O que é JavaScript? Entenda rapidamente essa linguagem de programação tão popular!

programador

Uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo atualmente é o JavaScript. E não é para menos, já que boa parte do que utilizamos na web hoje foi codificado por meio dele.

E, por isso, ela é considerada uma das mais populares. Quem quer entrar nessa área precisa estar atento a isso para tirar todas suas dúvidas sobre o tema e ver se essa é uma área pela qual vale a pena investir ou se outras são mais atrativas.

Entenda mais sobre o que é JavaScipt de forma simples e rápida e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o assunto!

O que é JavaScript?

JavaScript é uma linguagem criada para permitir que possamos criar e inserir conteúdos complexos em páginas e soluções na web. No começo da popularização da internet, nós não tínhamos interação com elementos das páginas, sabia disso?

Abrir um site era como abrir um livro: você tinha acesso a um bloco de texto, sem muitos recursos e sem possibilidade de conteúdo interativo. Com ele, tornou-se possível melhorar a experiência do usuário.

notebook
JavaScript é uma linguagem de programação amplamente utilizada para desenvolvimento web e outras aplicações, oferecendo recursos interativos e dinâmicos aos sites. Fonte: Shutterstock.

Ela é uma linguagem de programação de alto nível (ou seja, que está mais próxima da forma como nós, seres humanos, nos comunicamos). E hoje é considerada uma das linguagens principais da World Wide Web.

Por que o JavaScript é importante para o uso da web?

Pense em abrir uma página, na qual você não consiga interagir com o conteúdo, com um bloco de texto, um layout fixo e nada atrativo. Sem qualquer dinamismo.

Essa era a experiência de navegar na internet nos anos 1990. Pouca possibilidade de usos personalizados. E, claro, as conexões ainda eram muito lentas, as páginas não poderiam ser muito pesadas.

Com a melhoria na capacidade de processamento e com a banda larga, foi possível melhorar as potencialidades da web. E o JavaScript foi um dos grandes aliados para isso. Junto com o navegador, ele tornou as aplicações web muito mais dinâmicas e permitir abrir o conteúdo do layout na página.

A forma como conhecemos a internet hoje e seu modelo interativo não seria possível sem essa linguagem. E, por isso, ela é tão popular e utilizada.

Ela hoje é considerada tão importante quanto o CSS e HTML, duas linguagens fundamentais para o desenvolvimento web. E está na base, inclusive, de plataformas importantes para criação de sites, como o WordPress e Joomla!.

Para o que o JavaScript é utilizado?

O JavaScript é uma linguagem versátil e que pode ser utilizada de diversas formas. Estão entre elas:

  • Criar conteúdos que precisam ser atualizados de forma dinâmica;
  • Criar imagens animadas (como os famosos GIFs);
  • Controlar conteúdos multimídia;
  • Criar jogos e animações na web;
  • Criação de páginas web e aplicativos mobile.
programacao
JavaScript é utilizado para tornar páginas web interativas e dinâmicas. Fonte: Shutterstock.

Mas não é só para conteúdos interativos que essa linguagem é utilizada. Ela está, também, na base de muitas novidades que fazem parte das nossas rotinas. Estão entre elas:

  • Geração de scripts para automação de tarefas para tarefas que são realizadas de forma repetitiva. Por exemplo, criação de autocompletar em formulários;
  • Uso de scripts e soluções que são incorporadas na Internet das Coisas, permitindo a conexão de dispositivos com sistemas. É utilizado, por exemplo, em soluções de automação residencial;
  • Uso em Machine Learning (ou, em português, Aprendizado de Máquina) para criação de algoritmos que consigam extrair padrões e realizar predições a partir de um alto volume de dados, bem como também estão na base de muitas soluções de Inteligência Artificial.

Quais são as principais características do JavaScript?

Se você é um programador iniciante ou se ainda está começando a tatear essa área, é importante conhecer quais são as principais características do JavaScript. Vamos listá-las a seguir:

  • É uma linguagem de alto nível, ou seja, quando você vai codificar, os comandos são muito semelhantes a linguagem que nós, humanos, utilizamos;
  • É uma linguagem baseada em objetos, ou seja, considera que uma solução é formada pelo conjunto de diversas partes (os objetos) e que podem atuar de forma independente, realizando tarefas diferentes;
  • É bastante versátil, o que expande as suas possibilidades de atuação. Ela pode ir desde o desenvolvimento web ao desenvolvimento de games;
  • Ela apresenta funções de primeira classe, aninhadas e fechamentos;
  • Ela não se restringe apenas às soluções para desktop, sendo uma das mais utilizadas no desenvolvimento de app mobile;
  • É uma linguagem independente de plataforma.

Como começar a programar com JavaScript?

Como você viu ao longo deste artigo, o JavaScript é uma das linguagens mais importantes para diferentes áreas. Se você vai para Ciência de Dados, vai esbarrar nela. Desenvolvimento web? Sem dúvidas que precisará dela. Desenvolvimento mobile? Lá estará o JavaScript.

Mas então, se você deseja entrar nessa área, como começar a programar com JavaScript? Um bom primeiro passo é ter uma boa noção sobre a área de programação em geral por meio de um curso voltado para a área.

programadores
Para começar a programar com JavaScript, basta aprender os conceitos básicos da linguagem, familiarizar-se com a sintaxe e praticar por meio de tutoriais e projetos simples. Fonte: Shutterstock.

Se você deseja entrar rapidamente no mercado, pode escolher uma possibilidade de atuação (como desenvolvimento web) e começar um curso de tecnólogo. Em poucos semestres (entre 4 a 5), você estará preparado para começar a codar em JavaScript.

A partir disso, poderá investir em cursos de extensão voltados para essa linguagem, participar de discussões em fóruns e comunidades, divulgar projetos no GitHub e pedir ajuda, entre outras possibilidades. Mas a qualificação é um ótimo primeiro passo para dar uma maior confiança no seu aprendizado.

Nele, você aprenderá mais do que uma linguagem de programação: entenderá como funciona a lógica orientada para essa atividade, terá suporte de professores e monitores, além de vários outros benefícios. Isso pode ajudar muito na sua entrada no mercado de trabalho.

A Academia Tech ajuda você a começar sua jornada no mundo da programação

Está em busca de começar a trabalhar com programação, seja com JavaScript ou outras linguagens? Conte com a Academia Tech!

Aqui você entende melhor sobre outras linguagens populares e suas funções, tira suas dúvidas, conhece mais sobre o universo de TI e, também, encontra as indicações dos melhores cursos!

Não deixe de conferir os cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Onde o JavaScript pode ser utilizado?

O JavaScript pode fazer parte das rotinas de desenvolvimento web tanto nas etapas de back-end (ou seja, a estrutura da solução web) quanto front-end (ou seja, na interface). Ele pode ser utilizado, também, para a criação de jogos.
Também pode ser responsável pela elaboração de scripts de automação, criar servidores web, elaboração de soluções baseadas em inteligência artificial, entre outras possibilidades.

O que você deve saber para aprender JavaScript?

Para tornar-se um desenvolvedor JavaScript, é fundamental ter noção de lógica de programação, que dará a base para entender o processo de codificação. Além disso, outro conhecimento básico importante é saber mais sobre códigos HTML e CSS, que também farão parte da sua rotina.

É importante desenvolver habilidades de programador, pensando em soluções de problemas e otimização de tarefas. Deve ser criativo e proativo para encontrar respostas para as dúvidas que surgirem.

É difícil aprender JavaScript?

Aprender JavaScript, em um primeiro momento, pode ser desafiador, principalmente, se compararmos com outras linguagens, como HTML e CSS. Por isso, ter uma boa base, com cursos de formação, é fundamental.
Quando você não pula etapas, aprende a pensar como um desenvolvedor e isso ajudará a reduzir diversos problemas e dificuldades que possam surgir durante suas atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima