Um recente relatório do World Economic Forum revelou que, nos próximos 5 anos, quase metade das habilidades dos profissionais serão afetadas por mudanças no ambiente de trabalho, avanços tecnológicos e transformações no mercado.
Neste cenário, as habilidades digitais se tornam cada vez mais necessárias e muitos profissionais terão que se atualizar. Para ajudar nessa demanda, a Microsoft apresentou uma avaliação voltada para competências específicas nas áreas de projetos, metas e objetivos de negócio. A avaliação, chamada “Habilidades Aplicadas da Microsoft“, habilita o usuário em competências específicas na condução de projetos alinhados com metas e objetivos de negócios das empresas.
De acordo com Fabio Hara, arquiteto da Microsoft Brasil, essa certificação se torna ainda mais crucial em um contexto de avanço da Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias emergentes. Em um momento em que a demanda por profissionais de tecnologia em áreas como computação em nuvem e IA supera a oferta de força de trabalho qualificada, as credenciais “Habilidades Aplicadas da Microsoft” representam um recurso valioso para validar as habilidades dos profissionais no mercado de trabalho global.
Inicialmente, essas credenciais serão oferecidas em inglês, com planos de expansão para outros idiomas a partir de dezembro. Além disso, os interessados têm a oportunidade de testar suas habilidades em cenários específicos de forma gratuita até o início de 2024. Algumas das competências disponíveis incluem:
- Armazenamento seguro para Azure Files e Azure Blob Storage;
- Configuração de acesso seguro para cargas de trabalho usando a rede Microsoft Azure;
- Implantação e configuração do Azure Monitor;
- Implantação de contêineres usando o Azure Kubernetes Service;
- Implementação de segurança por meio de um pipeline usando o Azure DevOps;
- Desenvolvimento de um aplicativo web ASP.NET Core que consome uma API;
- Proteção de serviços e cargas de trabalho Azure com controles de conformidade regulatória do Microsoft Defender for Cloud;
- Configuração de operações de segurança SIEM usando o Microsoft Sentinel;
- Criação e gerenciamento de processos automatizados usando o Power Automate.
Até o início de 2024, os interessados também poderão realizar a avaliação prática interativa de forma gratuita, além de participar voluntariamente de treinamentos da plataforma Microsoft Learn, sejam eles autodidatas ou conduzidos por instrutores, para se prepararem para o teste.
A avaliação conduzirá o profissional por uma série de tarefas baseadas em cenários, utilizando produtos como o Microsoft Azure e o Microsoft Power Platform, na mesma plataforma. Após a conclusão da avaliação, o profissional receberá um certificado verificado pela Microsoft.
Com informações do Olhar Digital | Créditos da Imagem: Freepik
💻Leia também:
- Microsoft anuncia integração do Copilot com GPT-4 turbo e novas capacidades de IA
- Microsoft disponibiliza Copilot em versões selecionadas do Windows 10
- Microsoft contrata Sam Altman, ex CEO da OpenAI, para liderar equipe de IA
Jornalista e UX Writer com 9 anos de carreira, apaixonada por tecnologia e Inteligência Artificial. Escreve sobre inovação para tornar conceitos complexos acessíveis e interessantes para todos e ainda, informar as últimas inovações da área de forma prática e fácil. /Acompanhe mais no LinkedIn.