Tipos de dados Javascript: Conheça as principais variáveis dessa linguagem!

javascript-

O mundo das linguagens de programação são repletos de detalhes importantes que devem ser conhecidos por você que quer começar a trabalhar nessa área. E uma das mais utilizadas no mercado hoje é o Javascript.

Afinal, ele é amplamente utilizado para criação de páginas interativas e trazer itens complexos para o contexto de desenvolvimento web. E se você quer trabalhar com isso, é importante conhecer detalhes como tipos de dados e variáveis.

Neste artigo vamos explicar, portanto, o que são tipos de dados Javascript e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é Javascript?

Bom, se você está chegando agora nesse mundo da tecnologia, talvez possa não saber o que é Javascript, então vamos explicar para você. Essa é uma linguagem de programação de alto nível utilizada para criação de páginas interativas na Internet.

Então, por exemplo, quando você navega no Google Maps (ou seja, está utilizando um mapa interativo), há presença naquela página de linguagens como Javascript.

homem-computador-
JavaScript é uma linguagem de programação popular utilizada para criar aplicativos web interativos e dinâmicos. Fonte: Shutterstock.

Como Javascript é utilizado?

O Javascript é utilizado, principalmente, para trazer itens complexos para as páginas web, ou seja, que permitem aos usuários interagirem com aquele conteúdo diretamente. Ou seja, ele é bastante utilizado, por exemplo, em casos nos quais os dados precisam ser atualizados ao longo do tempo.

Alguns exemplos de aplicação do Javascript são:

  • mapas interativos;
  • produção de gráficos;
  • imagens animadas;
  • desenvolvimento de jogos, entre outros.

O que são dados em Javascript?

Se você está começando nessa área, é importante saber uma informação: todas as linguagens de programação, em alguma medida, trabalham com estruturas de dados para processamento. Isso é importante para organizar e guardar dados de forma adequada para que a aplicação possa processar as informações de forma adequada.

Eles precisam ser organizados e salvos de forma adequada para que, posteriormente, possam ser acessados e manipulados durante a navegação do usuário. E dentro desse contexto, torna-se importante definir as variáveis.

Elas são úteis, justamente, para que, durante o desenvolvimento, você possa criar um código mais limpo e organizado. Isso é fundamental tanto para você, caso seja preciso revisar alguma questão e, também, facilita o trabalho em conjunto com outros profissionais que farão parte do time de desenvolvimento web.

Mas como funcionam as variáveis? Por exemplo, você pode criar uma variável que define um valor específico. Vamos supor que você precise, constantemente, chamar o nome de uma empresa durante a elaboração do código diversas vezes.

Em vez de precisar escrever o nome todas as vezes (e correr o risco de um erro de digitação), você pode criar uma variável, facilitando o momento de “chamar o nome da empresa”. Nesse caso, a transformação do nome em variável será feita da seguinte forma:

var NomeEmpresa = “Empresa fulana de tal”;

Assim, toda vez que você precisar, durante a codificação, realizar o chamamento do nome da empresa, basta escrever “NomeEmpresa”, que o JavaScript identificará que deverá colocar o valor atribuído à variável.

As variáveis são importantes para que você possa, por exemplo, adotar algoritmos para proporcionar uma resposta esperada para o usuário quando ele aciona uma determinada função. E, por isso, esse é um tema que demanda bastante atenção dos programadores de JavaScript.

Elas são uma forma, por exemplo, de mostrar para o JavaScript o que você quer que ele faça para uma função específica. Isso permite trabalhar com os dados de forma mais clara e tornar o código mais dinâmico e eficiente.

Quais os principais tipos de dados em Javascript?

Ok, agora que você já está mais por dentro do uso da linguagem Javascript, é importante conhecer o que são tipos de dados em variáveis. Vamos conferir uma lista a seguir com eles:

  • String: pode ser qualquer valor que esteja entre aspas simples ou aspas duplas e que, normalmente, representam textos em geral. Podem ser letras, números e sinais de pontuação;
  • Numérico: números;
  • Symbol: símbolos;
  • Booleano: dados que apresentam apenas duas possibilidades de valores – true (verdadeiro) ou false (falso);
  • Null e undefined: são dados que representam variáveis que, ou não possuem valor (null) ou, então, estão incompletas (undefined, ou seja, indefinidas);
  • Array: matriz que pode ser composta por diferentes tipos de dados;
  • Objeto: tipo de dado que funciona como uma entidade independente, no qual há um conjunto de atributos aninhados a uma variável.
linguagem-javascript
Os principais tipos de dados em Javascript incluem números, strings, booleanos, objetos, arrays, null e undefined. Fonte: Shutterstock.

Conhecer os tipos de dados em JavaScript ajuda você a entender melhor, também, o processo de criação de variáveis. Cabe lembrar que, em JavaScript, você não precisa declarar o tipo de dado da variável. Por exemplo, ele entende que uma variável em texto é um String.

Qual a importância de dominar JavaScript?

Aprender JavaScript é importante, principalmente, porque interação é a chave do momento. Então quem trabalha com desenvolvimento web e mobile precisa ter conhecimento sobre ele.

Essa é uma linguagem versátil e permite a construção de aplicações web totalmente do zero. E, por isso, não a toa, é considerada a linguagem de programação mais utilizada e popular do mundo, segundo relatório da Stack Overflow.

homem-programacao
JavaScript é importante porque é uma das linguagens de programação mais populares e amplamente usadas na criação de aplicações web e móveis interativas. Fonte: Shutterstock.

Por isso, dominar questões como tipos de dados em JavaScript pode ser importante para sua carreira com desenvolvimento. Portanto, não deixe de investir em uma boa formação e estar sempre atualizado, com os estudos em dia, sobre o assunto.

Domine JavaScript e outras linguagens de programação com o auxílio da Academia Tech!

Como você viu, o JavaScript é uma linguagem cada vez mais utilizada e estar imerso nela será fundamental para conseguir boas oportunidades no mercado no futuro. E, claro, seus conhecimentos precisam ir além.

Saber sobre tendências, outras linguagens de programação, notícias do mercado, encontrar os melhores cursos são algumas das questões que você também precisa ficar atento e a Academia Tech ajuda você nessa jornada.

Aqui você encontra, centralizado, todas as informações que precisa sobre o mercado de tecnologia, além de conhecer os melhores cursos da área, com a excelência que só a Anhanguera pode proporcionar para sua carreira!

Pensando em uma carreira como programador? Conheça os cursos que a Faculdade Anhanguera oferece e que podem te ajudar!

Perguntas Frequentes

O que um profissional de JavaScript faz?

Um profissional especializado na linguagem de programação JavaScript trabalha com a programação, desenvolvimento e implementação de sistemas e páginas baseados em JS.

Ele também pode ser responsável por correções de falhas existentes em outros projetos e atualizações que serão importantes para proporcionar uma melhor experiência do usuário.

Onde o JavaScript pode ser utilizado?

Por ser uma linguagem versátil, o JavaScript possui diversas possibilidades de aplicação. Ele pode ser adotado, por exemplo, no desenvolvimento back-end e front-end de páginas web.

Ele também pode ser utilizado no desenvolvimento de aplicações mobile, principalmente em conjunto com bibliotecas e frameworks que facilitam o processo de criação para diferentes sistemas operacionais (um dos grandes desafios do desenvolvimento de app mobile) e criação de games.

O que o JavaScript trouxe de novidade?

Antes da possibilidade de utilizar uma linguagem de programação interativa, as páginas web eram estáticas, tal como um livro. O usuário não tinha muitas possibilidades de poder realizar interações com o conteúdo, apenas podendo ler o conteúdo.

Por isso, o modelo interativo que temos hoje e que é tão atrativo tornou-se possível devido a linguagens como JavaScript. E ele continua inovando. Por exemplo, atualizações como o ES6, lançado em 2017, deu ainda mais força para essa linguagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima