O que é Laravel? Veja como funciona esse framework!

lavravel

Os frameworks são estruturas importantes na área de desenvolvimento que ajudam na construção de soluções. Eles ajudam a encurtar caminhos, diminuir custos e, principalmente, reduzir erros.

E, por isso, contar com eles pode ser uma verdadeira mão-na-roda, oferecendo um esqueleto pronto para você ter de partida na hora de começar suas atividades. E um dos frameworks que precisa conhecer é o Laravel.

Conheça mais sobre o que é Laravel a seguir e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que é Laravel?

O Laravel é um framework PHP bastante conhecido no mercado e que ajuda os profissionais de desenvolvimento web em suas atividades.

Ele é composto por um conjunto de bibliotecas que ajudam o desenvolvedor web, podendo ser aplicado de diversas formas. Esse framework foi desenvolvido em 2011 e é feito sob licença Open Source (código aberto).

Para o que serve o Laravel?

O Laravel é composto por diversos recursos que são essenciais para as atividades dos desenvolvedores web. Vamos conhecer algumas funcionalidades que ele possui a seguir.

  • Template: o Laravel pode ser utilizado, por exemplo, com template para criação de camada de visualização de dados. Isso ajuda o profissional a criar uma página com boa usabilidade, de forma rápida, eficiente e sem precisar partir do zero para isso;
  • Autenticação: dentro do Laravel, você encontra um módulo de autenticação e autorização, muito utilizado em soluções web que precisarão de credenciais de acesso para determinadas atividades (por exemplo, uma página de cursos, para que o usuário possa acessar os conteúdos). Ele traz todas as funcionalidades relacionadas com autenticação, como a autorização mediante credenciais, recuperação de senhas, controle de sessão, cadastro de usuários, entre outros;
  • Eloquent ORM: permite que o próprio framework crie o código PHP que, posteriormente, será convertido em SQL, sem que seja preciso criar o código SQL para isso.

Ou seja, com o Laravel, você consegue criar páginas web completas, de forma rápida, já com uma estrutura que facilitará o seu trabalho. Por isso, ele é um dos frameworks PHP mais utilizados atualmente.

Quais os benefícios de contar com este framework?

O uso do Laravel pode ser muito útil para as atividades dos Desenvolvedores Web. Vamos conhecer as principais delas a seguir:

  • É Open Source e, portanto, está sempre passando por aprimoramentos pela comunidade. E, com isso, você estará sempre utilizando uma solução eficiente, fortalecida e que não depende de licença proprietária para seu uso;
  • Possui uma comunidade muito ativa. Então, além de ter atualizações muito rápidas, em caso de dúvidas, você conseguirá resolvê-las rapidamente;
  • Possui documentação completa;
  • Seu uso é simples, rápido e ajuda em suas rotinas.

Mergulhe na área de Desenvolvimento Web com a Academia Tech

Saber o que é o Laravel é fundamental para quem está entrando na área de Desenvolvimento Web, pois ele poderá fazer parte das suas rotinas ao criar páginas com PHP. Então esperamos que tenha curtido bastante este conteúdo!

Com a Academia Tech, você está sempre atualizado sobre tudo do mercado de TI e descobre funcionalidades, ferramentas e novidades da área. Além, claro, de encontrar indicações para os melhores cursos da área.

Confira todos os cursos de tecnologia que a Faculdade Anhanguera oferece!

Perguntas Frequentes

Quais são os principais frameworks em desenvolvimento web?

Estão entre os principais frameworks utilizados no desenvolvimento web o Ember JS (framework front-end), Angular (framework front-end); Laravel (framework back-end); Django (framework back-end e front-end) e o React (framework front-end).

Todos eles são bastante utilizados e, por isso, é muito importante conhecer mais sobre suas funcionalidades e aplicações.

Quais são os principais frameworks PHP?

Estão entre os principais frameworks PHP o Laravel (sendo um dos mais utilizados atualmente), o CodeIgniter (muito utilizado para desenvolvimento de aplicações PHP), o Symfony (open source e utilizado para demandas mais robustas), Zend (framework orientado a objetos de código aberto).

A escolha por cada um deles dependerá das características do projeto e os prós e contras de cada um para esta situação.

Qual a importância dos frameworks no desenvolvimento web?

Os frameworks são utilizados para auxiliar os processos de codificação. A estrutura está dada e os profissionais podem focar estritamente em questões importantes, podendo codar com maior segurança.

Com isso, reduz-se erros, é possível ter maior agilidade no processo e aumenta, também, a produtividade do desenvolvedor web. Por isso, eles são essenciais para as atividades dos profissionais da área. Então sempre estude sobre os principais existentes no mercado e veja quando adotar cada um deles em seu projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima