O que faz um profissional de TI? Confira as 7 principais funções desse profissional!

profissional-ti

Esse site que você está lendo agora, o dispositivo utilizado, as redes sociais usadas para poder compartilhar este post com quem tem interesse no assunto, todos esses pontos têm algo em comum: alguém da área de Tecnologia da Informação foi quem elaborou.

Fato é que essa área está cada vez mais presente nas rotinas e, por isso, é importante ter especialistas qualificados. E hoje o mercado sofre com falta de pessoas preparadas para atuar nessas vagas.

E saber o que faz o profissional de TI ajuda você a escolher se essa é, de fato, uma área que vale a pena investir. Saiba mais a seguir quais são as 7 principais funções que eles podem cumprir e tire suas dúvidas.

1. Planejamento de projetos

Uma das funções prioritárias que um profissional de TI faz é realizar o planejamento de projetos. Afinal, para que você possa ter hoje, em suas mãos um aplicativo mobile, ele começou a ser pensado antes, por uma equipe, que pensou em todas as funções, o design, a arquitetura da solução, a finalidade, entre outros.

gerenciamento
Um profissional de TI em Planejamento de projetos gerencia e coordena todas as etapas de um projeto de TI. Fonte: Shutterstock.

Normalmente o processo começa com um brainstorming, no qual os times levantam todos os pontos com ideias, sugestões e que, depois, serão filtradas para identificar o que faz mais sentido e, assim, criar o briefing do projeto. E o cliente que contratou o projeto confirma se aprova ou não o documento estabelecido.

Esse é um passo importante, pois norteia as ações a seguir. Um desenvolvedor precisa seguir o briefing. Caso contrário, problemas podem acontecer, o projeto não ser aprovado pelo cliente ou prejudicar a experiência do usuário.

2. Desenvolvimento de soluções

Essa é uma das mais conhecidas funções sobre o que um profissional de TI faz. Esse é o profissional que dá forma a uma solução, aplicativo, API, site, entre outros produtos tecnológicos, de acordo com o projeto definido anteriormente.

São especialistas que precisam ter domínio de lógica de programação e conhecer sobre linguagens diferentes, mesmo que ele se especialize em uma delas (por exemplo, ser um desenvolvedor Java), pois pode ser necessário ter conhecimento sobre outras que podem fazer parte do projeto em que está inserido.

3. Gerenciamento de redes

Outra atribuição que um profissional de TI pode ter é o gerenciamento de redes. Ele pode ser responsável pelo planejamento e atribuição de toda a parte relacionada com a formação de redes de dispositivos e, também, cuidar do gerenciamento.

Nessa segunda parte, ele será responsável por:

  • configurar redes;
  • monitorar tráfego de rede;
  • cuidar dos protocolos de segurança para redes;
  • tomar medidas proativas para evitar ataques de rede por parte de cibercriminosos;
  • otimizar o tráfego de rede, evitando quedas por sobrecarga;
  • identificar melhorias que podem ser feitas na rede para torná-la mais fluida e com menos gargalos.

4. Gerenciamento de bancos de dados

Essa é uma das funções mais importantes que um profissional de TI faz. Isso porque muitas soluções, ferramentas e possibilidades de ação só podem ser feitas quando os bancos de dados estão funcionando adequadamente.

Quer ver um exemplo? Você só consegue ver esse site porque todas as imagens, textos, vídeos, fotos, entre outros, estão hospedados em um banco de dados, que permite, quando você aciona um link, o seu carregamento.

banco-de-dados
Um profissional de TI em Gerenciamento de bancos de dados mantém e protege informações importantes. Fonte: Shutterstock.

O profissional é responsável pela sua estruturação, elaboração de planos de segurança, medidas de mitigação de riscos, planos de backup, entre outras funções importantes.

5. Cuidados com cibersegurança

A cibersegurança é um ponto cada vez mais essencial nos negócios, principalmente, porque eles são orientados a dados. E diante disso, muitos criminosos querem ter vantagens obtendo informações importantes das empresas.

Os especialistas em cibersegurança devem estar sempre atualizados sobre os principais protocolos e soluções utilizadas para segurança da informação, manter monitoramento constante, criar planos de mitigação de riscos e andar lado a lado com os profissionais de compliance para estar alinhado com a legislação vigente.

6. Atendimento e suporte ao usuário

Você já teve algum problema com seu e-mail, um software ou, até mesmo, com algum dispositivo seu e precisou acionar o suporte para resolver a questão ou tirar suas dúvidas? Saiba que quem fez esse atendimento foi um profissional de TI

Essa é uma função essencial, pois problemas sempre podem surgir. Por isso, esse é um especialista resolutivo, com perfil investigativo e que está sempre em busca de identificar as melhores soluções, até mesmo, para verdadeiros desafios.

suporte
Um profissional de TI em Atendimento e suporte ao usuário ajuda a resolver problemas técnicos em equipamentos e sistemas. Fonte: Shutterstock.

7. Tester

Você já reparou que raramente há problemas de funcionalidade, usabilidade e bugs nas soluções atualmente? Muito disso se deve a uma das funções mais importantes da TI: o tester. Ele é responsável por, após o final do desenvolvimento feito pelos profissionais, analisar se há algum tipo de problema.

Afinal, os profissionais estiveram imersos nos processos de produção e desenvolvimento e podem ter deixado passar alguma falha que apenas um olhar externo poderá identificar. E, além disso, o tester utiliza a solução tal como um usuário final faria.

Se ele notar que, por exemplo, o processo de conclusão de uma compra em um site de e-commerce está muito truncado e pode afastar um cliente, ele indicará essa mudança para o time de desenvolvimento. Isso proporciona uma entrega mais eficiente para o cliente final.

Veja também: E aí? Gostou do post sobre as funções do profissional de TI? Então assista também ao vídeo que preparamos sobre o curso de Sistemas de Informação da Anhanguera. Confira!

Descubra mais sobre o que faz um profissional de TI na prática com a Academia Tech!

Essas são apenas algumas das principais funções de um profissional de TI! Fato é que o campo ainda é muito maior: design de games, desenvolvimento de Inteligência Artificial, manutenção de hardware, o que não faltam são possibilidades de atuação.

E para se preparar para todas, a Academia Tech, hub de tecnologia da Anhanguera, ajuda você neste momento. Aqui você encontra todos os conteúdos para conhecer mais sobre a área, faz um teste vocacional para identificar suas aptidões, além de ter as indicações para os melhores cursos da área.

Não deixe sua carreira na área de TI esperando! Confira todos os cursos que a Anhanguera te oferece nessa área!

Perguntas Frequentes

Quais são os principais objetivos da área de Tecnologia da Informação?

A Tecnologia da Informação é uma área do conhecimento destinada à resolução de problemas por meio de soluções digitais e recursos computacionais. Trabalha com armazenamento, processamento, tratamento e informações, comunicação e segurança de dados.

E isso é feito a partir do desenvolvimento de diferentes ferramentas, soluções, aplicações, API e, também, com o uso de dispositivos habilitados para este fim.

Quais são os principais cursos da área de Tecnologia da Informação?

Alguns dos principais cursos da área de Tecnologia de Informação para quem quer se qualificar e começar a atuar nas profissões do futuro são:

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
2. Desenvolvimento Back-End;
3. Desenvolvimento Front-End;
4. Design de Jogos;
5. Desenvolvimento Mobile;
6. Desenvolvimento Web;
7. DevOps;
8. Arquitetura de Dados;
9. Cibersegurança, entre outros.

Quais são as principais habilidades que um profissional de TI deve ter?

Um profissional de TI deve ser uma pessoa que está sempre atenta para as principais novidades da área e que goste de estudar, pois sempre há questões a serem revistas, reformuladas, novas linguagens de programação e uso de ferramentas, entre outros.

Além disso, deve ser uma pessoa com facilidade de comunicação, ter boa capacidade de resolução de problemas, saber trabalhar em equipe, ter um olhar analítico, ser proativo e resolutivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima