Trabalhar no digital já transformou a vida de muitas pessoas. A pandemia potencializou a oportunidade de conseguir uma renda só com acesso a internet e um conhecimento sobre algum assunto. E, de verdade, a tendência é que essa realidade só cresça.
Você tem vontade de começar a trabalhar com Marketing Digital ou já trabalha? Neste texto, você vai conferir como está o mercado de trabalho nesta área de atuação. Siga a leitura!
E-commerce a todo vapor
E-commerce tem relação com vendas de produtos ou serviços pela internet. Você precisa de um livro? Difícil não pensar na Amazon. Precisa de algo bom e barato para sua sala? É provável que você pense no Mercado Livre. Estes são dois exemplos de e-commerce.
O fato é que, de acordo com um relatório da IAB (Interactive Advertising Bureau), o Brasil teve mais de um terço das vendas de toda a América Latina. E quanto foi o total? Cerca de 382 bilhões de dólares, sendo o Brasil quem garantiu uma fatia de 30%.
Se você se interessa pela área, este é o momento ideal para investir, já que as tendências apontam que este ritmo de crescimento não vai parar de acontecer em 2023.
Mais Inteligência Artificial em jogo
Faz algum tempo que algo tecnológico não dá o que falar no Brasil e no mundo. Em Novembro de 2022, a OpenAI lançava o ChatGPT. Porém, somente neste ano é que ela se tornou de conhecimento amplo para toda a internet.
Essa Inteligência traz a oportunidade para pessoas descobrirem o que quiserem por meio de uma conversa. É possível aprender desde a criar receitas de bolos até a fazer uma operação em alguma parte do cérebro. Qualquer pessoa com essa tecnologia pode fazer com que seu trabalho seja um pouco menos difícil.
Mas não é só o ChatGPT que existe. Há uma infinidade de programas que utilizam Inteligência Artificial e ajudam qualquer pessoa a desenvolver um trabalho mais ágil no Marketing Digital. Aqui abaixo você tem alguns exemplos:
- removebg: para quem deseja retirar o fundo das fotos;
- DALL-E2: para quem quer criar imagens a partir de descrições;
- quillbot: para tradutores de inglês que precisam revisar seus textos;
- jasper: para quem deseja escrever mais rápido seus textos;
- Semrush: para quem deseja melhorar a visibilidade de um negócio;
- answersocrates: para quem deseja saber o que as pessoas mais perguntam na internet;
Redes Sociais ainda são poderosas
Redes Sociais para o Marketing Digital são essenciais. Elas são o lugar para criar relacionamento, fazer comunidade ao redor de uma marca, buscar engajar com os conteúdos e, dentre outras muitas ações, vender. Esses lugares, que um dia tiveram objetivos não tão próximos aos negócios (à exceção do LinkedIn), hoje têm uma estrutura que suporta ações comerciais.
Isso quer dizer que oportunidades de emprego surgem a torto e a direito, já que as empresas precisam de profissionais para suprir suas demandas. É nesse momento que surgem as necessidades por profissões que até pouco tempo poucas pessoas conheciam e que agora são indispensáveis para um negócio girar.
No Marketing Digital, ter um cuidado com estratégias para redes sociais é fundamental. Só com anúncios a lista abaixo traz a receita de 2022 das redes sociais mais famosas do mundo:
- TikTok (1 bilhão de usuários): 11,4 bilhões de dólares;
- Facebook (2,9 bilhões de usuários): 113,6 bilhões de dólares;
- Instagram (1,4 bilhões de usuários): 51,4 bilhões de dólares;
- YouTube (2,2 bilhões de usuários): 29,24 bilhões de dólares;
- Snapchat (750 milhões de usuários): 4,6 bilhões de dólares;
- Twitter (300 milhões de usuários): 4,4 bilhões de dólares.
Áreas que ganharam o Hall da Fama
Vendas, publicidade, gerente de projetos, product manager, entre outras profissões, já estão consagradas dentro do Marketing e dentro do Marketing Digital elas são muito importantes. Fato é que essas profissões possuem demanda quase infinita para quem tem know-how para exercer.
Porém, é fato que quem trabalha com Marketing Digital pode se interessar por outras áreas, que não essas. De uns tempos para cá, muitas delas vêm ganhando visibilidade. Estas profissões são altamente desejadas por muitas empresas que viram no digital outra forma de crescer.
O melhor de tudo é que muitas delas não exigem formação acadêmica e oferecem salários muito generosos, dependendo do nível de experiência. Você já pode até ter ouvido falar de alguma dessas profissões:
- Suporte;
- Social Media;
- Copywriter;
- Gestor de Tráfego;
- Estrategista Digital;
- Lançador;
- Analista de SEO;
- Analista de Email Marketing;
- Designer;
- Editor de Vídeo
Dados, dados e mais dados
Não é brincadeira. Só em 2022 foram produzidos muitos dados, da ordem de quintilhões. Isso é uma notícia para alegrar os profissionais que trabalham com dados, pois se há demanda por profissionais de áreas já consagradas no Marketing ou por profissionais de áreas que estão em ascensão, pode ter certeza de que há demanda por analista de dados, cientista de dados etc.
No começo deste texto, falamos sobre uma das fontes de lucro mais poderosas que o Brasil tem: o e-commerce. Entretanto, as estratégias a serem tomadas, as informações analisadas, as ideias criadas etc não são fruto do acaso, mas de um trabalho incessante de pesquisa e entendimento sobre os dados.
Para fazer esse serviço, as empresas precisam de pessoas que entendam como ajudá-las a se desenvolver. No Marketing Digital, qualquer profissional que trabalhe com dados pode se encaixar, pois há muito material que tem o poder de gerar valor para qualquer empresa.
Essa é a sua chance!
Neste texto, você viu que há muitas oportunidades para trabalhar com Marketing Digital. Basta escolher uma área de atuação que sinta mais afinidade e embarcar.
Mas você sabia que você pode ir muito além deste texto? A Faculdade Anhanguera criou o Academia Tech para pessoas que respiram tecnologia e gostam de saber tudo relacionado a este assunto.
Não espera para atuar na área! Inscreva-se agora mesmo no vestibular para Marketing Digital da Faculdade Anhanguera!
Perguntas Frequentes
Um copywriter nada mais é do que a pessoa que escreve textos para ser veiculados na internet. Estes textos podem ir desde blog posts, conteúdos de instagram ou mesmo roteiro para anúncios ou vídeos de venda de produtos.
Um copywriter é essencial para qualquer negócio digital, porque ele tem a capacidade de fazer as palavras retornarem valores financeiros.
Liderando a lista está o Mercado Livre. A companhia argentina, conta com mais de 40 mil colaboradores e fez uma receita de 2,7 bilhões em 2022. O segundo da lista é a Amazon Brasil, que só em 2022 gerou 2,1 bilhões.
Em terceiro lugar vem a Shopee, que gerou uma receita em 2022 de mais de 2 bilhões de dólares, sendo que o Brasil tem uma parcela importante nisso.
É mais simples do que parece. Com a internet, muitas pessoas colocam o que sabem à disposição dos outros. Isso pode se tornar uma profissão.
Tudo o que precisa para começar é conexão com internet, afinidade com alguma área dentro do Marketing Digital e buscar uma capacitação mínima (se não tiver) para trabalhar com o que quer.
Graduado em Letras – Português / Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Atuou por 3 anos como bolsista-pesquisador em um projeto interdisciplinar entre as áreas de Linguística e Ciências da Computação. É copywriter e redator desde 2021. Ama de paixão tudo relacionado a escrita, tecnologia, cachorros, histórias e xadrez.