Faculdade de Marketing vale a pena? Descubra como está o mercado e entenda o perfil profissional!

Já pensou na dimensão que o marketing tem em nossas vidas hoje? Pense nos vídeos mais chamativos que você conhece, como seu processo de compra de um produto passa pela indicação de um influenciador digital, ficar encantado com uma publi, entre outras campanhas.

Nesse cenário, muitas pessoas que estão em começo ou transição de carreira se perguntam se a Faculdade de Marketing vale a pena. Afinal, é um investimento em diferentes áreas (financeira, tempo, emocional, entre outras) começar uma formação e ter todas as informações em mãos ajuda a decidir mais facilmente.

Então vem com a gente e descubra a resposta para essa pergunta e todos os detalhes sobre essa carreira. Boa leitura!

Vale a pena fazer a Faculdade de Marketing?

Sem dúvida! O marketing nunca viveu um momento tão promissor quanto o atual e a tendência é que isso continue crescendo nos próximos anos. Mas não é só por isso que vale a pena.

Se você busca entender o mercado e desenvolver habilidades estratégicas, vale a pena considerar a Faculdade de Marketing para impulsionar sua carreira nessa área. Fonte: Shutterstock.

Essa é uma área versátil, com diferentes possibilidades de atuação, ou seja, tem espaço para todo perfil de estudante. Ou seja, você achará o seu lugar ao sol nesse campo.

Perfil profissional do especialista em Marketing

Apesar de ser uma área muito abrangente e, por isso, abrigar diferentes perfis, algumas características e habilidades aparecem com maior frequência. Estão entre elas:

  • Criatividade: pensar fora da caixa e pensar em estratégias inovadoras, marcantes e que atraiam a atenção do público é essencial no marketing.
  • Comunicar-se bem: o cerne do marketing está, justamente, em conseguir transmitir uma mensagem da melhor forma possível, com persuasão e eficácia. Mas não é só isso. Um bom especialista precisa, também, realizar uma boa articulação com clientes, lideranças e colegas de outros times.
  • Habilidades Analíticas: em um mundo cada vez mais orientado por dados, ter boas habilidades analíticas é fundamental, principalmente para o marketing. Isso porque o sucesso das campanhas será mensurado, justamente, pela análise das métricas. Isso ajuda, inclusive, a demonstrar para as lideranças que seu trabalho está sendo eficiente.
  • Empatia e Compreensão do Consumidor: entender as necessidades e desejos do público-alvo é crucial para o sucesso. Isso ajuda a criar campanhas que podem, de fato, emocionar e captar a atenção do público.
  • Sensibilidade: esse é um ponto que dialoga bastante com o anterior e fala sobre ter consciência de pontos que podem proporcionar desconforto ou tocar em pontos sensíveis da audiência (por exemplo, evitar pontos relacionados com homofobia, racismo, gatilhos relacionados à saúde mental, entre outros pontos).
  • Adaptabilidade: o cenário de marketing tem mudado constantemente, até mesmo para quem atua com mídia offline, sabia? Por isso, esse precisa ser um profissional com boa capacidade de adaptabilidade, capaz de se transformar a cada mudança do mercado.
  • Observador de tendências: um bom especialista em marketing consegue, também, ser um ótimo observador de tendências e, muitas vezes, antecipá-las, trazendo para as campanhas que estão sendo planejadas. Por isso, precisa ter um olhar observador e proativo para o mercado sobre essas questões.
  • Ousadia e não ter medo de errar: muitas vezes, o profissional de marketing precisará respirar fundo e investir em uma campanha que pode ser muito arrojada e ousada. Por isso, não ter medo de errar é fundamental para não perder oportunidades de criar algo memorável.

Essas são as características mais presentes nos grandes profissionais de sucesso do marketing. Mas mesmo que essa não seja a sua pegada agora, não se preocupe: durante sua formação, você terá tudo que precisará para desenvolver essas habilidades e características.

Estrategista versátil: o especialista em Marketing une criatividade, análise de dados e habilidades de comunicação para impulsionar marcas e negócios. Fonte: Shutterstock.

Atuação no mercado de trabalho

O marketing é um campo abrangente, no qual é possível encontrar diferentes possibilidades de atuação. Há espaço para quem ama métricas, quem gosta de trabalhar com tabelas, os criativos, os artistas do design, quem ama audiovisual, quem gosta de criar roteiros, entre diversas outras.

Separamos algumas das principais para apresentar a você e ajudar na sua decisão:

  • Gestor de Marketing: é o responsável por liderar os times de marketing, desenvolver estratégias e supervisionar campanhas.
  • Social Media: responsável pela criação e gerenciamento de presença da marca nas redes sociais.
  • Analista de Dados de Marketing:  responsável pela coleta e análise de dados e métricas, sendo um dos agentes estratégicos para melhorar o desempenho das campanhas.
  • Gerente de Produto: responsável por desenvolver e promover produtos ou serviços.
  • Produtor de conteúdo audiovisual: ajuda a produzir peças em formato de vídeo para veicular nas campanhas online e offline.
  • Gestor de mídia: atua com a gestão e compra de espaço publicitário nas mídias tradicionais
  • Gestor de relações públicas: responsável por gerenciar a imagem e reputação da empresa, além de conduzir cenários de crise para evitar danos à imagem do negócio.

Mercado de trabalho atual e tendências futuras

Como você pode ver, fato é que o marketing cada vez mais estende suas atividades, possibilitando um campo gigantesco de atuação – e, consequentemente, há aumento pela demanda de profissionais qualificados para atender a essas questões.

Por exemplo, a figura do Gestor de Marketing de Influência (responsável por prospectar, criar e gerenciar campanhas e resultados com influenciadores digitais) é relativamente recente e cada vez mais as empresas buscam profissionais habilitados para trabalhar nessa área.

Mercado de trabalho em Marketing está dinâmico, com tendência para personalização, uso de dados e marketing digital em crescimento. Fonte: Shutterstock.

Com o avanço de novas soluções e mídias online e offline e a integração entre esses mundos, criam-se cenários e possibilidades para os profissionais de divulgação. Então, se está em busca de uma área na qual não há tédio ou marasmo e há sempre novos desafios a serem enfrentados, o marketing é para você!

Além disso, a média geral de salários na área de marketing é bem atrativo. Segundo o Glassdoor, ao alcançar o patamar de Especialista de Marketing, a média salarial é de R$ 18.000 no Brasil, variando entre R$ 10.000 e R$ 25.715 (vale lembrar que os valores se modificam com o tempo).

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