Veja 6 exemplos do uso da inteligência artificial no dia a dia das pessoas!

ai

Desde um vídeo no YouTube até lâmpadas programadas para acender e apagar sozinhas, as Inteligências Artificiais já se tornaram parte da rotina de várias pessoas. Trabalhando no plano de fundo de programas e aplicações, elas são como cerejas do bolo para os avanços tecnológicos dos últimos anos. 

Mas você sabe onde você diariamente pode utilizar as Inteligências Artificiais? Neste texto, você vai conferir 6 exemplos de uso da Inteligência Artificial no dia a dia das pessoas. Siga a leitura!

1. Redes Sociais

Talvez o lugar mais óbvio, redes sociais como Instagram, Twitter e TikTok estão recheadas de algoritmos com Inteligência Artificial. Pode-se dizer que qualquer ação feita nesses lugares, como abrir o aplicativo no celular para acessar, curtir conteúdos, demorar uma quantidade de tempo vendo certo tipo de vídeos ou imagens etc… tudo isso gera dados. 

redes sociais
As redes sociais é um exemplo de inteligência artificial. Fonte: Shutterstock.

A Inteligência Artificial de cada uma dessas redes processa todos os dados que você, como usuário, fornece, direta ou indiretamente, e coloca os algoritmos para funcionar. O resultado disso é que a Inteligência faz com que a sua experiência dentro da rede seja a melhor possível, baseado no tempo que você gastou dentro dela e nas informações fornecidas. 

2. Navegadores Web

Pense bem: você consegue passar um dia sem utilizar o Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou outro navegador? Se sua resposta foi “sim”, então você está em uma parcela muito pequena da sociedade, porque já faz anos que os navegadores alteraram o modo como se chegava ao conhecimento de alguma coisa.  

Todos os dias, milhares e milhares de buscas são feitas através destes navegadores. Muitos dados são gerados, contendo informações para desenvolver o seu serviço interno. Para trabalhar com um grande volume de informações, Inteligências Artificiais começaram a ser utilizadas e hoje auxiliam a dar conta do processo de funcionamento de cada navegador.

3. Assistentes de Voz

Desde que foram lançadas, Siri, Cortana e Alexa se consolidaram na rotina das pessoas, por causa da praticidade e até do quão engraçado pode ser a interação. Tendo como base o processamento de linguagem natural, essas assistentes de voz retornam a informação desejada pelo usuário a partir do seu comando de voz. 

Assim, se você quiser saber quem inventou o Python, bastava perguntar isso à assistente. Pode ser que nem sempre a assistente entenda ou ofereça uma mensagem que você queria, porque por mais desenvolvida que ela seja, alguns sons podem não ser ouvidos por ela e isso interfere na resposta. 

4. Localização Geográfica

Há 20 anos atrás não se imaginava ver nitidamente o que uma pessoa no Alasca estava fazendo ou calcular com precisão a melhor rota na hora do rush. Hoje Google Maps, Uber e Waze conseguem fornecer informações com essas. 

ai tablet
A localização geográfica também faz uso da inteligência artificial. Fonte: Shutterstock.

Todos eles utilizam Inteligências Artificiais para orientar localizações ao usuário e ajudá-lo a escolher as melhores rotas, o melhor momento de sair, não se perder, a controlar o tempo de viagem e várias outras funcionalidades possíveis. 

5. Casas Inteligentes

As Casas Inteligentes é qualquer casa que tenha dispositivos que trabalhem para oferecer mais comodidade às pessoas que moram nela. E, como você pode supor, esses dispositivos possuem Inteligência Artificial em seus algoritmos. 

Assim, se você saísse da cozinha e esquecesse a lâmpada acesa, não precisaria voltar e apagar, porque haveria um sensor no ambiente, que detectaria que você saiu e, então, apagaria a luz. Da mesma forma, assim que você entrasse na sala e se sentasse para assistir um filme, o ar-condicionado poderia ser ativado. 

6. Chatbots

Até o ano passado, a visão sobre chatbots era um tanto parecida. Em cada um deles havia Inteligência Artificial, que ajudava a oferecer a melhor resposta para o usuário, seja por meio de telefone, site ou whatsapp. Entretanto, no começo de 2023, a história tomou outra proporção

O ChatGPT foi lançado e trouxe com ele uma série infinita de possibilidades, que elevou o nível do que se conhecia acerca dos chatbots. Com a ideia simples de responder a qualquer tipo de pergunta, como uma linguagem próxima a de um ser humano, ao redor do mundo milhares de pessoas utilizam o serviço gratuito diariamente não só por curiosidade, como também para ajudar nos negócios. 

chatbot
Chatbots: a inteligência artificial no dia a dia das pessoas. Fonte: Shutterstock.

Agora é a sua vez!

Neste texto, você teve contato com 6 tipos de uso da inteligência artificial no dia a dia. Você viu que, a depender da situação, elas podem estar presentes todas as 24h do dia de uma pessoa. Mas você se perguntou como que essas inteligências fazem o trabalho delas? 

Se você tem essa curiosidade, saiba que pode solucioná-la conhecendo o hub de tecnologia Academia Tech. Um lugar criado pela Faculdade Anhanguera, ideal para pessoas que respiram tecnologia, com você. Confira agora mesmo e tenha a chance de construir o seu futuro por meio da tecnologia.

Que tal uma formação em tecnologia? Te convidamos para conhecer a gama completa de cursos de tecnologia da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

O que é uma Inteligência Artificial?

Em termos simples, é um tipo de tecnologia que simula comportamentos e resolve ações, de modo parecido ao que os humanos fariam. Este ramo da computação abrange uma série de conhecimentos e outras áreas. 

Atualmente, a maioria dos dispositivos, programas e aplicações conta com Inteligência Artificial, devido ao poder que ela oferece. 

O que é processamento de linguagem natural?

O processamento de linguagem natural é um tipo de tecnologia que serve para interpretar o que um ser humano oferece de input e devolver um output baseado nisso. Machine Learning e Deep Learning são fundamentos basilares

Um exemplo prático é o modo como você busca algo no Google. Muitas vezes, pode conter só as palavras-chave e, mesmo assim, a resposta vem perfeita.

O que é possível fazer com o ChatGPT?

Praticamente qualquer coisa. Tirando coisas que ele considera erradas e que você pode entender lendo mais acerca da tecnologia ou conferindo na prática. 

Assim, você pode pedir para que ele escreva texto de qualquer natureza, crie roteiros para vídeos ou palestras, desenvolva códigos do zero, ensine a você um novo idioma e até ofereça conselhos sobre algum aspecto da sua vida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima