Conhecer as matérias da Faculdade de Engenharia de Computação pode ser um dos fatores mais importantes para decidir se esse é, realmente, o curso que é a sua cara para começar a jornada pelo mundo da Tecnologia.
Afinal, é preciso ter afinidade com os conteúdos que serão aprendidos, principalmente, porque eles vão fazer parte da sua rotina de trabalho. O curso é formado por uma estrutura dividida em suas partes, e a primeira são as disciplinas do ciclo básico. Elas tendem a ser bem parecidas em todas as Engenharias, justamente, porque são temas que caracterizam a área.
Além do ciclo básico, há ainda as disciplinas específicas da área de Engenharia de Computação. Conheça mais sobre elas e veja se esse é um curso que desperta o seu interesse! Saiba mais a seguir.
1. Algoritmos e Lógica de Programação
Uma das matérias da Faculdade de Engenharia da Computação que terá mais impacto na sua vida profissional é a Algoritmos e Lógica de Programação. Ela dará os primeiros passos para você aprender mais sobre como estruturar um pensamento lógico dentro da área de computação e como isso impacta diretamente na formação de sistemas algorítmicos.
A Lógica de Programação diz respeito aos processos de estruturação, conceituação e regras que devem ser seguidas para que um algoritmo seja executado (ou seja, como estruturar o “passo-a-passo” do que ele deve fazer).
Já os estudos sobre Algoritmos dizem respeito a, justamente, como desenvolvê-los, testá-los e corrigi-los quando necessário e como criar essa “receita”, fundamentada dentro das diretrizes da Lógica de Programação.
Os profissionais de Engenharia de Computação precisam dominar esse tema, pois rotineiramente eles podem ser chamados tanto para a criação de algoritmos quanto, também, precisar lidar com eles em implementação ao configurar hardwares, por exemplo.
2. Arquitetura e Organização de Computadores
Outra função importante do Engenheiro de Computadores e, justamente, cuidar do design de dispositivos e como organizá-los, tanto de forma individual quanto, também, na organização em conjunto.
A parte de Arquitetura de Computadores diz respeito ao processo de design de dispositivos, sejam eles computadores ou outros focados para armazenamento de dados (como servidores). Você aprenderá como planejar e desenvolver máquinas de alto desempenho, de acordo com as demandas e necessidades do projeto.
Já no que diz respeito à Organização de Computadores, você aprenderá como um sistema de computadores é devidamente estruturado (contendo processadores, auxiliares de armazenamento, equipamentos de input e output e memória principal).
3. Redes de Computadores
Nessa matéria da faculdade de Engenharia da Computação, você aprenderá mais sobre como formar Redes de Computadores interconectados e de que forma criar esses processos de forma eficiente e segura.
Por exemplo, pode ser responsável pela implementação da comunicação entre dispositivos de um departamento de uma empresa. Para que essa comunicação seja feita da forma correta, é fundamental fazer um projeto de redes de computadores.
Nessa disciplina, você aprenderá como fazer um planejamento eficiente, identificando as necessidades de cada situação e como pensar em projetos personalizados caso a caso. É uma das funções, inclusive, mais requisitadas hoje no mercado.
4. Modelagem de Dados
Outra matéria do curso de Engenharia da Computação importante é a de Modelagem de Dados. Essa é uma área focada em criar uma estrutura de dados para que eles possam ser armazenados, tratados, analisados e gerar insights em contextos como nas atividades da Ciência de Dados.
Ou seja, nessa disciplina você vai aprender sobre como fazer a diagramação adequada para criação de sistemas de dados. Atenção, pois muitos trabalhos interessantes podem surgir a partir da especialização nessa área.
5. Fundamentos da Inteligência Artificial
Hoje a Inteligência Artificial está ganhando maior força na área de tecnologia e é uma das disciplinas mais importantes da Engenharia da Computação atualmente. Nela, você aprenderá os primeiros passos que fundamentam a Inteligência Artificial.
Você aprenderá sobre as principais características da área, os princípios da Inteligência Artificial, quais são as principais técnicas adotadas e como elas podem ser desenvolvidas. Com isso, você poderá ter as bases necessárias para participar de projetos de desenvolvimento de soluções de IA.
6. Segurança da Informação e de Redes
Outra matéria importante que você encontra no curso de Engenharia da Computação é a de Segurança da Informação e de Redes. Afinal, durante a execução das suas atividades como engenheiro, independentemente do campo escolhido, precisará ser realizado de forma a minimizar as chances de problemas com ciberataques e outros problemas desta natureza.
Por exemplo, ao conceber um planejamento de redes em uma empresa, é preciso criar essa estrutura estabelecendo níveis de acesso, para que apenas os profissionais que realmente tenham necessidade de contar com determinados dados sejam mais sensíveis. Isso é uma estratégia importante de segurança de redes.
Com essa disciplina, você aprenderá a fazer diagnósticos de segurança, planejar e adotar estratégias de segurança e será possível, até mesmo, especializar-se e se tornar um profissional responsável pela cibersegurança das empresas.
7. Engenharia de Software
Outra disciplina muito importante para a formação de um Engenheiro da Computação é saber mais sobre a Engenharia de Software. Por mais que possam parecer, elas não são a mesma coisa.
Nela, você aprende a planejar, identificar os recursos necessários, pontos de atenção e de vulnerabilidade, entre outros pontos, ao pensar no desenvolvimento de softwares. Ou seja, você aprenderá mais sobre como pensar em estratégias importantes para este momento.
Veja também: Se você se interessa pelo curso de Engenharia da Computação, assista também ao vídeo que preparamos sobre as áreas da Engenharia da Computação. Não deixe de conferir!
Comece sua jornada na Engenharia da Computação: conte com a Anhanguera!
Gostou de saber mais sobre as matérias da Faculdade de Engenharia de Computação e quer começar o seu curso na área? Então vem com a gente da Academia Tech para mergulhar ainda mais nessa área.
Para além de conhecer mais sobre as principais disciplinas, conheça também tendências, salários, possibilidades de atuação e tudo que é necessário para poder proporcionar uma decisão realmente acertada na hora de começar a sua carreira. Ou seja, domine tudo sobre a área com a gente!
Não deixe sua carreira como Engenheiro da Computação esperando! Inscreva-se hoje mesmo no vestibular online Anhanguera!
Perguntas Frequentes
O Engenheiro da Computação pode trabalhar em diversas áreas dentro da Tecnologia, como desenvolvimento de softwares, criação de jogos, desenvolvimento de app mobile, entre outros tipos de produtos.
Além disso, pode atuar, também, com arquitetura e organização de dispositivos, criação de hardware, robótica, criação de redes de computadores, entre outros pontos que estão mais alinhados com a área de hardware.
Na faculdade de Engenharia da Computação você aprenderá técnicas, métodos e conhecerá mais ferramentas relacionadas com a área de computação, seja no planejamento e desenvolvimento de hardware, seja no desenvolvimento de software.
Aprenderá sobre lógica de programação e algoritmos, sobre competências da área de eletroeletrônica para criação de dispositivos, criação de redes, fundamentos de Inteligência Artificial, entre outros pontos.
O Engenheiro da Computação deve ser um profissional analítico e detalhista, pois caso seu projeto tenha uma falha, a execução poderá ser desastrosa. Deve ter uma boa capacidade de trabalhar em equipe, já que ele atuará em conjunto com outros profissionais (como desenvolvedores, arquitetos de software, testers, entre outros).
Além disso, deve ser uma pessoa curiosa, para buscar as grandes novidades do mercado. Precisa, também, ter uma boa escuta, para compreender as demandas do projeto e saber como adotá-las nos projetos.
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.