Descubra as oportunidades no mercado de trabalho em Análise e Desenvolvimento de Sistemas!

homem-ajudando-analista-de-sistemas

A área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está em alta no mercado atualmente. Com o boom da transformação digital, temos uma necessidade de conseguir solucionar novos problemas cotidianamente e é papel do especialista nessa área atuar para realizá-los. Por isso, é importante conhecer de que forma você pode atuar se optar por esse tecnólogo.

Mas quais são as possibilidades para entrar no mercado de trabalho em Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Isso poderá ajudar você a direcionar os esforços da sua carreira para o melhor caminho. Saiba mais a seguir e comece a planejar seus caminhos profissionais.

Desenvolvimento de software

Uma das mais importantes e demandadas formas de entrar no mercado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é atuando como dev para criação de software. Essa é uma etapa importante após a análise e identificação de quais são as questões que precisam ser resolvidas.

Com esse resultado em mãos (muitas vezes, feita pelo próprio profissional), ele deve conceber um projeto de software e auxiliar em seu desenvolvimento com uma equipe de especialistas que atuarão em conjunto para isso.

homem-olhando-programacao
O desenvolvimento de software é uma das principais funções do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Fonte: Shutterstock.

Hoje essa é uma das áreas com maior demanda no mercado de TI e há diversas oportunidades com ótima remuneração para desenvolvedores de software. Então aproveite esse momento positivo do mercado e invista na sua carreira.

Gerenciamento de bancos de dados

O gerenciamento de banco de dados é uma das atribuições que o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode assumir e que é fundamental nas rotinas de TI. Isso ganha ainda mais importância, principalmente, no contexto em que os dados se tornam centrais para as empresas.

Ele é o responsável por realizar tanto o gerenciamento dos bancos de dados quanto, também, configuração, instalação, atualização e monitoramento das informações das empresas. Ele deve identificar e analisar quais são as questões que demandam mudanças e auxiliar em sua correção.

homem-no-notebook-dados-
O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas também pode atuar no gerenciamento de Banco de Dados. Fonte: Shutterstock.

Sua função é fundamental, principalmente, porque os programas necessitam dessas informações para poderem operar. Então o papel do administrador de banco de dados tem um papel estratégico para o funcionamento das empresas digitalizadas como um todo.

Administração de redes

O analista de sistemas também pode atuar diretamente na função de administrador de redes, ou seja, auxiliando a proporcionar maiores cuidados com a infraestrutura de TI no que diz respeito às conexões entre dispositivos no dia a dia.

Os profissionais neste caso atuam com o planejamento, acompanhamento das instalações, identificação de parametrizações, configurações, monitoramento e solução de eventuais problemas que possam surgir.

Tudo isso deve ser realizado dentro dos parâmetros de padrão-ouro de segurança, para que os dados possam circular com segurança nas redes, sem maiores problemas, tanto internos quanto de ataques de cibercriminosos.

Arquitetura de softwares

Outra possibilidade de atuação no mercado do especialista em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é poder realizar a função de arquiteto de software. Esses profissionais atuam para definir as articulações e lógicas das soluções, que deverão ser executadas pelos desenvolvedores no futuro.

O nome não é à toa: ele é uma forte analogia para os arquitetos na construção civil. A partir do planejamento do arquiteto, os engenheiros identificarão os recursos necessários para colocar aquela ideia em prática e os demais profissionais serão responsáveis por colocar a edificação em pé.

O mesmo vale para o arquiteto de software: ele fará todo o planejamento de como uma solução deverá funcionar, os encaminhamentos das funções e de que forma os desenvolvedores deverão articular essas questões para colocar o projeto em prática.

Veja também: Se você está gostando do conteúdo sobre o mercado de trabalho para um Analista e Desenvolvedor de Sistemas, assista também esse vídeo que preparamos falando sobre o salário desse profissional. Confira!

Gestão de projetos de TI

Outra oportunidade no mercado para os profissionais formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é atuar com gestão de projetos de TI. Mas o que é essa função?

Esse é um papel estratégico, ou seja, seu objetivo é administrar times, prazos, demandas e articulações para que seja possível conduzir os projetos de acordo com as expectativas de um cliente.

analise-de-sistemas-lider
O Gestor de Projetos de Ti deve administrar times, prazos, demandas e articulações para entregar um serviço de qualidade ao cliente. Fonte: Shutterstock.

Basicamente, neste caso, o gestor de projetos de TI é um maestro que deve conduzir a orquestra (os times de TI) para que a música seja reproduzida da melhor forma possível (conclusão do projeto definido previamente, mesmo que seja preciso alterações nos processos pensados previamente).

Segurança da informação

Outro ponto de entrada no mercado de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é atuando com Segurança da Informação. O profissional pode atuar de forma a analisar a composição dos sistemas atuais e quais são os principais pontos de vulnerabilidade.

A partir disso, em conjunto com outros profissionais de Cibersegurança, ele pode ajudar a encontrar soluções que auxiliem na otimização dos processos de proteção, articulando medidas que minimizem as ações de cibercriminosos

Ensino e pesquisa

Para além de todas as possibilidades que listamos anteriormente, você já pensou em trabalhar com ensino e pesquisa? Um profissional que seja formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode trilhar a trajetória acadêmica para isso.

Como o tecnólogo na área funciona como um diploma de ensino superior, você pode, após a formação, entrar em um programa de pós-graduação e participar de um grupo de pesquisa. Com isso, é possível participar de pesquisas que estão sendo executadas ou pensar no seu próprio projeto.

E a partir disso é possível, também, trabalhar com ensino. Se você gosta de tecnologia e se sente motivado em ensinar, essa combinação pode ser a ideal para sua carreira.

Afinal, com a demanda por mais profissionais no mercado, cada vez mais se busca, também, profissionais capacitados para poder ensiná-los. Já pensou nessa possibilidade?

A Academia Tech ajuda você a estar preparado para as oportunidades no mercado de trabalho

Agora você sabe as principais oportunidades no mercado de trabalho em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e viu o quanto essa é uma área versátil e com diversas oportunidades. Mas, para conseguir aproveitar elas e seguir sua trajetória de sucesso, a qualificação será a sua maior aliada.

Para ajudar nisso, a Academia Tech está do seu lado para encontrar os melhores cursos. E caso você tenha dúvida, pode fazer um teste para identificar qual área é mais a sua cara.

Não deixe sua carreira em tecnologia para depois! Inscreva-se hoje mesmo no vestibular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Quem pode fazer o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Para fazer o tecnólogo de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, você precisa ter Ensino Médio completo. Essa é a única exigência. Mas é interessante ter uma afinidade com a área de tecnologia para passar por esse processo com maior tranquilidade.

Além disso, é importante ser uma pessoa atenta para as principais tendências da área tech e estar disposto a estudar sempre, já que há tantas mudanças na área e que demandam atenção por parte dos futuros profissionais.

Qual o perfil do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O analista de sistemas deve ser uma pessoa atenta, com uma visão analítica e atento a pequenos detalhes. Deve ser uma pessoa resolutiva, capaz de identificar problemas para poder intervir de forma mais ativa e direta.

O que fazer depois do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Após a sua formação no tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, para continuar sua formação, é possível ter uma formação contínua que deixará você atento a tudo que há no mercado. Você pode fazer uma especialização em banco de dados, segurança da informação, desenvolvimento de software, entre outros.

É possível, também, fazer outros tecnólogos na área e conseguir garantir mais possibilidades de atuação no mercado de TI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima