A batalha interna para escolher entre Cibersegurança ou Segurança da Informação pode ser muito desgastante e, ao final, ainda assim você ter grandes dúvidas sobre qual das áreas é a melhor para sua carreira.
No que diz respeito ao mercado de trabalho, pode ter certeza de que ambas são positivas. Em ambos os setores, o déficit de especialistas alcança o número de 3 milhões em todo o mundo. Ok, então o que influencia na escolha?
Separamos as principais informações que serão importantes para comparar as formações e escolher a melhor para sua jornada. Vem com a gente e tire suas dúvidas.
Saiba mais sobre a Cibersegurança
A Cibersegurança é uma área focada na proteção de sistemas de dispositivos, redes, servidores contra ameaças cibernéticas ou, ainda, problemas relacionados a incidentes (como perdas, furtos e roubos de dispositivos digitais.
Quem atua nessa área deve proteger todos esses pontos contra ciberataques e saber como contornar problemas que podem afetar a segurança desses itens (por exemplo, verificar necessidade de manutenção de servidores e acionar os profissionais responsáveis por isso.
Saiba mais sobre a Segurança da Informação
Já a Segurança da Informação está relacionada com os cuidados mais específicos com dados e pode englobar, até mesmo, aqueles que estejam disponíveis de forma física. Atuam garantindo os quatro pilares da Segurança da Informação sobre os dados de um negócio ou organização:
- Confidencialidade;
- Integridade;
- Disponibilidade;
- Autenticidade.
Além disso, podem ser responsáveis por cuidar de questões relacionadas com a legislação de proteção de dados nacional (LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e internacional (como a GDPR na Europa, a CCPA da Califórnia, nos Estados Unidos). Nesse caso, atua em parceria com os times de compliance.
Diferenças entre Cibersegurança e Segurança da Informação
Como você pôde perceber, as duas são áreas que possuem muitas sinergias. Mas acredite, elas também possuem algumas diferenças. Conhecer sobre elas pode ajudar na sua decisão entre um e outro. Saiba mais a seguir essas questões sobre quatro pontos: tempo de curso, abordagem, foco e grade curricular.
Tempo de duração
Nesse ponto, os cursos têm semelhanças, na verdade. Confira a seguir.
- Cibersegurança: formação no curso de tecnólogo, ou seja, de curta duração, com 5 semestres (2 anos e meio).
- Segurança da Informação: formação também em tecnólogo, com duração de 5 semestres (ou seja, 2 anos e meio).
Abordagem profissional
Agora começamos a ver algumas diferenças que, mesmo sutis, podem ser um diferencial para sua escolha. Uma delas é na abordagem profissional.
- Cibersegurança: abordagem mais técnica e orientada para a proteção de sistemas e redes. Os profissionais de cibersegurança são especialistas em identificar vulnerabilidades, implementar medidas de segurança e responder a incidentes cibernéticos.
- Segurança da Informação: a abordagem é mais ampla e avança para além das questões técnicas. Ela inclui o planejamento, inclusão e execução de políticas, procedimentos e práticas para proteger informações. Os profissionais de segurança da informação são responsáveis por criar estratégias de segurança e garantir o cumprimento das regulamentações.
Foco do curso
Ambos os cursos são de curta duração, ou seja, são muito práticos e voltados para a prática profissional. Mas, ainda assim, o foco da formação tem diferenças entre eles. Veja a seguir.
- Cibersegurança: os aspectos técnicos analisados nessa formação são focados para a identificação de ameaças cibernéticas, criação de soluções e plataformas específicas para segurança, testes de penetração e pronta resposta a incidentes. São estimulados a saber responder a ameaças em tempo real de forma precisa.
- Segurança da Informação: a abordagem mais ampla ocorre a partir de um foco em gestão de informações, principalmente as sensíveis. O aluno aprenderá a pensar em criação de políticas de segurança, treinamento de pessoal e conformidade com a legislação vigente. Ou seja, articula mais do que os pontos técnicos, unindo questões de gestão de recursos, processos e pessoas.
Grade curricular
Diante dos pontos anteriores, você já consegue pensar em como as grades curriculares podem ter algumas diferenças sutis, mas importantes para sua decisão. São elas:
- Cibersegurança: a grade curricular contempla disciplinas relacionadas com a imersão no ambiente de programação e computação e, também, questões técnicas da área de cibersegurança. Estão entre elas as relacionadas com criptografia, segurança de redes, segurança de aplicativos, proteção de bancos de dados, entre outros.
- Segurança da Informação: além das disciplinas técnicas que também fazem parte do currículo de cibersegurança, esse curso também contempla outras questões relacionadas com gerenciamento de processos, recursos e pessoas. Você verá disciplinas como gerenciamento de riscos, criação de políticas de segurança, governança de segurança, ética e compliance.
Perfil profissional
Não podemos deixar de trazer, também, as questões relacionadas com o perfil profissional. Elas também podem contribuir para tirar suas dúvidas e escolher entre uma dessas duas áreas.
Então, se você está em dúvida sobre Cibersegurança ou Segurança da Informação, vale a pena analisar isso também.
Cibersegurança
São profissionais que possuem um perfil mais técnico, treinados para prevenir e responder a ameaças cibernéticas. São práticos, analíticos e orientados para soluções técnicas.
Segurança da Informação
São profissionais com um perfil mais estrategista e gerencial. Realizam planejamentos de médio e longo prazo, criam documentos essenciais para a proteção dos dados de uma empresa (como as políticas de segurança).
Devem saber trabalhar em equipe, pois atuarão constantemente ao lado de outros times (como os próprios especialistas em Cibersegurança e os especialistas em compliance).
Conte com a Anhanguera para a melhor formação na área de Cibersegurança ou Segurança da Informação
Agora você já está decidido sobre Cibersegurança ou Segurança da Informação? Independentemente da sua escolha, conte com a Anhanguera nessa jornada!
Afinal, para ser um expert em segurança, é preciso aprender com quem domina o mercado. Em nosso curso, você conta com professores especialistas no tema, experientes em suas áreas e que passarão tudo que sabem de forma didática.
Além disso, conte com uma infraestrutura de ponta, possibilidade de fazer seu curso de forma remota e ainda ter o suporte para conquistar sua primeira vaga na área com o Canal Conecta. Faça sua inscrição em Cibersegurança ou Segurança da Informação e comece já sua jornada!
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.