O que faz um Cientista de Dados? Conheça as 7 principais funções desse profissional!

A função de Cientista de Dados tem estado cada vez mais em alta. O motivo para isso? Você já deve ter ouvido a frase “os dados são o novo petróleo”. E isso tem se tornado uma realidade cada vez mais forte nas empresas.

Isso acontece porque, a partir de análises realizadas, justamente, pela Ciência de Dados, é possível identificar a situação atual de um negócio, mercado, perfil de público e oferecer insumos para que outros profissionais possam atuar de forma estratégica.

Então continue lendo e veja o que faz um Cientista de Dados e identifique as razões pelas quais essa é a área do momento.

1. Produção de modelos estatísticos e preditivos

Em primeiro lugar, uma das funções do Cientista de Dados é projetar um modelo estatístico preditivo que oriente o seu trabalho. A partir disso, as demais funções poderão ser constituídas de forma mais adequada e precisa.

Por isso, esse profissional deve estudar bastante sobre métodos estatísticos para conseguir projetar modelos que atendam a determinadas demandas e questões no dia a dia.

A produção de modelos estatísticos e preditivos é fundamental para o trabalho do Cientista de Dados. Fonte: Shutterstock.

Para isso, ele deve utilizar métodos de teste e distribuições para garantir que as análises que serão feitas posteriormente refletem, de fato, a situação real que está sendo investigada. Essa é uma fase, portanto, muito importante do trabalho do Cientista de Dados.

2. Produção de algoritmos preditivos

O cientista de dados, normalmente, tem a capacidade técnica para elaboração dos algoritmos preditivos que serão utilizados para as análises no seu dia a dia.

Muitas vezes isso será necessário, pois, há cenários que exigem uma maior personalização nas ações. Por isso, ele precisará ter conhecimento de como criar uma solução de machine learning e análise dos dados para poder obter resultados a partir de um maior volume de informações como input.

3. Análise de cibersegurança

O cientista de dados pode estar alocado no setor de cibersegurança de empresas, justamente, porque ele pode analisar as informações geradas pelas soluções de segurança e conseguir antecipar situações que demandam maior atenção.

Por exemplo, ele pode começar a identificar alterações em tentativas de acesso com credenciais inadequadas, partindo de locais estranhos em relação à tendência daquela conta e identificar uma tentativa de ciberataque.

Com isso, ele consegue oferecer insumos de informações e análises que poderão ser úteis para os gestores de cibersegurança possam tomar decisões mais bem orientadas e, assim, proporcionar cuidados mais precisos em suas atividades.

ciberseguranca-notebook
O cientista de dados também tem a função de auxiliar o setor de cibersegurança das empresas. Fonte: Shutterstock.

4. Cuidar de etapas pré-análise

Outra função que o Cientista de Dados pode assumir, em conjunto com analistas e administradores de bancos de dados são os cuidados com as etapas de coleta e estruturação das informações.

Fato é que, muitas vezes, a coleta de dados é não-estruturada, sendo necessário realizar processos de adequação para que eles estejam disponíveis em um formato mais utilizável.

mulher-analisando-grafico
A coleta e a estruturação de dados é muito importante para o trabalho do cientista de dados. Fonte Shutterstock.

Também pode ser interessante que o profissional auxilie, por exemplo, a definir os melhores métodos de coleta, armazenamento e organização das informações. Com isso, ele atua de forma colaborativa com outros profissionais da área de dados.

5. Resolver problemas de negócios

O Cientista de Dados é contratado, muitas vezes, para realizar análise constante do ambiente interno e, a partir das informações obtidas, conseguir resolver problemas de negócio existentes na empresa.

Por exemplo, se você notar que há uma tendência acentuada em quedas de compras na empresa, em conjunto com reações negativas nas redes sociais, isso pode representar um cenário de crise de imagem.

A partir desse dado, os profissionais responsáveis podem elaborar planos de ação para que seja possível contornar a situação e, assim, retornar o crescimento esperado. E o cientista de dados tem um papel importante neste ponto.

6. Realizar pesquisas voltadas para inovação

Outra função do Cientista de Dados é, também, articular atividades de pesquisa orientadas para inovação, que podem estar presentes tanto em centros de ensino quanto em instituições privadas.

A ciência de dados surge, justamente, da área acadêmica. Professores buscavam modelos preditivos para análise estatística de dados e criaram essa área que hoje está tão em alta.

Por isso, é comum que universidades e centros de pesquisa solicitem parcerias com profissionais para poderem acompanhar projetos importantes que dependam de análises robustas de dados e, portanto, auxiliar em investigações mais complexas.

7. Comunicar resultados para equipes

Além da análise dos dados, uma das funções do Cientista de Dados é, também, comunicar os resultados para as partes interessadas. Isso dependerá da forma como o profissional atua.

Por exemplo, se ele está trabalhando em uma empresa, será necessário apresentar relatórios e gráficos, apresentando de que forma os dados encontrados estão relacionados com questões importantes para a empresa.

No caso de presença em institutos de pesquisa, os resultados devem ser apresentados para continuidade da investigação ou conclusão dela. Essa comunicação deve ser de fácil entendimento para os envolvidos para que seja possível avançar nas pesquisas.

Veja também: Preparamos esse vídeo sobre o salário médio de um Cientista de Dados em diferentes áreas e setores da profissão. Não deixe de conferir!

Torne-se um excelente Cientista de Dados com a Academia Tech

Agora que você sabe o que faz um Cientista de Dados, pode começar a se planejar para começar a trabalhar nessa área. Afinal, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020, essa é uma das profissionais com maior crescimento de demanda até 2025.

Mas como entrar nessa área? Como você viu no início, a formação é uma aliada importante. O profissional que está mais alinhado com esse conhecimento consegue melhores oportunidades e ter um maior crescimento profissional no mercado.

A área de TI hoje sofre um déficit de profissionais e a área de dados tem uma alta demanda. Então se você quer um ótimo salário e trabalhar com análises preditivas, essa é a área!

Para isso, conheça a Academia Tech – a hub de tecnologia da Anhanguera – é uma ótima opção, bem como conhecer nossos cursos. Para conhecer o curso de formação de Cientista de Dados e outros, continue acompanhando nosso site.

Além disso, você consegue ter todo o suporte para entrar no mercado de trabalho e conseguir a vaga dos seus sonhos como Cientista de Dados.Então comece hoje a investir no seu futuro!

Inscreva-se hoje mesmo no vestibular para cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

O que estuda em Ciência de Dados?

Algumas disciplinas que você acompanhará no curso de Ciência de Dados são: estatística, algoritmos, lógica matemática, metodologias de análise, linguagem de programação, entre outros conhecimentos ligados com análise de dados e predição.

Esse conhecimento é fundamental para que o profissional possa desenvolver soluções e metodologias de análise de dados e predizer cenários futuros.

Qual a diferença entre analista e cientista de dados?

O analista de dados tem o papel de ficar mais focado em utilizar dados de eventos passados e identificar cenários de questões que aconteceram nas empresas, para traçar estratégias de incentivos ou mudanças.

Já o cientista de dados tem uma atuação mais preditiva: por meio de estatística e machine learning, é possível identificar tendências futuras com precisão e estipular estratégias de ação para esse novo cenário.

Como está o mercado de ciência de dados?

Um profissional de ciência de dados está vendo seu salário sendo cada vez mais valorizado. Por exemplo, a proporção de profissionais recebendo R$ 12 mil ou mais aumentou de 10,2% em 2019 para 24,1% em 2021.

Além disso, com a transformação digital ganhando cada vez mais força, temos uma maior demanda de profissionais de ciência de dados, sem profissionais qualificados o suficiente para atender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima