O que faz um Cientista da Computação? Entenda as funções desse profissional!

mulher-com-microfone-computador-

Você sabe o que faz um Cientista da Computação? O mercado tem demandado cada vez mais profissionais para atuarem nessa área em diversas funções, principalmente com o avanço da Transformação Digital nos últimos anos.

Está pensando em entrar na área de tecnologia? Então, uma formação em Ciências da Computação pode ser uma ótima oportunidade. Porém, para que essa escolha seja a melhor possível, aproveite e conheça as principais funções desse profissional. Vamos juntos nessa!

Manutenção e infraestrutura de hardware

O Cientista da Computação pode atuar como autônomo ou contratado por uma empresa para realizar manutenção em dispositivos no que diz respeito a hardware. Por exemplo, pode ajudar nos reparos a serem realizados em um servidor de uma empresa.

Ele também pode atuar como especialista para indicar e montar uma infraestrutura de hardware para empresas ou, ainda, para profissionais especializados que necessitam de dispositivos que atendam a recursos específicos.

hardware
O Cientista da Computação pode trabalhar com a montagem de uma infraestrutura de hardware para empresas e profissionais. Fonte: Shutterstock.

Por exemplo, um jogador profissional de e-Sports precisa de um dispositivo que consiga rodar os jogos tranquilamente. O Cientista da Computação pode auxiliar o jogador a encontrar as configurações específicas para sua demanda e, até mesmo, realizar a própria montagem da máquina para ele.

Arquiteto de software

Pense nos profissionais de arquitetura e o papel deles sobre o planejamento de um prédio ou uma casa. Em analogia, o que faz um Cientista da Computação nessa questão é um papel bem semelhante.

Ele fará o planejamento de métodos e estratégias para a criação de uma solução no que diz respeito à sua estrutura e layout. Considera, portanto, os objetivos do software e os recursos necessários para o seu desenvolvimento.

E se a analogia com o mundo físico ainda não foi o suficiente, ainda podemos estender essa comparação! O arquiteto de software trabalha lado a lado com o engenheiro de software. A partir do seu projeto, ele deve encontrar as formas de transformar a estrutura planejada em realidade, com os recursos disponíveis na empresa.

Consultoria empresarial

Outra atribuição que um Cientista de Computação faz é, também, prestar consultoria para empresas que estão em busca de aumentar sua digitalização ou, ainda, que pretendem realizar mudanças para adequar os recursos internos de tecnologia.

Assim, você pode se posicionar no mercado como um especialista em análise do ambiente empresarial. Sua função será desenvolver um projeto personalizado, focado nas necessidades do contratante, podendo focar em:

  • recursos dos dispositivos;
  • número de dispositivos;
  • indicação de melhorias;
  • infraestrutura de servidor local;
  • definição de infraestrutura híbrida (servidor local e em nuvem), entre outras possibilidades.
homem-explicando-algo-no-computador-
Esse profissional também pode trabalhar fazendo consultoria para empresas que estão em busca de aumentar sua digitalização. Fonte: Shutterstock.

Desenvolvimento de software

O que faz um Cientista da Computação, já na área de software é ser responsável pelo desenvolvimento de soluções. A partir de um briefing pré-programado e alocado em uma equipe, ele poderá atuar com o desenvolvimento de soluções.

Ainda mais em empresas que atuam com metodologias ágeis, é importante ter profissionais que vão atuar em etapas específicas, agilizando o processo. E, por isso, se você quer se destacar, foque em ser um expert em algo específico (por exemplo, desenvolvedor front-end).

Outra possibilidade é, além do desenvolvimento em si, o profissional de Ciências da Computação pode trabalhar como tester, analisando bugs e falhas que o sistema possa ter. Essa também é uma função essencial que o bacharel poderá exercer.

Suporte de software

Além dos profissionais que atuam, diretamente, com a produção de uma solução, temos ainda aqueles que estão de prontidão para “apagar os incêndios” após sua elaboração: são os que atuam no suporte.

Por exemplo, se uma solução apresentar instabilidade, um bug ou surgir uma vulnerabilidade, quem atua nesse time será responsável por fazer as correções imediatamente. Além disso, devem atuar com monitoramento proativo para identificar eventuais sinais de problemas antes que eles comecem a surgir.

mulher-com-microfone-computador-
O Suporte de Software tem a função de corrigir problemas e bugs que possam surgir nos projetos. Fonte: Shutterstock.

Com isso, eles cumprem um papel importante de manutenção e resolução de problemas. Com a importância do funcionamento das soluções no momento atual, esse profissional ganha uma maior dimensão.

Cybersecurity

Um Cientista da Computação pode fazer uma especialização e cursos complementares para atuar nos cuidados com cibersegurança. Com o aumento dos ataques cibercriminosos nos últimos anos, principalmente após 2020, esse é um profissional que ganha um forte protagonismo no cenário atual.

O especialista poderá atuar tanto na definição de estratégias de segurança que deverão ser implementadas quanto, também, com o monitoramento e resolução de problemas. E, também, precisa estar alinhado com as legislações vigentes atualmente que estão relacionadas com o tema.

Um dos casos é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), que implica maior responsabilização dos negócios sobre a segurança de dados e privacidade. Diante disso, essa é uma função com forte demanda atualmente.

Pesquisa acadêmica

Acha que acabou a nossa lista sobre o que faz um Cientista da Computação? Ainda não! Temos ainda uma outra atribuição muito importante e que tem sido cada vez mais buscada por jovens que se formam nessa área: pesquisa acadêmica.

Quem decide atuar como pesquisador pode estudar novas possibilidades de criação de sistemas e desenvolver, por meio do método científico, discussões importantes que ajudarão a trazer mudanças importantes para a área.

Por exemplo, hoje temos uma forte demanda por desenvolvimento da Inteligência Artificial e da Computação Quântica. E há diversos grupos de pesquisa em universidades que atuam desenvolvendo pesquisas científicas no tema.

Conte com a Academia Tech para conhecer mais sobre a área de tecnologia

Saber o que um Cientista da Computação faz é fundamental para começar a pensar nos seus primeiros passos rumo a entrar na área de tecnologia. Afinal, nunca foi tão favorável ser um especialista nessa área.

Seja fazendo o bacharelado em Ciências da Computação ou, ainda, as diversas possibilidades de formação e especialização em áreas da tecnologia, é fundamental ter sempre o melhor apoio ao seu lado. E a Academia Tech ajuda você nisso.

Somos um hub especializado para capacitação e formação de profissionais altamente capacitados para esse momento tão fundamental para a TI. Então não perca tempo e comece já sua carreira na área.

Não perca mais tempo! Inscreva-se hoje mesmo no vestibular de Ciências da Computação da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

O que é a Ciência da Computação?

A Ciência da Computação é uma área que estuda metodologias e técnicas para desenvolvimento de hardware e software, aplicações e soluções tecnológicas que estejam pautados em automatização ou informatização de processos e que sejam realizados em meios digitais (computadores, smartphones, dispositivos mobile, entre outros).

Como ciência, ajuda a identificar problemas existentes, a como resolvê-los e desenvolver inovações que poderão fazer parte do mercado no futuro ou, então, que possam ajudar no avanço acadêmico sobre a área de computação.

Quanto tempo dura uma faculdade de Ciências da Computação?

A faculdade de Ciências da Computação é composta por 8 semestres, ou seja, possui formação média de 4 anos e é formado por três ciclos de conhecimento: ciclo básico, ciclo específico e estágio e conclusão de curso.

No ciclo básico, as disciplinas são relacionadas com conteúdos que ajudarão a compreender como funciona a área de computação e inclui disciplinas como cálculo, física, lógica matemática, álgebra e outros.

Qual o perfil que o cientista de computação deve ter?

O cientista da computação deve ser um profissional resolutivo, sempre em busca de encontrar as melhores resoluções para os problemas na área de computação. Além disso, precisa estar atento para atualizar-se sobre as melhores práticas do mercado.

Outro ponto é, também, ter uma postura ética, para considerar os impactos das soluções que são criadas, pensando em preservar a privacidade e segurança dos usuários. Deve ter também boa capacidade de trabalhar em equipe e criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima