Saiba tudo sobre Desenvolvimento Back-End: Conheça a área e os cursos possíveis!

programadora

Ao utilizar uma solução, acessa uma página na web, abre um aplicativo, interage com uma plataforma, há muito mais sobre aquele sistema do que você está vendo, sabia?

Para além da interface, há uma série de códigos e comunicações que dão base para poder navegar, solicitar dados, realizar funções, entre outras possibilidades. E quem cuida disso, na criação de uma solução, é o especialista de Desenvolvimento Back-End.

Essa é uma ótima área, inclusive, para trabalhar com Tecnologia da Informação! Aproveite e conheça agora tudo sobre ela, tire suas dúvidas sobre esse termo e saiba tudo sobre o curso de tecnólogo para a área.

O que é Back-End e a importância para TI

O termo Back-End não é algo muito claro para quem ainda é leigo, ou seja, que não domina as terminologias do mundo da Tecnologia da Informação. Então, antes de falar sobre o curso, é hora de dar um passo para trás e começar do básico: vamos entender o que é Back-End.

Além disso, vamos entender suas diferenças para Front-End, outro termo importante para a área de TI e, também, entender sua importância nessa área.

O que é Back-End

Back-End, de uma forma simples para você entender, é tudo aquilo que faz parte daquilo que está “por trás” da aplicação. Ou seja, aquilo que não está visível para o usuário, mas, ao mesmo tempo, é fundamental para o funcionamento de uma solução, plataforma, API, app mobile, entre outros.

Ou seja, estamos falando da parte que oferece apoio e suporte para as ações do software, app, plataforma, API, entre outros. Está relacionado com a interligação entre diferentes pontos de TI, entre eles:

  • servidores;
  • bancos de dados;
  • estruturas;
  • segurança.
notebook tela
Back-End é a parte do sistema que fica responsável pela lógica e processamento dos dados. Fonte: Shutterstock.

Diferenças entre Back-End e Front-End

Você pode esbarrar em um termo semelhante, mas, ao mesmo tempo, que é bem diferente: o Front-End. Ainda, tal como o nome sugere, estamos falando daquilo que está “à frente” na solução, ou seja, a parte visível de um software ou aplicativo.

Por exemplo, quando você interage com um dos seus apps mobile, está lidando com a interface, ou seja, com a parte que foi desenvolvida por um profissional de Front-End. Ou seja, cada um dos profissionais lida com uma parte da solução.

Ainda que sejam partes totalmente diferentes, elas interagem entre si e, por isso, os desenvolvedores devem atuar de forma conjunta para criar uma solução eficiente dentro do projeto estabelecido.

Importância do Back-End para a TI

O Back-End é o responsável por dar estrutura para que uma solução possa funcionar de forma eficiente e, inclusive, trazer os elementos que sustentam o Front-End. Para entender melhor sobre isso, vamos explicar sobre como ele é importante, por exemplo, para um site.

Esse texto que você está lendo, em primeiro lugar, foi hospedado em um servidor. As imagens, textos, ícones, todos eles estão armazenados em um local específico, que é acionado por meio da interface do site.

Ou seja, quando você acessou esse texto, foi preciso acionar a conexão com o servidor para que o site fosse carregado. Ou seja, sem isso, a própria interface não funciona de forma adequada.

Quando há problemas, um carregamento pode ser feito de forma inadequada, falhas de segurança podem acontecer e prejudicar a experiência do usuário. Estenda isso para diversas soluções de TI que você utiliza no dia a dia. Entendeu a dimensão disso?

Por isso, bons profissionais de Back-End valem ouro no mercado atual. Se você tem interesse em começar a trabalhar nessa área, a qualificação será sua maior aliada para conseguir aquela vaga dos sonhos – e com ótima remuneração também!

Duração do curso

O curso de tecnólogo de Desenvolvimento Back-End possui duração de 4 semestres, ou seja, dois anos. E cabe lembrar que você sairá, após esse período, com um diploma de ensino superior válido, tal como os diplomas de cursos de bacharelado, que possuem duração de 8 semestres (4 anos).

Ou seja, com uma capacitação equivalente à de cursos maiores, você consegue entrar no mercado mais rapidamente e conquistar uma ótima vaga.

Objetivo do curso

O curso de Desenvolvimento Back-End possui como objetivo ensinar os alunos e capacitá-los sobre as seguintes questões:

  • proporcionar a capacidade de avaliação, planejamento e desenvolvimento de ferramentas, métodos, metodologias e sistemas computacionais;
  • ajudar na organização de questões internas de aplicações e soluções, no que diz respeito a parte de Back-End;
  • testar a parte de Back-End;
  • gerenciar equipes focadas para criação de Back-End;
  • oferecer assistência para os usuários;
  • adotar e, também, gerenciar os bancos de dados e servidores;
  • instalar sistemas de computação.

Grade curricular

Conhecer a grade curricular ajuda você a decidir se, realmente, esse é um curso que atrai sua atenção. Afinal, será que você terá afinidade com o assunto?

Além disso, essa informação será útil, inclusive, para escolher os melhores cursos. Afinal, se eles não contarem com essas disciplinas, você poderá ter uma formação deficitária.

Vamos conhecer mais sobre a composição dela a seguir.

Fundamentos

Nesse primeiro momento, você aprenderá sobre questões básicas, ainda fora da programação em si, para ter a base necessária com o objetivo de prepará-lo para poder aprender mais sobre questões importantes de TI.

Algumas das principais disciplinas da área de fundamentos são:

  • Lógica matemática;
  • Matemática;
  • Cálculo, entre outras.

Técnico

Ok, aprendeu as bases necessárias para entender melhor sobre programação? Agora você entra na parte do curso em que aprenderá as questões técnicas de TI. Estão entre as principais disciplinas que você encontrará nessa parte do curso:

Aprofundamento em Back-End

Com as bases técnicas, você estará mais preparado para disciplinas que estão diretamente relacionadas, aí sim, com as práticas de Back-End. Alguns dos aprendizados que você terá nessa parte são:

  • Análise e Modelagem de Sistemas;
  • Frameworks para Desenvolvimento de Software;
  • Modelagem de Banco de Dados;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Programação Web para Back-End;
  • Repositório de Dados

Cultura

Não basta apenas dominar os temas relacionados com Back-End. Afinal, na sua carreira, você esbarrará com desafios e projetos que demandam habilidades que estão para além da programação.

Em outros casos, há, também, a necessidade de mudar mindset que são importantes para questões internas nas dinâmicas de programação. É o caso, por exemplo, de aprender mais sobre mindset ágil.

A cultura ágil hoje é extremamente disseminada pelas empresas e norteiam as rotinas de desenvolvimento de projetos. Quando você incorpora isso em sua mentalidade, torna-se muito mais fácil adotar as metodologias ágeis em suas rotinas.

Algumas das principais disciplinas que trabalham questões culturais relacionadas com Desenvolvimento Back-End são:

Projetos

Outro ponto importante do curso de Desenvolvimento Back-End é a realização de projetos ao longo do seu curso. Afinal, a consolidação do aprendizado em Tecnologia da Informação se dá, justamente, na prática.

Afinal, muitos problemas, dúvidas e possibilidade de resolver algumas questões de forma criativa surgirão no momento em que você botar a mão na massa e fazer seus primeiros projetos de Back-End.

E quanto antes esse processo começar, melhor! Com isso, você consegue tirar dúvidas com monitores, perguntar se determinadas soluções estão sendo adequadas para os problemas propostos e sair melhor preparado para o mercado de trabalho.

Atuação profissional

Além de conhecer sobre o curso, é importante identificar, também, quais são as possibilidades de atuação profissional para quem forma em um curso de Desenvolvimento Back-End. Estão entre elas:

  • implementação e gestão de bancos de dados;
  • manutenção de bancos de dados;
  • geração de estruturas para aplicações nativas, aplicativos móveis e em nuvem;
  • correção de bugs e falhas;
  • realizar testes na área de Back-End;
  • realizar atualização de funções de acordo com as estratégias definidas para o projeto.

Salário Médio do profissional formado em Desenvolvimento Back-End

Hoje um profissional de Back-End possui uma remuneração bastante atrativa no mercado, sabia disso? Segundo o site Glassdoor, o salário médio nacional de um Desenvolvedor Back-End é de R$ 5.185.

maos tecnologia
Profissionais formados em Desenvolvimento Back-End têm salários médios atraentes. Fonte: Shutterstock.

Já para os profissionais que estão no topo de carreira, ou seja, que são considerados seniores, o salário médio nacional é de R$ 10.703, também dados do Glassdoor. Ótimo salário, não é mesmo?

Escolhendo um curso de Desenvolvimento de Back-End

Agora que conhece os principais detalhes de como é formado um curso de Desenvolvimento de Back-End e, também, sabe mais sobre a sua futura área de atuação, você pode estar pensando: quero trabalhar com isso, mas como escolher o melhor curso?

Essa é uma dúvida comum e que realmente deve ser considerada para ter uma boa formação. Para ajudá-lo, vamos trazer alguns parâmetros que você não pode deixar de observar. Veja a seguir.

Currículo atualizado

A área de Back-End passa por muitas transformações. Afinal, como estamos falando de um dos pontos-centrais de uma solução, diversos avanços são realizados ao longo do tempo. E isso impacta o currículo das disciplinas de um curso.

As instituições que não realizam atualizações constantes podem preparar profissionais defasados para o mercado. E você não quer isso, não é mesmo?

Por isso, pesquise sobre a grade curricular da instituição de ensino que você está buscando para inscrever-se e veja se elas estão alinhadas com as melhores práticas do mercado.

Corpo docente experiente

Outro ponto é que, dentro da Tecnologia da Informação, é fundamental aprender com quem tem uma forte experiência no mercado. Professores que passaram, por exemplo, pelas Big Techs, conhecem as melhores práticas, atualizadas e as tendências que estarão em alta no mercado.

Aprender com essa expertise poderá proporcionar um melhor preparo para o futuro e, inclusive, conseguir vagas nessas grandes empresas. Isso poderá proporcionar um nome forte para você no mercado.

Formação voltada para atender demandas do mercado

O que as empresas e grandes negócios de tecnologia precisam hoje de profissionais de Back-End? Quais são as habilidades técnicas e soft skills (habilidades comportamentais) esperadas pelos principais empregadores?

Bons cursos trazem uma formação alinhada com essas perspectivas e demandas. Isso poderá ajudá-lo a ficar melhor preparado para o mercado. Afinal, se isso não estiver presente no curso, será preciso correr atrás do prejuízo com cursos de especialização e formação posterior.

devops-juntos
Bons cursos trazem uma formação alinhada com as perspectivas e demandas do mercado. Fonte: Shutterstock.

Quando isso é feito já no curso de tecnólogo, você sai preparado e pode utilizar esse tempo após a formação para especializar-se em questões mais específicas. E, claro, consegue sair à frente dos concorrentes no mercado.

Apoio personalizado

Para quem é leigo em TI, os primeiros passos em um curso de Desenvolvimento Back-End podem ser desafiadores. Mas quando você tem um forte apoio do seu lado, consegue ter uma maior confiança.

Por isso, busque instituições que permitam monitores a acompanhar seu aprendizado e, também, gerar um suporte personalizado para o seu perfil. Afinal, a apreensão de conhecimento de cada um é individual.

Portanto, é preciso ter ao seu lado alguém que entenda as suas demandas, suas questões e ajudá-lo com maior eficiência.

Colocar a mão na massa desde o começo

A maioria dos cursos na área de Desenvolvimento Back-End só incentivam projetos práticos já no final do curso. E isso pode ser um problema. Mas por quê?

Se há uma dificuldade lá na base do seu aprendizado (por exemplo, sobre lógica matemática), as chances de enfrentar problemas no futuro são grandes. Quando os projetos são aplicados desde o primeiro semestre, é possível corrigir isso lá no começo e facilitar sua aprendizagem futura.

Conte com a Academia Tech para mergulhar na área de Desenvolvimento de Back-End

Ficou interessado em atuar com Desenvolvimento de Back-End? A Academia Tech, a hub de tecnologia da Anhanguera, ajuda você nisso!

Conheça os melhores cursos na área de tecnologia, confira trilhas de aprendizagem, tire suas dúvidas sobre essa área e chegue preparado para dominar o mercado!

Não perca mais tempos! Inscreva-se no vestibular online Anhanguera e inicie sua carreira como desenvolvedor!

Perguntas Frequentes

O que um Desenvolvedor Back-End deve saber?

Um Desenvolvedor Back-End deve ter domínio sobre as principais linguagens de programação utilizadas para desenvolvimento de Back-End (como Python, Rails, Java, Swift, entre outras). Além disso, deve conhecer sobre lógica de programação, saber criar e gerenciar bancos de dados.

Além disso, deve ter um perfil analítico, principalmente nos casos em que sua função for correção de bugs existentes, para identificar quais são as questões que devem ser alteradas.

Quais as diferenças entre um Desenvolvedor Back-End e um Desenvolvedor Full-Stack?

Um Desenvolvedor Back-End é aquele que trabalha apenas com as questões de “fundo” de uma solução, ou seja, as comunicações entre aplicação e servidores e bancos de dados.

O Desenvolvedor Full-Stack é aquele que domina e atua tanto com Back-End quanto, também, com o Front-End (ou seja, consegue trabalhar com as questões relacionadas com a criação de interface).

Quais são os principais exemplos de Back-End?

Um exemplo de Back-End, para ficar mais claro, está relacionado com a exibição de informações de um produto em um e-commerce. Fotos, titles, meta tags, descrição, entre outras questões que permitem ao usuário visualizar o produto são puxadas de um banco de dados quando ele acessa o link do item.

Outro exemplo é o login realizado em uma rede social. O processo de validação entre a informação oferecida pelo usuário e a verificação se ela confere com o cadastro realizado é feito por meio de conexão com os bancos de dados, desenvolvido pelo profissional de Back-End.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima