O que faz um Engenheiro da Computação? Confira 7 funções desse profissional!

engenheiro computação

Você consegue explicar todos os componentes de um hardware? Consegue criar do zero uma rede que conecta todos os computadores de uma empresa? Sabe como criar programas que podem controlar desde planilhas até robôs e, por que não, foguetes? 

Um Engenheiro da Computação consegue fazer tudo isso (e mais um pouco). Neste texto, você vai aprender 7 funções desse profissional. Confira!

1. Criação de softwares

Você pode pensar que isso não é novidade. Qualquer profissional que trabalha com computação tem que criar softwares. É verdade, mas o que muda no Engenheiro da Computação é a ótica

Um Engenheiro da Computação alia conhecimentos da engenharia elétrica (circuitos, portas lógicas, sinais e frequências etc) com os da ciência da computação (algoritmos, linguagem de programação, inteligência artificial, estruturas de dados etc). 

alunos hardware
Um engenheiro de computação é um profissional que projeta, desenvolve, testa e mantém sistemas computacionais. Fonte: Shutterstock.

Ele entende bem que há detalhes profundos que influenciam a construção de um software. Saber destes detalhes evitam problemas que, em certo grau, somente ele consegue identificar. Veja uma lista de áreas que um Engenheiro da Computação pode criar softwares e inclusive seguir carreira:

2. Testes de software

Aqui entra a lógica parecida com a do tópico anterior. Todo software criado precisa, antes de ir a público, ser testado. Um Engenheiro da Computação tem como função verificar se tudo vai bem com o que criou ou com o que já foi criado. E, claro, todo profissional da computação tem de fazer o mesmo.

Entretanto, este profissional tem, como já dissemos, um olhar mais profundo. O que aparece na tela do computador é entendido sempre com um a mais. Isso se deve ao background armazenado por ele. 

Sendo assim, ele faz testes e mais testes até que chegue no resultado desejado: um software que seja bom para o cliente, além de seguro. Alguns exemplos de teste de software são:

  • Teste de Caixa-preta;
  • Teste de Caixa-branca;
  • Teste de Unidade;
  • Teste de Regressão;
  • Teste de Usabilidade.

3. Administração de sistemas

Um Engenheiro da Computação, além de ter o poder de criar redes que conectam todos os dispositivos de qualquer empresa, também tem a função de administrar os sistemas. Sistemas esses que tem, por sua vez, a função de manter os dispositivos de pé. 

Neste caso, o profissional vai entender como criar rotinas para melhorar a administração, vai entender melhor como funciona cada sistema, vai desenvolver habilidades de comunicação com outras pessoas do time, vai criar maneiras de tornar os sistemas mais simples de serem administrados e muitas outras ações.

É este profissional que vai saber onde que determinado problema ocorre, em qual setor. Se acontecer qualquer problema, ele vai até lá e consegue resolver. Não é preciso ser um expert para entender que um profissional assim é valiosíssimo

4. Atualização de software

Este tópico é auto-explicativo. Todo software que é criado precisa de atualização. A razão é bem simples: em tecnologia, todo dia há algo novo. E, se isso é verdade, todo dia há chance de coisas boas e coisas ruins aparecerem em algum software.

Na rotina de um Engenheiro da Computação, atualizar o que já existe é fundamental porque ajuda a prevenir contra riscos de invasões, aumenta a produtividade do software, faz com que comportamentos estranhos deixem de ocorrer, além de proteger os dados. 

Por essa razão, ter os olhos abertos para atualizações é tão importante. Felizmente, este é um tipo de trabalho que não é sempre tão custoso. Sistemas operacionais, por exemplo, tem, por padrão, alertas de que há coisas novas a serem implementadas. 

Veja também: Está gostando do texto sobre as funções de um Engenheiro de Computação? Assista também o vídeo que preparamos sobre o curso de Engenharia da Computação da Anhanguera. Não deixe de conferir!

5. Desenho de hardware

Você já dissecou um hardware? Consegue compreender a quantidade de peças, processos e conexões que são feitas em um curto espaço? Pois é, um Engenheiro da Computação sim. 

Ele tem como função desenhar além de softwares, hardware. Ou seja, aquelas aulas introdutórias que você teve sobre placa-mãe, CPU, disco rígido, memória RAM etc, tudo isso cai na conta deste profissional, que entende como operar com todos estes conceitos e entende também como colocá-los de modo harmonioso para funcionar. Incrível, não é mesmo?

hardware
O Engenheiro de Software também tem a função de fazer os desenhos de hardware. Fonte: Shutterstock.

Agora fica mais simples entender quando dissemos lá atrás que há certos problemas que somente ele consegue entender?  

6. Aplicação de linguagens de programação

Se você sentiu falta de um tópico como esse, aqui está ele. A grande pergunta pode ser: quais linguagens? Basicamente, Python, Java ou C++. Elas são muito difundidas e são ótimas para atender as demandas de um Engenheiro da Computação. 

Aqui abaixo está uma lista com o que se pode fazer somente com essas 3 linguagens: 

  • Trabalhar com Machine Learning;
  • Desenvolver aplicações;
  • Criar testes de software;
  • Analisar dados;
  • Desenvolver sistemas integrados;
  • Desenhar sistemas operacionais;
  • Criar compiladores;
  • Criar softwares para gerenciamento de dados.
programação
Uma das funções de um Engenheiro de Software é a aplicação de linguagens de programação. Fonte: Shutterstock.

Ainda que o conhecimento não precise ser extremamente elevado, é uma função deste profissional saber utilizar as linguagens para tornar seu trabalho mais valioso.

7. Busca por melhoria constante

Esta é uma função especial. Como já dissemos, todos os dias, a tecnologia apresenta algo novo. Profissionais dessa área precisam estar alertas para qualquer informação que possa contribuir ou atrapalhar a rotina de trabalho. 

Uma nova atualização, algo novo em algum setup, nova técnica de testes, enfim, buscar sempre melhorar na carreira é tão importante quanto exercer as mais diversas ações. Isso também faz com que o valor percebido sobre o profissional aumente. 

Como um Engenheiro da Computação, o profissional aprende que sua atuação passa constantemente por avaliação, fazendo com que ele sempre procure dar o seu melhor para entregar os melhores resultados

Agora é com você!

Neste texto, você viu 7 funções que todo Engenheiro da Computação tem de exercer na sua rotina profissional. Você viu que são funções que exigem, a depender da situação, muita responsabilidade. 
Sabia que você pode aprender muito mais sobre essa profissão e outras? A Faculdade Anhanguera criou o hub de tecnologia Academia Tech. Um espaço em que pessoas que amam tecnologia, como você, podem se divertir e aprender com conteúdos para dar um up na sua carreira.

Tem vontade em atuar nessa área? Não perca mais tempo! Inscreva-se agora mesmo no vestibular online de Engenharia da Computação da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Engenharia da Computação é uma área difícil?

Uma pesquisa da Universidade K.R. Mangalam concluiu que o maior problema relatado pelos alunos de Engenharia da Computação não estava na parte computacional em si, mas na parte matemática, com todos os seus cálculos. 

De fato, um Engenheiro da Computação precisa ter em mente que a matemática vai estar presente durante toda a sua trajetória profissional.

Quais são as desvantagens de ser um Engenheiro da Computação?

Primeiro de tudo, pode ser que seja estressante. Como é uma profissão que exige atualização constante sobre tecnologias, pode ser que aprender coisas novas e conciliar o trabalho não seja algo simples. 

Segundo que pode haver trabalho após trabalho, por causa das questões de gerenciamento dos sistemas, a fim de não comprometer a experiência do cliente.

Quais as soft skills de um Engenheiro da Computação?

Ter a capacidade de se adaptar a novas tecnologias, ser habilidoso na arte de programar, já que isso está inserido na rotina profissional, ter boas capacidades comunicativas, para poder explicar o que acontece aos envolvidos no projeto. 

Outras soft skills são criatividade, para tentar pensar em soluções diferenciadas, e resolução de problemas, para saber o que fazer quando a dificuldade chega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima