Descubra como ser um programador PJ, e como se dar bem na profissão!

programadora-sorrindo-

Ser um programador PJ é o sonho de muitos jovens que estão em busca de descobrir qual é a trajetória profissional que desejam para o futuro. O mesmo vale, também, para aqueles que já estão no mercado, mas querem fazer um reposicionamento.

É o seu caso? Quer poder ter a liberdade de atuar de forma mais autônoma e empreender? Continue lendo e veja como se dar bem em uma das profissões do futuro!

O que é ser programador PJ?

Se você não está habituado com algumas terminologias, pode estar se perguntando no momento o que é um programador PJ. Estamos falando do profissional que pode ser enquadrado como Pessoa Jurídica, ou seja, que atua como se fosse uma empresa, mesmo que exerça essa profissão sozinho (ou seja, como autônomo).

Ou seja, você terá autonomia para poder decidir projetos para os quais deseja trabalhar, ser contratado para serviços pontuais como prestador de serviço e firmar seu nome no mercado como um especialista na sua área de atuação.’

mulher computador
O Programador PJ atua como Pessoa Jurídica e tem mais autonomia nos projetos. Fonte: Shutterstock.

O que é preciso para ser programador PJ?

Se você deseja trabalhar com autonomia, podendo fazer seus próprios horários e, até mesmo, potencializar a sua rentabilidade, é importante saber como ser programador PJ. Vamos trazer os principais pontos que ajudarão nessa questão a seguir.

Abrir um CNPJ

Para ser caracterizado como Pessoa Jurídica, você deverá fazer o seu registro e obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Mas como é possível isso?

Em primeiro lugar, você precisa definir qual será o seu enquadramento: Micro Empresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). A escolha dependerá de quanto você estima seus ganhos (a ME tem um limite de ganhos anual menor do que a EPP).

Por exemplo, para se enquadrar como uma Micro Empresa (ME), você precisa ter uma receita brutal anual inferior ou igual a R$ 360 mil. Já uma Empresa de Pequeno Porte (EPP) permite que você ganhe um valor menor ou igual a R$ 4,8 milhões.

Essa decisão impacta, também, no recolhimento de impostos. Por isso, é importante tirar todas as suas dúvidas e tomar uma melhor decisão antes de dar entrada na abertura do CNPJ.

Ah, e uma curiosidade que você pode estar se perguntando agora: mas e MEI? Segundo o formato atual, não é possível ser um programador PJ como MEI. Isso porque essa atividade não está na lista das permitidas no CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) liberadas para exercício de atividade como Microempreendedor Individual. Mas fique atento, pois isso pode mudar em breve.

Tenha o suporte de um contador neste processo

Seja para definir o regime de tributação para sua atuação, seja para o cadastro da sua atividade de forma correta, pode ser muito interessante contar com o suporte de um contador ao abrir seu CNPJ.

Isso porque, no momento do cadastro, você deverá registrar todas as atividades que pretende exercer. E a escolha do registro impacta no recolhimento de impostos sobre seus ganhos. Por exemplo, o registro adequado permite que você, mesmo cadastrado no Simples Nacional, consiga ter uma carga tributária reduzida.

Sim, essa é uma etapa delicada. Então, para evitar falhas e não precisar pagar alíquotas além do necessário, conte com a consultoria de um profissional de contabilidade. Ele ajudará você nesse processo e dar as melhores orientações para que o registro seja da melhor forma possível.

O contador poderá ajudá-lo, também, nas questões relacionadas com as obrigações mensais e anuais, como declarações, pagamento dos impostos, emissão de notas, entre outros pontos. Com esse apoio, você poderá focar no que realmente importa: exercer suas atividades de programador PJ.

Ter uma boa divulgação

Além do registro adequado, é importante que você também conte com uma boa divulgação. Isso ajudará para que possa ser chamado para projetos, ser contratado por empresas (muitas delas recrutam profissionais na modalidade PJ) e, até mesmo, poder internacionalizar seu trabalho.

Para isso, conte com as redes sociais. Elas hoje são uma ótima forma de tornar-se conhecido pela capacidade do seu trabalho e, também, mostrando seu conhecimento a partir dos conteúdos gerados.

Além disso, criar um bom portfólio em sites especializados (como o GitHub) ajuda para que headhunters busquem programadores com domínios em determinados temas e encontrem seu perfil. Invista em ser visto demonstrando sua expertise como programador PJ e logo será chamado para diversas oportunidades atrativas.

Mantenha uma qualificação constante

Programador que dorme no ponto e não se mantém movimentando para melhorar no mercado será engolido pelos concorrentes. Afinal, mesmo que tenhamos um alto déficit de profissionais qualificados, fato é que a tecnologia da informação está começando a formar mais profissionais em todo o mundo e no Brasil.

aula-programacao
É importante ter uma constante qualificação para estar por dentro das novidades e tendências do mundo da tecnologia. Fonte: Shutterstock.

Ao manter-se qualificado, com cursos de formação, extensão, acompanhamento de trilhas de aprendizado, entre outros, você consegue não só aprimorar seus conhecimentos mas, também, estar por dentro de quais são as principais tendências e novidades da área no momento. Isso prepara você para novos desafios que estão se apresentando.

Por exemplo, um programador que está atento para os avanços da Inteligência Artificial Gerativa (aquela que permite o funcionamento do revolucionário Chat GPT) consegue potencializar seu conhecimento sobre o tema e poder encontrar prompts de uso da ferramenta que podem ser incorporados em outras soluções, desenvolver suas próprias ferramentas de IA Gerativa, entre outras possibilidades.

Por que se tornar programador PJ?

Alguns dos benefícios de tornar-se programador PJ são:

  • controle do seu tempo;
  • aumento dos ganhos;
  • postura empreendedora;
  • maior poder decisório;
  • capacidade de poder trabalhar com mais projetos, sem a necessidade de dedicação exclusiva;
  • possibilidade de internacionalização da sua carreira, entre outros.
programador sorrindo
Entre os benefícios de ser um Programador PJ está o maior poder decisório e o controle do tempo. Fonte: Shutterstock.

Dê o seu primeiro passo para tornar-se um programador PJ com a Academia Tech

Entre em uma das áreas mais promissoras do momento com a Academia Tech, a hub de tecnologia da Anhanguera. Aqui você encontra todas as informações e os melhores cursos para começar sua preparação.

Aqui você descobre não só como se tornar um programador PJ mas, também, atualiza-se com os principais debates existentes atualmente, descobrir tendências, entre outros pontos. Com a Academia Tech, é possível começar a sua jornada e encontrar o melhor caminho para encontrar o sucesso na área de tecnologia. Conheça mais e conte com a gente para realizar seu sonho.

De o primeiro passo na carreira de Programador PJ! Inscreva-se nos cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Um programador pode ser MEI?

A resposta é: não atualmente. Pela atual legislação e lista de atividades cadastradas no CNAE e que podem ser realizadas por quem é Microempreendedor Individual, o programador não pode ser enquadrado como MEI.

Por isso, se você já possui esse cadastro, deverá buscar a mudança de enquadramento. Ela pode ser feita para Micro Empresa (ME) ou, então, para Empresa de Pequeno Porte (EPP). Em caso de dúvidas, pode ser interessante contar com um contador para ajudá-lo.

O que é mais vantajoso: CLT ou PJ?

Depende. Ambos têm vantagens e desvantagens. CLT permite uma maior estabilidade, além da presença dos benefícios trabalhistas. Contudo, você ficará submetido ao regime de contratação (por exemplo, ter dedicação exclusiva, não ter flexibilidade de horário, entre outras questões).

Já o PJ tem um cenário mais instável e não conta com benefícios. Contudo, possui uma maior autonomia, já que ele se enquadra como um prestador de serviço, e não como um empregado de um negócio.

O programador PJ paga imposto?

A resposta é: sim. Todas as empresas que fazem parte do Simples Nacional pagam uma alíquota, que pode variar de acordo com o seu rendimento e o cadastro de atividade realizado. Por isso, é muito importante ter o suporte de um profissional de contabilidade.

Em caso de problemas, você pode ter que arcar com multas e impostos que estejam defasados. Então não deixe de considerar a importância deste profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima