização não é recente, sabia? Quando o JavaScript foi criado, em 1995, gerou uma demanda para proporcionar parâmetros de funcionamento para ele. Foi então que o Netscape decidiu unir o JS com a ECMA International e criar o ECMAScrpit.

Como funciona o ECMAScript?

O ECMAScript funciona como uma especificação de linguagem, ou seja, permite que os usuários e programadores identifiquem quais são os padrões dela (no caso, o JavaScript).

O ECMAScript é o local que você encontrará as atualizações do JavaScript. Isso porque é lá que você identificará uma nova versão do compilador da linguagem, que fará o processo de interpretação da linguagem.

javascript
ECMAScript funciona como uma linguagem de script executada pelos navegadores para tornar a web interativa e dinâmica. Fonte: Shutterstock.

Por que utilizar o ECMAScript?

Bom, se você utiliza JavaScript, que é considerada uma das linguagens mais populares do mundo devido a sua versatilidade, também estará usando o ECMAScript, já que essa é a estrutura do JS.

Em uma analogia com o mundo offline: o ECMAScript é o projeto de um edifício, enquanto o JavaScript é o prédio em si. Ou seja, o segundo incorpora todos os padrões determinados pelo primeiro.

notebook
Utilize o ECMAScript para aproveitar recursos poderosos e desenvolver aplicativos web modernos e interativos. Fonte: Shutterstock.

Ambos compartilham diversos benefícios, entre eles:

  • Ela está presente em todas as páginas da internet que oferecem opções dinâmicas (ou seja, que não funcionem como uma espécie de página estanque de um livro);
  • Permite gerar interfaces mais atrativas e focadas para a experiência do usuário;
  • Não há necessidade de compilação no uso do ECMAScript;
  • É um código de fácil acesso e leve;
  • Por ser a estrutura do JavaScript, há uma forte comunidade que está sempre trazendo novas soluções e engajada para tirar dúvida de novos usuários;
  • Tal como o JavaScript, é popular e bastante versátil, sendo uma das principais utilizadas para desenvolvimento de jogos, páginas web e app mobile.

Domine as principais linguagens de programação: vem com a Academia Tech que é sucesso!

Agora que você sabe o que é o ECMAScript e como ele está alinhado com uma das linguagens mais utilizadas no mundo do desenvolvimento web, é hora de mergulhar no mundo da tecnologia.

A Academia Tech ajuda você, com os melhores conteúdos e indicações de cursos incríveis que vão ajudá-lo a entrar nessa área.

Conheça todos os cursos de tecnologia disponibilizados pela Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Quais as diferenças entre ECMAScript e JavaScript?

No fundo, é praticamente uma sutileza a diferença entre ECMAScript e JavaScript. O primeiro é o conjunto de regras e diretrizes que dão forma e fundamentam o primeiro.
É como se o ECMAScript fosse uma regra, uma especificação, enquanto o JavaScript é sua adoção e implementação na prática. Tanto que as atualizações realizadas serão sempre feitas no ECMAScript.

O que significa ECMA?

ECMA é a sigla para, em português, Associação Europeia dos Fabricantes de Computadores. Essa é uma associação focada para especificação ou padronização de questões relacionadas com sistemas de informação e linguagens de programação.

O nome ECMAScript surgiu, justamente, porque ele veio da incorporação do JavaScript com o ECMA.

Quando o ECMAScript é utilizado?

Essa é uma linguagem de programação que, como o próprio nome sugere, é baseada em scripts. Ela é bastante utilizada para desenvolvimento de soluções web, app mobile e jogos para a criação de scripts que serão executados tanto no cliente em si quanto no servidor.

Mas, de forma resumida, em todo local em que o JavaScript é adotado, o ECMAScript também está presente. Afinal, em certa medida, esse último é o nome oficial do JS. As diferenças são muito sutis, de forma que podemos falar que um é o outro, em essência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima