O que faz um CTO? Entenda 7 funções desse executivo de tecnologia!

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Cargos de liderança na área de TI são cheios de responsabilidades, mas, ao mesmo tempo, também proporcionam satisfação pessoal, profissional e, claro, remunerações muito atrativas. Mirar um cargo de alta liderança pode ser fundamental para, desde o começo, traçar uma trajetória de sucesso.

E um dos cargos mais importantes na área é o de CTO. Você já ouviu falar sobre ele? Confira tudo sobre o que faz um CTO e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Quem é o CTO?

CTO é a sigla para Chief Technology Officer, ou seja, a liderança máxima na área de tecnologia em uma empresa. Isso vale tanto para aquelas que sejam da área tech quanto aquelas que não tenham seu core business nesse setor.

Em português, pode ser chamado de Diretor ou Gerente de Tecnologia. Ele é subordinado direto apenas do CEO (que é o responsável máximo por uma organização). E, por isso, é um cargo repleto de funções de alta responsabilidade.

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O CTO (Chief Technology Officer) é o diretor de tecnologia, responsável por liderar a estratégia tecnológica e inovação em uma empresa.Fonte: Shutterstock.

7 funções de um CTO

Confira a seguir quais são as 7 principais funções de um CTO em uma empresa e entenda a importância deste profissional para o sucesso de uma empresa, seja ela com o core business na área tech ou não.

1. Liderança técnica

Esse profissional é o responsável máximo pela gestão das atividades técnicas de uma empresa. Em caso de falhas ou erros graves, que comprometam uma empresa publicamente, esse será o primeiro a ser acionado. Da mesma forma, as lideranças logo abaixo devem reportar a ele, imediatamente, qualquer tipo de intercorrência.

Nos casos em que as decisões do que fazer precisem passar pelo CTO, ele será o responsável por definir respostas a incidentes e problemas de alta gravidade. Mas em situações de menor complexidade, ele pode delegar essa responsabilidade a quem compete, para minimizar gargalos e ter respostas mais ágeis.

2. Liderança de pessoal

Da mesma forma, ele também é o responsável máximo pela liderança dos times no que diz respeito à gestão de pessoas na área tech. Quando há algum tipo de problema, por exemplo, alto índice de turnover nos times de tecnologia, ele estará junto aos profissionais de RH para avaliar a questão.

É, também, o responsável por incentivar treinamentos, capacitações e obtenção de certificados importantes para a área. Portanto, ele deve sempre acompanhar as tendências e o que está em alta no momento e investir que seus times estejam sempre atualizados com as melhores práticas do mercado.

3. Desenvolvimento de estratégias a médio e longo prazo para área tech

Outra função do CTO é a definição de estratégias a médio e longo prazo para a área tech. Isso é crucial, seja para empresas que tenham o core business em outro setor, ou seja aquelas que atuam com tecnologia.

Por exemplo, um CTO de um hospital pode definir metas de transformação digital e automação de determinadas atividades para os próximos 3 a 5 anos. Isso estará alinhado com outras lideranças, que estarão diretamente e indiretamente envolvidas nisso.

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Também é função do CTO o desenvolvimento de estratégias a médio e longo prazo para área tech. Fonte: Shutterstock.

Se a empresa for da área tech, essa é uma função extremamente estratégica, pois pode ser responsável tanto por alavancar os resultados de um negócio quanto, também, pelo seu comprometimento ou perda de oportunidades. Essa é considerada, inclusive, uma das funções mais críticas atribuídas a essa liderança.

4. Levantamento de recursos

Para que toda a área tech funcione adequadamente, são necessários recursos financeiros para investimentos, melhorias de infraestrutura, contratação de profissionais, serviços e ferramentas e possibilitar expansão das atividades tech.

É função do CTO analisar todos esses pontos e, em conjunto com a liderança da área financeira, definir o orçamento disponível para investimento na área por um determinado período. Da mesma forma, em situações de crise, ele também é o responsável por identificar quais são os pontos nos quais podem ser realizados cortes sem comprometer os resultados do negócio.

5. Alinhamento com as estratégias de outras áreas da empresa

As empresas são cada vez mais integradas, de forma que as lideranças precisam atuar de forma integrada e com sinergia no dia a dia para garantir o sucesso como um todo da organização.

E o CTO é um dos principais elos dessa questão. Afinal, está sob sua responsabilidade, inclusive, as soluções que permitem esse processo de integração (como ERP). Por isso,

6. Definir fusões, aquisições e parcerias de outras empresas da área

Principalmente para empresas que estão mais alinhadas com a área tech, o CTO é responsável por identificar oportunidades interessantes de fusões, aquisições e parcerias com outras empresas.

Por exemplo, uma empresa de marketing pode identificar uma oportunidade para aquisição de uma plataforma de chatbot, que será útil para automatizar processos de respostas para clientes. Normalmente, quem identificará que essa ferramenta é útil e vale a pena fazer essa compra é o CTO, negociando-a com o CEO e outras lideranças.

7. Acompanhamento de resultados e métricas

Por ser a liderança máxima da área tech, o CTO também é responsável por acompanhar os resultados e métricas importantes de resultados do setor. Isso deve ser feito periodicamente e, também, ele deve cobrar que esses dados sejam enviados quando há um cenário discrepante (seja muito positivo ou muito negativo) se apresentando.

Por exemplo, quando há uma crise acentuada iminente, ele deve verificar os relatórios, gráficos e métricas e definir as estratégias necessárias para contornar a questão de imediato, impedindo que a situação piore. Afinal, em casos de problemas, ele é o primeiro responsável que responderá ao CEO sobre a questão.

Quais habilidades um CTO deve ter?

Um cargo tão importante demanda ter diversas habilidades para que possa ser exercido de forma impecável, não é mesmo? Se você deseja alcançar esse patamar na sua carreira, deve conhecê-las, para desenvolvê-las ao longo do tempo.

Estão entre elas:

  • Dominar os conhecimentos técnicos sobre diferentes áreas da TI, já que suas decisões impactarão diversas atividades (segurança, desenvolvimento, operações, entre outros);
  • Obter a certificação ISO 27000;
  • Ter as principais certificações da área de tecnologia, como ITIL V3, COBIT5, PMI, TOGAF, entre outras;
  • Estar em aprendizado constante para conhecer mais sobre novidades da área de TI (por exemplo, no atual momento, precisa investir em conhecimento sobre Inteligência Artificial);
  • Deve ser proativo;
  • Deve ter um perfil de liderança;
  • Precisa ter um olhar analítico;
  • Deve ser proativo, principalmente na identificação de cenários de crise;
  • Precisa ser criativo para resolução de problemas;
  • Deve ter capacidade de identificar quando há um cenário de oportunidade presente e identificar o melhor momento para investir;
  • Precisa ter uma boa capacidade de comunicação;
  • Precisa saber conduzir boas negociações, para conseguir obter os recursos necessários para a execução das atividades na área tech.
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Um CTO deve ter habilidades em liderança, estratégia tecnológica, gestão de equipe e conhecimento técnico profundo. Fonte: Shutterstock.

O primeiro passo para se tornar um ótimo CTO é ter uma boa formação

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