Conheça tudo sobre o Curso Superior de Redes de Computadores!

rede de computador

Muito falamos sobre áreas importantes para o nosso uso da internet: desenvolvedores web, desenvolvedores de software, analistas de sistemas, cientistas de dados, entre outros. Mas para que tudo isso possa funcionar, é preciso uma boa configuração de rede, para gerar boas conexões entre os dispositivos.

Esse papel vem, justamente, do especialista em Redes de Computadores! Conhecer mais sobre a formação deles ajuda a entender se realmente essa é uma área que você deseja começar a atuar como profissional.

Conheça tudo sobre o Curso Superior de Redes de Computadores a seguir e tire suas dúvidas!

O que é a área de Redes de Computadores?

Antes de entender mais sobre o curso, você deve conhecer, primeiro, sobre o que é a área de Redes de Computadores. Afinal, se você está conseguindo ler este artigo, é porque está acessando a maior rede de computadores: a Internet.

Redes de Computadores são conjuntos de dispositivos conectados entre si que permite troca de dados entre eles ou, ainda, que possam se comunicar entre si. Esses dispositivos podem enviar informações um para o outro, exercer serviços um sobre o outro ou, ainda, outros tipos de serviços.

mulher computador
A área de Redes de Computadores envolve o estudo, implementação e gerenciamento de sistemas de comunicação entre computadores. Fonte: Shutterstock.

Em muitos ambientes, as comunicações se dão, prioritariamente, por redes internas de dispositivos, por permitir uma maior segurança para as comunicações internas, já que não será necessário passar por uma rede com um maior risco de cibercriminosos interceptando o tráfego de rede.

Dentro desse contexto, o profissional especialista em Redes de Computadores é o responsável por viabilizar essas trocas informacionais por meio da configuração da infraestrutura necessária para estabelecer a comunicação entre os dispositivos.

O que você aprenderá no curso?

No Curso Superior de Redes de Computadores você aprenderá diversas questões que farão parte das suas rotinas e que ajudarão em uma melhor colocação profissional no futuro. Ao final, será capaz de:

  • Planejar, implementar, gerenciar e fazer os ajustes necessários para redes de servidores e dispositivos pessoais em um ambiente (seja ele empresa, órgão público, agência de pesquisa, ou prestando serviços para uma Internet Service Provider);
  • Administrar redes internas;
  • Realizar o levantamento e documentação do projeto de rede atual;
  • Identificar melhorias necessárias para arquitetura de redes;
  • Realizar controle de níveis de acesso de usuários em uma rede interna;
  • Pensar, elaborar e rever eventuais planos de contingência e recuperação em caso de problemas.

Duração do curso

O Curso Superior de Redes de Computadores é feito na modalidade Tecnólogo. Mas o que isso significa, na prática? O diploma possui a mesma validade do bacharelado tradicional? Ele realmente pode ser utilizado para vagas que exigem a formação superior?

A resposta é: sim. O Tecnólogo promove um diploma válido como Ensino Superior tal como o Bacharelado, mas com um curso com menor duração, ou seja, com menos semestres para serem cursados. Mas isso não significa que você aprenderá menos não!

Muito pelo contrário. O Tecnólogo é caracterizado como um curso no qual o conhecimento é voltado para a prática e, portanto, você sairá preparadíssimo já para conseguir atuar nesse setor e garantir as melhores vagas no mercado.

Essa é uma ótima opção, principalmente, para quem está em busca de entrar mais rapidamente no mercado ou, ainda, para quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho e não pode perder muito tempo para conseguir se reposicionar.

Nesses casos, o Tecnólogo em Redes de Computadores é uma ótima opção! Com 5 semestres (ou seja, 2 anos e meio de formação), você já estará preparado para começar sua jornada no mercado de trabalho.

homem e mulher
O tecnólogo em Redes de Computadores dura 5 semestres (ou seja, 2 anos e meio de formação. Fonte: Shutterstock.

Grade curricular

Está gostando de saber mais sobre a área e o Curso Superior de Redes de Computadores? Então é hora de mergulhar em um ponto importante para tomar a sua decisão: conhecer mais sobre a grade curricular.

Vamos entender mais sobre a estrutura do curso e as principais disciplinas que você encontrará em cada fase. Afinal, você não quer ser pego de surpresa, não é mesmo? Então vem com a gente para conhecer tudo sobre o assunto.

Introdução à tecnologia

A área de tecnologia pode ser desafiadora, principalmente, em seu começo. Por isso, ter uma boa base inicial de introdução será fundamental para dominar os temas e conseguir aprender com maior tranquilidade quando for o momento de especializar-se na parte de Redes de Computadores de fato.

Essas matérias serão muito importantes para que você entenda melhor sobre esse mundo e veja questões que podem, até mesmo, ajudar em trabalhos conjuntos com outras áreas.

Você verá nessa fase do Curso Superior de Redes de Computadores:

Disciplinas específicas

Com uma base bem formada, você estará melhor preparado para começar a mergulhar de cabeça nas questões referentes a Redes de Computadores. Essas disciplinas estão diretamente relacionadas com sua profissão. Então, foco nelas!

Nessa fase, você verá as seguintes matérias:

  • Arquitetura de Redes;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Gerenciamento de Redes;
  • Princípios de Telecomunicações;
  • Programação e Desenvolvimento de Bancos de Dados;
  • Programação para Redes;
  • Projetos de Redes;
  • Redes de Computadores;
  • Redes sem Fios;
  • Segurança de Informação e Redes;
  • Tecnologias Web Service.

Projetos

Nos 5 semestres do Curso Superior de Redes de Computadores, você participará de uma disciplina chamada “Projeto Integrado”. Nela, terá a oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática, com o suporte de um professor.

Esse momento é ótimo, pois você poderá realizar um projeto semelhante ao que fará na sua prática profissional e terá a avaliação do professor, que poderá trazer insights interessantes que ajudarão a melhorar sua criatividade profissional.

Além disso, muitas dúvidas podem surgir neste momento. E com um professor ao seu lado, fica muito mais fácil resolvê-las, não é mesmo? Com isso, você chega mais preparado e confiante no mercado de trabalho.

Estágio e TCC

Ao final da sua jornada, você terá contato com dois momentos importantes: o estágio e a realização do TCC. O primeiro é a oportunidade de ir para o mercado e colocar seus conhecimentos em prática.

Esse é um ótimo momento para começar a construir um bom networking, que poderá, até mesmo, ajudá-lo em sua primeira oportunidade profissional quando se formar. E, também, o acompanhamento com seu supervisor poderá ajudá-lo a corrigir eventuais dúvidas e dificuldades que ainda tenha na área.

E, dependendo da sua performance, pode sair até com uma oportunidade de contratação. Então capriche na dedicação nesse momento, hein?

O TCC é o famoso Trabalho de Conclusão de Curso. Nele, você deverá mostrar seus conhecimentos sobre a área, para mostrar que realmente domina os assuntos. Relaxe, você terá o apoio de um orientador para ajudá-lo nisso.

Atuação profissional

Agora você conhece mais detalhes sobre o Curso Superior de Redes de Computadores, mas só isso não é o suficiente para tomar sua decisão, não é mesmo? Afinal, só a formação não é o suficiente: é interessante conhecer como esse conhecimento poderá ser aplicado na sua carreira.

Confira a seguir as principais possibilidades de atuação profissional de quem forma nesse curso.

Administrador de Redes

Uma das possibilidades de atuação profissional de quem termina o Curso Superior de Redes de Computadores é atuar como Administrador de Redes. Neste caso, ele cuida de toda a infraestrutura, desde o planejamento até a sua implementação.

Para isso, ele considera as demandas do negócio que está solicitando, pontos de cuidados e pensar, também, em como escalar essa rede a longo prazo. Mas não é só isso que ele pode fazer.

mulher-rede
O profissional formado em Redes de Computadores pode trabalhar como Administrador de Redes. Fonte: Shutterstock.

Outra atribuição do Administrador de Redes é, também, trabalhar com administração e suporte em Data Center e realizar a configuração da estrutura de rede.

Analista de Suporte

Outra atribuição profissional de quem se forma no Curso Superior de Redes de Computadores é ser um Analista de Suporte. Ele é o responsável por realizar os cuidados com manutenção e suporte em caso de problemas na rede.

Por exemplo, em caso de aumento de volume de tráfego ou indisponibilidade do serviço, será esse o profissional responsável por fazer todas as adequações para proporcionar o restabelecimento do serviço.

Analista de Segurança de Redes

Um dos pontos que os cibercriminosos tentam agir para obter vantagens indevidas é por meio da rede. Uma infraestrutura insegura pode trazer, por exemplo, a possibilidade de infectar todos os dispositivos da rede rapidamente.

O Analista de Segurança de Redes deverá pensar em projetos de segurança e realizar o monitoramento e monitoramento para essa infraestrutura. Deve identificar eventuais ataques e impedir seu sucesso quando eles estiverem em vias de acontecer.

Salário Médio do profissional formado no Curso Superior de Redes de Computadores

Além de saber as atribuições de um profissional formado no Curso Superior de Redes de Computadores, há um outro ponto essencial para sua escolha: a remuneração, claro! Você quer ter uma ótima qualidade de vida com seu trabalho e investir em uma área vantajosa.

Segundo o site Salário, um profissional formado no Tecnólogo em Redes de Computadores tem um salário médio de R$ 5.263,53 para uma jornada de 42 horas semanais. E no topo de carreira, pode ganhar até R$ 12.931,78! Muito bom, não é mesmo?

Mas lembre-se: esses valores podem mudar com o tempo. Além disso, varia de acordo com algumas questões, como região, experiência na carreira e o tipo de empresa que contrata você.

Escolhendo um Curso Superior de Redes de Computadores

Ao longo deste artigo, você viu tudo que precisava para saber o quanto o Curso Superior de Redes de Computadores pode ser muito vantajoso para quem quer uma carreira de sucesso! Se você gostou de saber mais sobre o assunto, o momento é de saber o que é preciso analisar para escolher o melhor curso.

Afinal, a sua formação será um dos pontos fundamentais para conseguir as melhores vagas do mercado. Então vem com a gente e confira dicas imperdíveis para fazer a escolha da melhor instituição!

Grade curricular atualizada

Um dos primeiros pontos que você precisa identificar na instituição que vai escolher é se ela possui uma grade curricular atualizada. Afinal, essa é uma área que passa por muitas atualizações e é importante que essas novidades sejam passadas para a grade curricular.

Então analise se o curso possui as disciplinas com as melhores práticas do mercado e veja se ela está alinhada com as tendências do momento. Então pesquise sobre as disciplinas do curso e fique atento se tem os cursos que listamos anteriormente.

Programa de empregos

Bons cursos ajudam você a dar seu primeiro passo para entrar no mercado. Afinal, mesmo que essa seja uma área muito aquecida, ter uma ajuda é sempre bom, não é mesmo?

Por exemplo, com a Anhanguera, você conta com o Canal Conecta, o portal com mais de 400 mil vagas de estágio e emprego. Ou seja, consegue encontrar não só uma vaga, mas sim uma nas melhores empresas do setor de tecnologia. Muito bom, não é mesmo?

Avaliação continuada

Com as disciplinas de Projeto Integrado, você consegue ter uma avaliação continuada do seu conhecimento sobre todas as áreas e aplicações práticas ao longo de todo o curso. Com isso, você consegue identificar se tem algum ponto vulnerável e ter o apoio dos professores para tirar dúvidas quando necessário.

Com isso, você consegue sair mais bem preparado para atuar no mercado, aproveitando o espaço da formação para poder resolver falhas e dúvidas. Com isso, dá para se destacar no mercado. Então busque cursos que ofereçam essa possibilidade.

Apoio personalizado

Além de tudo que já falamos, é importante ter uma equipe que dê todo o suporte quando você tiver dúvidas, questões e dificuldades em alguma questão ou disciplina. Além de ter todo o acompanhamento direcionado para você, os monitores e professores poderão ajudá-lo com dicas incríveis que ajudarão na sua formação.

Comece já seu Curso Superior de Redes de Computadores com o apoio da Academia Tech

Gostou de saber mais sobre o Curso Superior de Redes de Computadores e quer dar o primeiro passo para sua formação? Vem com a Academia Tech que é sucesso!

Com a hub de tecnologia da Anhanguera, você descobre mais sobre a área, novidades e tendências, mais detalhes da profissão (como salários e tendências), além das indicações dos melhores cursos da área de tecnologia. E tudo isso com a qualidade que só a Anhanguera é capaz de proporcionar.

Começa hoje mesmo uma carreira de sucesso na área tech! Inscreva-se hoje mesmo no curso de Redes de Computadores da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

O que faz um especialista em Redes de Computadores?

Um especialista em Redes de Computadores realiza diversas etapas para a implementação de redes, desde o planejamento até a implementação e manutenção. Pode ser aplicado em diferentes áreas, como ambiente interno das empresas, órgãos públicos, empresas de telecomunicações, entre outros.

Além disso, pode atuar como especialista de segurança em redes, trazendo protocolos e medidas necessárias para proteger esses ambientes das operações de cibercriminosos e incidentes cibernéticos.

O que é preciso para se tornar um especialista em Redes de Computadores?

Um bom especialista em Redes de Computadores precisa ter um bom domínio técnico para poder encontrar os melhores protocolos e estruturas para planejar redes robustas e que atendam às demandas dos clientes.

Além disso, deve sempre buscar novidades e tendências para fazer um planejamento considerando as melhores práticas do mercado. Também deve desenvolver as melhores habilidades comportamentais para conseguir proporcionar um trabalho excelente.

Quais habilidades um especialista em Redes de Computadores deve ter?

Um especialista em Redes de Computadores deve ter um olhar analítico e saber identificar quando há um problema começando a acontecer. Deve, também, ter um perfil resolutivo e criatividade para resolver problemas que apareçam.

Deve ser um profissional organizado e que esteja sempre atento para atualizar-se com as principais questões técnicas da área. Deve, também, ter uma boa escuta ativa para conseguir identificar quais são os problemas, principalmente, quando quem está comunicando eles é uma pessoa leiga no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima