Conheça tudo sobre o Curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados

O mundo está cada vez mais sendo organizado por dados e informações. A área de Inteligência de Mercado e Análise de Dados está cada vez mais em evidência, principalmente, por desempenhar um papel fundamental na tomada de decisões estratégicas para empresas e organizações.

Está em busca de encontrar o melhor curso para sua formação superior? Conheça tudo sobre o Curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados a seguir e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que é a área de Inteligência de Mercado e Análise de Dados

A área de Inteligência de Mercado e Análise de Dados contempla as atividades relacionadas com coleta, análise e interpretação de dados para auxiliar em tomadas de decisões com maior embasamento.

Apesar de ter uma maior visibilidade na área de negócios, ela também possui atuação em outros setores, como entidades governamentais, ONGs, órgãos de pesquisa, entre outras possibilidades.

A área de Inteligência de Mercado e Análise de Dados trata da obtenção e interpretação de informações estratégicas para impulsionar decisões empresariais fundamentadas. Fonte: Shutterstock.

Os profissionais trabalham com o uso de ferramentas de software com base em Machine Learning e outros serviços voltados para extração de padrões de alto volume de dados, uso de técnicas estatísticas avançadas e, também, atuam com uma compreensão aprofundada de setores e mercados específicos em que exercem suas atividades.

Ao concluir seu curso, você terá domínio de:

  • Técnicas de mineração de dados;
  • Análise de dashboards, permitindo um monitoramento constante e eficaz de métricas essenciais para promover inteligência de mercado;
  • Produzir relatórios mostrando padrões e insights importantes para inteligência de mercado;
  • Adotar as melhores práticas de Business Intelligence em diferentes contextos;
  • Identificar e filtrar quais são os dados que são, de fato, mais relevantes.

Duração do curso

A realização do curso é feita em 5 semestres, ou seja, 2 anos e meio. Com isso, você consegue entrar mais rapidamente em atuação profissional.

O curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é feito na modalidade tecnólogo, ou seja, possui uma duração menor, mais direcionada para a área prática e voltada para o mercado de trabalho.

Grade curricular

Outro ponto importante para você decidir se essa é uma área na qual deseja investir para sua formação é a grade curricular. Esse é um curso com uma abordagem abrangente e equilibrada e suas disciplinas são voltadas para as práticas profissionais.

Você encontra disciplinas tanto introdutórias sobre a área de tecnologia quanto, também, mais direcionadas para a área de Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

Veja a seguir algumas das principais disciplinas que farão parte da sua jornada.

Conhecimentos básicos

Nesse primeiro momento, você terá contato com as disciplinas que ajudarão a compreender melhor sobre a área de tecnologia e poder especializar-se nesse campo de atuação em um segundo momento.

Além disso, acompanhará matérias voltadas para sua formação profissional para além da tecnologia. Estão entre as principais:

Conhecimentos básicos: entendimento de estatísticas, ferramentas de dados como Excel, SQL, modelagem estatística e interpretação de insights. Fonte: Shutterstock.

Conhecimentos específicos

Com o conhecimento inicial da área de tecnologia, é o momento de dar um novo passo para tornar-se um especialista em Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Nessa fase, algumas disciplinas que fazem parte da sua formação são:

Estágio e TCC

Além das disciplinas básicas e conteúdos específicos, há também dois momentos essenciais para sua formação: a realização do estágio e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

O estágio é uma parte crucial do curso, de forma que você poderá aplicar os conhecimentos do curso em um ambiente profissional. Além do grande aprendizado na prática, é possível, também, criar um forte networking que poderá ajudar a conquistar sua primeira vaga no mercado de trabalho.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o momento no qual você mostra que realmente aprendeu o necessário para poder atuar na sua área. É possível realizar tanto uma pesquisa ou elaborar um projeto significativo na área de Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

Projetos

Outra etapa importante é a elaboração dos projetos, permitindo que os alunos possam, durante sua formação, trabalhar com desafios reais de análise de dados. Com isso, conseguem ganhar experiência prática, resolvendo problemas complexos e com o apoio dos professores para ajudá-lo nisso.

Presencial ou EaD?

O curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados pode ser feito por meio do Ensino à Distância (EaD), o que permite ajustar a realização da sua formação à sua rotina.

É uma ótima opção, principalmente, para quem deseja conciliar a sua formação com atividades de trabalho. Também é interessante para quem busca maior flexibilidade para sua rotina ou quer investir o tempo que poderia ser gasto para deslocamento em outras questões da sua vida.

Atuação profissional

Os profissionais de Inteligência de Mercado e Análise de Dados são, atualmente, muito procurados em diversas indústrias. Entre elas:

  • Marketing;
  • Finanças;
  • Saúde;
  • Educação;
  • Inovação;
  • Tecnologia.

Os profissionais podem desempenhar diferentes papeis, com funções que estão cada vez mais em alta no mercado, como você verá mais a frente. Estão entre elas:

É possível atuar em diferentes tipos de instituições, entre elas:

  • Startups;
  • Empresas de tecnologia;
  • Bancos e outros tipos de organizações financeiras;
  • Comércio;
  • E-commerce;
  • Consultoria especializada em inteligência de mercado;
  • Sites e provedores de conteúdos;
  • Área de entretenimento (por exemplo, criação de plataformas de streaming);
  • Instituições de ensino, entre outras possibilidades.

Conheça mais sobre as principais funções que você pode exercer ao formar-se no Curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados a seguir.

Analista de dados

É responsável por utilizar técnicas estatísticas e de inteligência artificial para analisar dados de fontes primárias, identificando quais delas devem ser mantidas, por serem realmente interessantes para as atividades. Também atua com monitoramento e gestão dos bancos de dados.

Cientista de dados

O cientista de dados é responsável por extrair informações essenciais de bancos de dados de uma empresa, organização ou instituição e gerar insights que sejam interessantes ou encontrar padrões importantes a partir de um grande volume de dados.

Como você pode perceber, a atuação entre analista de dados e cientista de dados está intimamente ligada e, por isso, são grandes parceiros no mercado de trabalho!

Especialista em Business Intelligence

O profissional especialista em Business Intelligence tem a responsabilidade de realizar o planejamento, organização, análise e monitoramento das estratégias de inteligência de mercado adotadas em uma empresa.

Para além das questões técnicas no uso de dados de forma inteligente, esse profissional é responsável pela adoção de mudanças processuais que ajudarão a tornar as empresas mais inteligentes. Isso ajuda a trazer o foco no uso de informações para tomadas de decisões e condutas nas empresas.

Pesquisa

Outra possibilidade de atuação do profissional formado em Inteligência de Mercado e Análise de Dados é oferecer suporte para a área de pesquisa, seja ela voltada para o mercado, seja a voltada para o campo científico.

Muitos gestores, pensando em como tornar seus negócios mais eficientes, estão investindo cada vez mais em profissionais capazes de fazer processos investigativos, que possam apontar tendências para o futuro, inovações que possam ser implementadas, comportamentos do consumidor, entre outros pontos.

Além disso, muitas organizações de pesquisa científica e universidades buscam profissionais capazes de lidar com análise de dados para oferecer o suporte necessário neste quesito para elaboração de determinadas pesquisas quantitativas. Esse é, inclusive, um mercado em forte expansão no momento.

Salário médio do profissional

Outro ponto que é muito atrativo para a decisão se vale a pena fazer o Curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é saber se, de fato, a remuneração será atrativa. Afinal, você quer poder conciliar uma área com a qual você tenha afinidade e poder melhorar sua qualidade de vida com um bom salário.

Como há diversas possibilidades de atuação, é importante observar as faixas médias segundo as funções exercidas:

  • Analista de Inteligência de Mercado: R$ 7.536*;
  • Ciência de Dados: R$ 29.133*;
  • Especialista em Business Intelligence: R$ 16.080*.
O salário médio varia conforme a localização e a experiência, mas profissionais em Inteligência de Mercado e Análise de Dados podem ter remuneração competitiva. Fonte: Shutterstock.

Escolhendo um Curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados

Com todos os pontos que listamos, você deve estar mais seguro no momento de que deseja realizar um Curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados, não é mesmo? Mas para ter uma experiência incrível, invista na melhor formação possível.

Separamos a seguir alguns pontos que ajudarão nessa escolha a seguir.

Corpo docente experiente

Contar com professores que tenham uma forte experiência nessa área fará com que saia com todo o conhecimento técnico necessário para dominar o mercado, além de aprender questões que fazem parte das dinâmicas da área e que vão além das questões técnicas.

Isso ajuda, também, a trazer um conhecimento atualizado, já que eles abordam questões em alta no momento, de acordo com sua experiência. Então veja se a instituição de ensino prioriza profissionais que tenham atuado na área.

Grade curricular atualizada

Se o mercado de tecnologia de modo geral tende a mudar com alta velocidade, isso ganha ainda maior intensidade quando falamos sobre Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Por ser uma das áreas mais em alta no momento, muitas questões podem mudar de um ano para o outro.

Por isso, conte com instituições que trabalham para trazer conteúdo atualizado, com disciplinas que ajudem a torná-lo mais preparado para os desafios do mercado. Assim, você pode sair diretamente para sua primeira oportunidade de trabalho, sem precisar de passar por cursos extras para isso.

É claro que cursos complementares e de extensão auxiliarão a prepará-lo para especializar-se em um campo específico e destacá-lo no mercado. Mas você não dependerá disso para dar o primeiro passo na sua carreira profissional.

Programas para estágio e trabalho

Ter o apoio da instituição para conseguir sua entrada no mercado de trabalho ajuda a encurtar bastante o caminho rumo ao sucesso. E se ela puder contribuir para oportunidades nas melhores empresas da área, melhor ainda!

Por isso, conte com as que tenham programas específicos para ajudá-lo nesse momento, seja com as melhores oportunidades de estágio (no qual poderá aprender com os melhores e, até mesmo, aproveitar a oportunidade para fazer um bom networking e, até mesmo, ser efetivado posteriormente), seja com o primeiro emprego após sua formação.

Infraestrutura

Faça seu curso em instituições de ensino que ajudem a promover uma formação excelente com uma infraestrutura de ponta. As melhores acompanham o processo todo pedagógico do começo ao fim, garantindo que você realmente está dominando o assunto.

Por exemplo, contar com apoio personalizado, acompanhado de perto pelos profissionais de ensino, ajuda para que você tenha uma maior segurança em todo o processo e possa tirar dúvidas a qualquer momento.

Além disso, as instituições que promovem avaliação continuada permitem a você colocar seu processo de aprendizagem em teste em pontos-chave, sem deixar que tudo fique apenas para o último momento.

Experiência na formação de profissionais

E, também, conte com quem possui uma forte experiência na formação de profissionais. Essas instituições estão sempre atentas para o que há de mais moderno na área de educação e incorporando as melhores metodologias de ensino.

Além disso, ter um nome forte no seu currículo pode abrir muitas portas para você no futuro! Não deixe de aproveitar essa oportunidade para começar sua carreira profissional com o pé direito!

Entre na área de Inteligência de Mercado e Análise de Dados com a Anhanguera!

Agora que você sabe tudo sobre o Curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados, é o momento de fazer sua inscrição na melhor instituição de ensino: a Anhanguera!

Domine o mercado aprendendo com quem sabe tudo sobre o tema, conte com o apoio dos nossos profissionais! Eles ajudaram a tirar todas as suas dúvidas.

Além disso, conte com a avaliação continuada e a realização de projetos ao final de cada etapa para acompanhar seu processo de aprendizado e chegue preparado para ser o melhor especialista em uma das áreas

Faça sua inscrição no curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados!* Fonte: Glassdoor. Os valores podem mudar ao longo do tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima